ASN GO
Compartilhe

Encerramento do ALI em Bonfinópolis mostra crescimento e inovação nos pequenos negócios

Programa Agente Local de Inovação contribuiu para que 10 empresas do município tivessem acesso a consultorias para melhorar práticas do dia a dia
Por Marcos Vieira, de Bonfinópolis
ASN GO
Compartilhe

Um encontro realizado na Estação Ferroviária de Bonfinópolis, um prédio histórico do município que integra a Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, na noite de terça-feira, 9, marcou o encerramento das atividades do ALI (Agente Local de Inovação) para 10 empresas que, ao longo do ano, participaram de uma jornada de desenvolvimento de suas potencialidades. Empreendedores dos setores fitness, educacional, calçadista, de vestuário, varejista, alimentício e da construção receberam consultorias de um agente local de inovação, que indicou soluções do Sebrae para melhorar seus negócios.

Foram dois meses de acompanhamento visando o aumento do faturamento e redução das despesas, com soluções gratuitas ou subsidiadas pelo Sebrae em áreas como marketing digital, relacionamento com o cliente e qualificação de mão de obra, entre outras. Uma campanha realizada em conjunto por duas empresas, e orientada pelo ALI, acabou virando um case para Goiás.

Empreendedores dos setores fitness, educacional, calçadista, de vestuário, varejista, alimentício e da construção receberam consultorias de um agente local de inovação, que indicou soluções do Sebrae para melhorar seus negócios (Fotos: Álvaro Paulo)

A Escola Infantil Caminho do Saber e a loja de roupas Mundo Kids realizaram uma competição de pintura e desenho que mobilizou crianças de Bonfinópolis e despertou a atenção para os dois empreendimentos. Com o mesmo público-alvo e o fato de não serem concorrentes entre si, ambas encontram na ação conjunta a possibilidade de atrair matrículas e vendas, respectivamente.

Segundo Luiz Fábio da Costa, agente local de inovação (ALI) que atua em Bonfinópolis, a competição estimulou crianças e mobilizou pais, resultando em crescimento dos negócios e ganho de imagem positiva também. A festa de encerramento, com a distribuição de prêmios, foi um dos pontos altos da ação.

O agente local de inovação (ALI), Luiz Fábio da Costa, disse que a competição entre as empresas estimulou o crescimento e fortalecimento dos negócios

A consultora do Sebrae Railene Rodrigues Guimarães lembrou que a união dos empresários fortalece os negócios. Ela defendeu o associativismo, mas também ressaltou que a inovação proposta pelo ALI consiste na mudança de práticas no cotidiano da empresa, o que pode resultar em economia e aumento de faturamento. “Viemos aqui para reconhecer o trabalho que vocês fizeram de inovação nas suas empresas. O ALI é de mão dupla e tem resultados comprovados, já que é um programa do Sebrae que roda há mais de dez anos nos municípios. Ele representa aumento de produtividade quando os empresários fazem o que vocês fizeram, se disponibilizam a inovar”, disse Railene.

Railene Rodrigues Guimarães, consultora da Regional Sebrae Centro-Leste ressaltou que a inovação proposta pelo ALI consiste na mudança de práticas no cotidiano da empresa, o que pode resultar em economia e aumento de faturamento

O analista Fausto Valentino ressaltou que o ALI foi uma das ações do Sebrae em Bonfinópolis ao longo de 2025. O município teve pelo menos seis capacitações em diferentes áreas e a renovação do programa Cidade Empreendedora. “A cidade tem a Sala do Empreendedor e também um comitê gestor do projeto SIM, que é o Sistema de Inspeção Municipal, importantes para a economia local”, disse Fausto.

Segundo o analista, as consultorias gratuitas oferecidas por meio do ALI estimularam a inovação dentro das empresas que fizeram parte da jornada e culminaram em resultados positivos também para o município. “Pois tudo isso gera mais renda e emprego e esse é o foco do Sebrae: fazer com que o desenvolvimento ocorra de fato nos municípios”, completou.

Fausto Valentino enfatizou que o ALI foi uma das ações do Sebrae em Bonfinópolis ao longo de 2025 e que o município teve pelo menos seis capacitações em diferentes áreas e a renovação do programa Cidade Empreendedora

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Cultura e Turismo, Welksson Jesus Moura, confirmou a importância do Sebrae ao longo de 2025 para Bonfinópolis, renovou a parceria para o próximo ano e comentou que o ALI encerra-se com “chave de ouro” e premia os empreendedores que apostaram no conhecimento para impulsionar seus negócios. Ao lado de João Paulo Lobo, presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Bonfinópolis (Acieb), o secretário Welksson destacou a disposição do poder público e da entidade classista em convencer o setor produtivo da importância de inovar para se consolidar no mercado e buscar o crescimento.

O encerramento do ALI em Bonfinópolis também teve uma palestra sobre Técnicas de Venda com o consultor do Sebrae, Júlio César de Deus Maciel. Ele orientou os empresários sobre a importância de se criar campanhas, estabelecer metas e manter a equipe mobilizada para receber novos conhecimentos. O palestrante também falou sobre o perfil do profissional de vendas e convidou a todos a acessar a biblioteca de cursos do Sebrae, que oferece técnicas que são fundamentais para o profissional.

A palestra de encerramento foi sobre Técnicas de Venda, com o consultor do Sebrae, Júlio César de Deus Maciel

Júlio César também falou sobre a importância de se manter o foco e de mostrar o senso de urgência durante a jornada de trabalho.“O empresário tem que ter a linguagem dirigida e deixar as pessoas em estado de alerta, com metas definidas. É preciso investir no endomarketing e também permitir que as pessoas cresçam dentro da empresa e ganhem dinheiro, pois esses são os motivadores”, orientou o palestrante.

A palestra apresentou técnicas de vendas, destacou a importância do atendimento pós-negociação e lembrou que uma empresa pode perder faturamento por diversos motivos, como a falta de engajamento de um funcionário. Por isso, o empresário precisa saber construir uma equipe, atento à formação, competências e habilidades. “Para fidelizar o cliente não basta oferecer um estacionamento bom ou mesmo falar em amizade. Ter uma visão ampliada e um diferencial, que é minha identidade, torna o negócio competitivo. Atenda o cliente como você gostaria de ser atendido”, afirmou Júlio César.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • ALI
  • Sebrae Goiás