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Cidade de Goiás apresenta Plano Municipal de Turismo para nortear políticas públicas no setor

Documento, feito de forma participativa, teve suporte técnico do Sebrae e definiu objetivos estratégicos e ações a serem realizadas
Por Renato Borges, de Goiás
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O prefeito com representantes da prefeitura, do Sebrae e do governo do estado com o plano

A cidade de Goiás, antiga capital do estado, esconde muitas histórias, lendas e mitos pelos seus becos estreitos e por toda a sua região como as ruínas de Ouro Fino, entre tantas, terra de talentos que, apesar de tanto tempo passado, estão presentes em todos os lugares, como é o caso de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, nascida em 20 de agosto de 1889, na antiga Vila Boa de Goyaz, hoje cidade de Goiás, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001. A importância da poetisa é tanta que seus poemas são citados por todos e em todos os lugares, e existe até um museu dedicado à escritora e doceira da casa velha da ponte, às margens do Rio Vermelho.

Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou.

Ensinou a amar a vida.

Não desistir da luta.

Recomeçar na derrota.

Renunciar a palavras e pensamentos negativos.

Acreditar nos valores humanos.

Ser otimista…

Cora Coralina – Trecho de ‘Ofertas de Aninha’

Para valorizar ainda mais toda essa riqueza material e imaterial, foi apresentado, no último dia 14, o Plano Municipal de Turismo da Cidade de Goiás, que levou cerca de sete meses para ser construído ao longo de várias reuniões, exposições de ideias e discussões, para chegar ao resultado de 131 propostas com 15 objetivos estratégicos. O processo longo, que teve participação ativa do Sebrae, tem um desafio principal, que é tirar do papel toda as estratégias pensadas para o turismo da cidade. Para isso se faz necessário transformar o plano em política pública, de forma que ele possa ser viabilizado e não se perca entre mandatos e gestões, para que o turismo realmente se efetive como um importante instrumento de desenvolvimento socioeconômico e ambiental de Goiás.

A consultora Rejane Pasquali destacou a necessidade de direcionamento das ações

Rejane Pasquali, consultora de Turismo do Sebrae, destaca que o direcionamento das ações é o diferencial do plano, devido à grande potencialidade turística que passa pelo patrimônio, história, natureza, comunidades tradicionais e gastronomia. E, apesar de todo esse potencial, havia ainda a necessidade de colocar tudo isso como produto turístico. ‘O turista vem à cidade, olha o patrimônio, mas não existe um produto diferenciado para que ele acesse todo esse potencial, quem está ligado ao turismo vai perceber essa diversificação da oferta turística’. Disse Rejane.

A organização e ordenamento farão com que a cidade se posicione no mercado como destino turístico, assunto também contemplado no plano, e com essas ações vai aumentar o fluxo turístico não só nos finais de semana ou nos eventos específicos, segundo Marcos Porto, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “O plano é de uma importância única, já que os planos existentes no interior nunca foram executados e, portanto, é imprescindível, porque vai dar uma direção para o turismo da cidade”, analisou.

O presidente da Goiás Turismo, Fabricio Amaral, que trabalha há cerca de 20 anos como consultor e advogado no setor, diz acreditar muito na estratégia, porque é através do plano que se ouve a sociedade e os empresários, o que traz mais garantia de sucesso. Para ele, o Sebrae é o principal parceiro para a realização desses objetivos. Ele destacou que o estado de Goiás, após a pandemia da Covid-19, cresceu três vezes acima da média nacional e quase 20% em relação ao ano anterior, o que mostra o grande potencial.

“A cidade de Goiás reuniu um grupo de parceiros para construir o seu plano municipal de turismo, para nós entendermos para onde nós vamos, para onde vamos caminhar, fortalecer aquilo que já temos e pensar os próximos passos”, disse o prefeito Aderson Liberato Gouvea, que estava bastante empolgado com esse passo importante para o município. Ele destacou também a importância da cultura que pulsa fortemente e que é aliada do turismo local, tudo isso porque a cidade é tomada por histórias que remontam desde os tempos dos bandeirantes ao ciclo do ouro, e por suas tradições e religiosidade, com forte presença até o presente momento.

O prefeito Aderson Liberato Gouvea ressaltou a parceria poder público, entidades e sociedade

O secretário de Desenvolvimento e Turismo da cidade de Goiás, Rodrigo Santana, ressaltou o trabalho de toda equipe do município, bem como de todos os envolvidos na construção do documento. “O processo de planejamento do turismo é algo primordial, e é impossível desenvolver turisticamente a cidade sem planejamento. O principal legado foi juntar conselho, plano e a secretaria, e para isso foi instituída a Política Municipal de Turismo”, disse.

A presidente da CDL Goiás, Marli Lúcia, que também é vereadora, vê com ânimo a criação e entrega do plano de turismo como uma possibilidade de fomentar ainda mais o setor e, consequentemente, a economia da cidade.

Também esteve presente presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás (ABIH-GO), Fernando Carlos Pereira, que destacou que todos os lugares são capazes de desenvolver o turismo, desde que tenham criatividade.

Atuação do Sebrae

O Plano Municipal de Turismo é um instrumento de planejamento que tem como objetivo nortear as ações dos municípios. É preciso ser atualizado, e o grande mote é que ele seja construído de forma participativa com vários entes e sociedade local, que, segundo Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, é o que faz toda a diferença. Sobre a cidade de Goiás, ela ressalta que foi uma das primeiras cidades do estado a buscar e demonstrar interesse em fazer esse planejamento. Foram construídos cinco eixos temáticos e 131 ações foram desenhadas com 15 objetivos estratégicos. “Os desafios são enormes, mas a vontade vencer também é grande”, disse.

A gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Prriscila Vilarinho, que destacou o interesse da cidade de Goiás

A principal atividade do município é o turismo, por isso se faz necessário todo um planejamento capaz de levar a resultados profissionais para não desperdiçar energia e nem dinheiro. No caso de Goiás, o interesse destacado por todos os participantes da construção do plano é ter um turismo sustentável com qualidade e com a cara da cidade, focado nas questões culturais, com ações que serão realizadas em médio e longo prazos. O objetivo nesse sentido é planejar para a visão do futuro e com determinação para um único conceito para a cidade. Também presente na entrega do plano, o gerente da Regional Oeste do Sebrae, Flávio Vilhalba, relembrou a luta de várias reuniões e discussões para chegar ao esperado dia de apresentar um documento construído a várias mãos e que contempla o anseio de toda a população local, e, nesse sentido, o Sebrae teve um papel primordial.

Informações para a imprensa:

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861

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