ASN GO
Compartilhe

Comex Day celebra o Dia do Comércio Exterior com foco em internacionalização e inovação

O Sebrae Goiás foi um dos parceiros do evento que contou com a participação de micro e pequenos empreendedores que fazem parte do Programa MOVE +, que capacita para internacionalização
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O Comex Day foi realizado no Auditório da Acieg e reuniu autoridades, instituições e empreendedores interessados em comércio exterior (Fotos: Edmar Wellington)

Para marcar o Dia do Comércio Exterior, celebrado em 28 de janeiro, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) realizou na tarde desta quarta-feira, o “Comex Day”. O evento promovido pela Câmara Setorial de Comércio Exterior da entidade, em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da ApexBrasil, coordenado em Goiás pela Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), teve apoio do Sebrae Goiás, da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-GO) e da Fecomércio-GO.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e representantes institucionais, cujas falas trouxeram perspectivas sobre o cenário atual e o papel das entidades no apoio à internacionalização das empresas. A programação reuniu também empresários e especialistas na sede da Acieg, em Goiânia, com o objetivo de mostrar como o comércio exterior pode ser uma alavanca estratégica para o crescimento das empresas goianas.

Thiago de Souza Peixoto Falbo, vice-presidente da Acieg e presidente interino, durante abertura oficial do Comex Day

Estavam presentes o vice-presidente e presidente em exercício da Acieg, Thiago Falvo, o coordenador operacional do PeiexGoiás, Aurélio Resende (SIC), a coordenadora-geral do Peiex, Florença Amorim, da representante regional da ApexBrasil, Cíntia Faleiro, do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, do vice-presidente da Fieg, Emilio Bittar.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto participou da solenidade e reforçou que a instituição possui um direcionamento estratégico para 2026, com três vertentes importantes que são a Educação Empreendedora, a Inteligência Artificial e a Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas. “Estamos com o Programa MOVE + que possui ações de capacitação, qualificação, desenvolvimento empreendedor. O programa oferece diagnóstico e orientação prática, ajuda a empresa a conhecer normas e exigências, acessar conteúdo sobre mercados internacionais e se preparar para oportunidades como missões empresariais, rodadas de negócios e processos de prospecção”, explicou.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, superintendente do Sebrae Goiás reforçou que um dos pilares trabalhados fortemente este ano pela instituição será a internacionalização

Antônio Carlos citou que Goiás possui diversas possibilidades de segmentos para exportação com as MPE. Estamos trabalhando fortemente para que os pequenos tenham competitividade no mercado internacional. O diretor lembrou que o GP de Motovelocidade, que acontece no fim de março, na capital, poderá ser uma vitrine para tecnologias, bebidas, alimentos, doces artesanais, moda, vestuário, design, artesanato entre tantos outros produtos e serviços. “Com a união e parceria que temos com a Acieg, Apex Brasil, Peiex, governo do estado, por meio da SIC, Fieg, OCB-GO e muitas outras, temos a certeza de que Goiás ampliará as exportações. Contem com o Sebrae”, ressaltou.

O coordenador estadual de Internacionalização do Sebrae Goiás, Leonardo Araújo participou do Comex Day e, juntamente com ele, um grupo de empreendedores de pequenos negócios que fazem parte do MOVE +. “Além de discutir esse tema que é estratégico para o Sebrae esse ano, a internacionalização traz uma oportunidade muito valiosa para o pequeno, no sentido de ampliar o mercado, estender a capacidade de fluxo de caixa, a competitividade. E o Sebrae faz parte desse ecossistema que vai acompanhá-lo nessas oportunidades que estão vindo inclusive com a proposta do Acordo Mercosul/União Europeia”, avalia Leonardo.

O coordenador estadual de Internacionalização do Sebrae Goiás, Leonardo José Cicilio Araújo lembrou que o Sebrae possui o Programa MOVE + que acompanha e orienta os empresários de MPE desde o início para prepará-los para essa jornada de exportação

Para ele, quanto mais cedo o empresário se preparar, mais à frente esse empreendedor vai estar próximo desse acesso. “Outra questão importante é a visibilidade para os pequenos negócios, que para exportar terão que ter um produto de qualidade com valor agregado e irão comercializá-los com um público com poder aquisitivo maior. O MOVE + acompanha os empresários de MPE desde o início para prepará-los para essa jornada, desde o diagnóstico de maturidade, produto, capacidade de produção, para qual mercado vai ser propício exportar, enfim, todo passo a passo com nossa orientação”, explicou.

Outra forma de participar do comércio exterior, de acordo com o coordenador é fazendo parte da cadeia produtiva de exportação de forma indireta. “As médias e grandes empresas ganham em volume de exportação, mas os pequenos podem fazer parte, contribuindo com parte da produção, como por exemplo, uma cooperativa de bordadeiras, uma associação de artesãos, empresas que produzem parte de tecnologia de um produto ou serviço. São oportunidades que se bem aproveitadas, podem elevar o patamar das MPE de forma internacional e levar o nome de Goiás para o mundo em diversos segmentos”, analisa.

