Cristalina é um município goiano localizado a cerca de 130 km de Brasília, com pouco mais de 6 mil km² e uma população estimada em 2022 de quase 60 mil habitantes, segundo o IBGE. Sua história tem origem na exploração do cristal de rocha, que muito tempo depois inspirou o nome da cidade. Além disso conta com belas paisagens naturais, como a Pedra do Chapéu, que apresenta diversas pinturas rupestres que, segundo estudos, indicam a presença do homem há 3 mil anos.
Para valorizar esse potencial do município, o Conselho Municipal de Turismo, a prefeitura e empresários locais se uniram ao Sebrae em busca de uma consultoria especializada em destinos turísticos, que envolve a formatação e o desenvolvimento de Cristalina como produto turístico único e completo: “O objetivo desse trabalho é transformar os potenciais naturais, culturais e tecnológicos em produto turístico e oferecer soluções em negócios, trazendo segurança, confiança e transparência na oferta dos serviços. Todo o processo de consultoria está alicerçado em produtos de alta qualidade, inovação e estratégias focadas na experiência do cliente”, explica o gerente da Regional Leste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas.
É importante ressaltar que a atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços. Isso pode ser explicado pelo fato dela trazer desenvolvimento às localidades e possíveis melhorias na infraestrutura, além de benefícios aos turistas e à comunidade local.
Para transformar o turismo em economia local, as atividades em áreas naturais estão em processo de ajustes quanto ao uso sustentável e segurança. O artesanato mineral está sendo reposicionado com o diferencial competitivo de peças a partir do cristal, a cultura e história recebem ênfase na tradição do garimpo, inclusive preparando pontos de extração artesanal do cristal, e elementos da produção passam por adequações para proporcionar experiências. Lojistas reformulam o comércio, e a cidade passa por treinamentos para melhorar o diálogo com o visitante.
Cristalina busca expressão nos mercados regional, nacional e internacional e ainda em 2023, se lançará no circuito das melhores operadoras do país. Além da Pedra do Chapéu, citada anteriormente, Cristalina conta ainda com belas cachoeiras, como a Cachoeira do Arrojado, a Praia das Lajes, a Igreja Matriz de São Sebastião, construída em 1948 e o Mercado dos Cristais, onde o turista conta com várias opções de presentes e lembranças do município.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn