ASN GO Atualização
Compartilhe

Cidade de Goiás encerra projeto de Turismo para qualificar e ampliar empreendedorismo

Iniciativa do Sebrae com a prefeitura do município atendeu 21 empresas e registrou 18% de aumento de faturamento do grupo
Por Carla Gomes, Cidade de Goiás
ASN GO Atualização
Compartilhe

Mais de 20 empresas da Cidade de Goiás participaram, ao longo de seis meses, do Projeto de Turismo de Goiás, no qual tiveram um acompanhamento estratégico por meio de consultorias do Sebrae Goiás. O trabalho foi concluído na noite do dia 15 de dezembro, durante a solenidade de encerramento do Projeto, realizada no espaço Casa Goyazes. O evento foi um momento de troca de conhecimento, harmonizado com sabores típicos da região. Entre sucos elaborados com frutas locais, entrada e jantar, ficou evidente que a busca por inovação, aliada à capacitação profissional, gera resultados sólidos e duradouros para os empreendedores.

Durante o período de consultorias, os empresários locais tiveram a oportunidade de identificar seus pontos fortes e fragilidades, além de implementar melhorias estratégicas que refletiram diretamente no aumento do faturamento e na profissionalização da gestão.

Flávio Vilhalba, gerente da Regional Oeste do Sebrae disse que o trabalho teve como foco ajudar o pequeno negócio a faturar mais, ampliar sua lucratividade, compreender melhor os números e, consequentemente, elevar a qualidade dos empreendimentos (Fotos: Carla Gomes)

O gerente do Sebrae, Flávio Vilhalba, destacou os resultados positivos da parceria entre a instituição e a Prefeitura de Goiás. “Essa união do Sebrae com a prefeitura, especialmente com as secretarias de Turismo e Cultura, foi extremamente produtiva. Alcançamos um aumento médio de 18% no faturamento do grupo. Trata-se de um projeto robusto, porém simples em sua essência, com foco em ajudar o pequeno negócio a faturar mais, ampliar sua lucratividade, compreender melhor seus números e, consequentemente, elevar a qualidade dos empreendimentos da cidade de Goiás”, explicou.

Gumercino Barbosa da Silva da Sorveteria Coreto (ao lado da esposa) disse que o Sebrae veio para provocar essa mudança de mentalidade, e as consultorias foram excelentes

Essa evolução é confirmada pelo empresário Gumercino Barbosa da Silva, da Sorveteria do Coreto. “Esse trabalho abriu muito a nossa mente como empresários. Precisávamos dessa parceria para aprender a lidar melhor com o turismo, oferecer algo a mais ao visitante e tornar a cidade ainda mais atrativa. O Sebrae veio justamente para provocar essa mudança de mentalidade, e as consultorias foram excelentes para nós”, celebrou.

Victor do Carmo Destefano, dono da Sorveteria Cristal ressalta que conseguiu identificar falhas e pontos de melhoria e registrou um aumento de 10% no faturamento mesmo no período frio

Outro empresário que colhe bons resultados é Victor do Carmo Destefano, da Sorveteria Cristal. “Após as consultorias, implementei uma série de mudanças para otimizar os processos do meu negócio. Consegui identificar falhas e pontos de melhoria e, mesmo em um período de baixa no meu segmento devido ao frio, registrei um aumento de mais de 10% no faturamento”, afirmou.

Aderson Liberato Gouvêa, prefeito da Cidade de Goiás, disse que o município possui riquezas extraordinárias e que o plano vai ajudar os empreendedores a receber e atender os turistas com mais qualidade

Para o prefeito de Goiás, Aderson Liberato Gouvêa, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento do município. “A Cidade de Goiás possui uma tradição turística consolidada. Somos Patrimônio Mundial e estamos nos aproximando dos 300 anos de história. Temos um enorme potencial histórico e cultural, mas precisamos de planejamento, metas e orientação. É exatamente isso que o Sebrae está proporcionando ao nosso município. O plano já está pronto e contamos com o Sebrae tanto no planejamento quanto na execução. Temos riquezas extraordinárias, mas precisamos estar preparados para receber bem e mostrar tudo o que temos”, destacou.

A secretaria de Cultura, Goiandira Ortiz de Camargo, antecipou o lançamento de uma nova rota turística, em parceria com o Sebrae: a Rota Turística Literária que vai contemplar inicialmente duas grandes escritoras, Cora Coralina e Leodegária de Jesus

A secretária municipal de Cultura, Goiandira Ortiz de Camargo, ressaltou a singularidade cultural da cidade e antecipou o lançamento de uma nova rota turística. “Em parceria com o Sebrae, com o gerente Flávio, a analista Marcicleia e as consultoras Cybelle e Cintia, criamos a Rota Turística Literária. Inicialmente, o projeto contempla duas grandes escritoras: Cora Coralina e Leodegária de Jesus. São duas rotas pensadas para proporcionar vivências únicas aos turistas, com percursos por locais marcantes e experiências gastronômicas inspiradas nas obras dessas autoras. Sebrae e secretarias de Cultura e Turismo estão, juntos, concretizando um produto cultural capaz de atrair mais visitantes e promover um turismo qualificado em nossa cidade”, explicou.

Rosimeire Barroso, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, disse que projetos como este iluminam o caminho dos empreendedores com ideias inovadoras

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosimeire Barroso, conhecida como Rose, reforçou a importância da iniciativa. “A parceria entre o Sebrae e a prefeitura é extremamente positiva e fortalece ainda mais o turismo local. A cidade de Goiás vive um momento de amadurecimento e reconhecimento da própria população em relação à sua economia. Projetos como este iluminam o caminho dos empreendedores com ideias inovadoras. Nossa população está ávida por crescimento, e ações como essa impulsionam esse movimento”, concluiu.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cidade de Goiás
  • Projeto de Turismo de Goiás