Cíntia Faleiro, representante da AexBrasil em Goiás destacou que graças aàs parcerias e ao trabalho conjunto com diferentes órgãos, o Brasil conseguiu abrir mais de 500 mercados recentemente, ampliando oportunidades para empresas de diversos portes

A representante da ApexBrasil, Cíntia Faleiro ressaltou que a instituição tem papel central na promoção das exportações brasileiras e na atração de investimentos estrangeiros. Ela destacou que, graças às parcerias e ao trabalho conjunto com diferentes órgãos, o Brasil conseguiu abrir mais de 500 mercados recentemente, ampliando oportunidades para empresas de diversos portes.

“A Apex atua para diversificar tanto os produtos oferecidos quanto os destinos das exportações, fortalecendo a presença do país no cenário global”, explicou. Nesse contexto, segundo ela, o Comex Day foi realizado com o objetivo de mostrar, de forma prática, como o comércio exterior pode impulsionar o crescimento das empresas goianas, oferecendo informações sobre estratégias, tendências e acordos internacionais que podem abrir novas frentes de negócios.

A coordenadora do PEIEX-GO, Florença Amorim disse que a internacionalização é um passo estratégico para empresas e que o evento buscou justamente orientar os participantes sobre como acessar esse cenário global com segurança e preparo

Florença Amorim reforçou que o Comex Day foi concebido para celebrar o Dia do Comércio Exterior e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdo prático para empresários goianos interessados em ingressar no mercado internacional. A coordenadora do PEIEX-GO destacou que a internacionalização é um passo estratégico para empresas que desejam crescer de forma sustentável, e que o evento buscou justamente orientar os participantes sobre como acessar esse cenário global com segurança e preparo.

Para Aurélio Resende, coordenador operacional do Peiex, pela SIC, disse que o Comex Day foi pensado para mostrar, na prática, os benefícios do comércio exterior para Goiás e para o Brasil. A internacionalização foi apresentada como um caminho para ampliar mercados, atrair investimentos e fortalecer a competitividade das empresas locais. “O comércio exterior permite quebrar fronteiras, diversificação de mercados e produtos, fortalecimento da balança comercial e é um estímulo à inovação e ao crescimento sustentável”, garantiu Aurélio.

O superintendente de Comércio exterior e vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar, destacou no Comex Day a relevância da internacionalização como fator decisivo para o fortalecimento das empresas goianas. Ele lembrou sua trajetória ligada ao comércio exterior e ressaltou que, hoje, o cenário é muito mais favorável graças ao apoio institucional de entidades como Acieg, Fieg, Sebrae e ApexBrasil.

De acordo com o vice-presidente da Fieg, Emílio Carlos Bittar, a internacionalização exige preparo estratégico e visão de longo prazo, mas traz benefícios como acesso a novos mercados, maior competitividade e oportunidades de crescimento sustentável

Emílio enfatizou que exportar não significa apenas adaptar o produto, mas sim adaptar toda a empresa, desde gestão, finanças, logística até capacitação de pessoas, incluindo o domínio de idiomas. Para ele, a internacionalização exige preparo estratégico e visão de longo prazo, mas traz benefícios como acesso a novos mercados, maior competitividade e oportunidades de crescimento sustentável.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fieg, Anna Bastos, destacou na abertura que compreender as possibilidades do mercado internacional, adaptar produtos e estruturar processos de exportação e importação são passos fundamentais para ampliar mercados, diversificar receitas e tornar os negócios mais competitivos.

Para Luís Alberto Pereira, da OCB-GO, as cooperativas conseguem agregar valor aos seus produtos, diversificar receitas e reduzir a dependência do mercado interno quando passam a atuar também com a exportação

A importância da internacionalização como caminho para ampliar horizontes e fortalecer o cooperativismo fez parte da fala do presidente do Sistema OCB/GO, Luiz Alberto Pereira. Ele destacou que, ao acessar mercados externos, as cooperativas conseguem agregar valor aos seus produtos, diversificar receitas e reduzir a dependência do mercado interno. “As experiências em missões internacionais e parcerias com instituições como Sebrae e ApexBrasil têm mostrado que a exportação abre portas para inovação, aprendizado e novas oportunidades de negócios, tornando as cooperativas mais competitivas e preparadas para o futuro”, enfatizou.

A programação técnica do evento trouxe palestras voltadas para temas estratégicos e atuais, como os primeiros passos no comércio exterior, a importância da participação em feiras e missões internacionais, o uso da inteligência artificial nos processos de internacionalização e os impactos do acordo Mercosul-União Europeia. O encerramento foi marcado pela apresentação da agenda internacional das instituições goianas para 2026.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Comex Day
  • internacionalização
  • move +