ASN GO Atualização
Compartilhe

Empresário conta sobre processo para o crescimento de floricultura que completa 38 anos de mercado em Goiânia

Entre os pontos para o sucesso do negócio, com mais de três décadas, está o apoio do Sebrae Goiás
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Floricultura Cantinho 2, localizada no Setor Universitário, em Goiânia (Foto Arquivo Pessoal / Divulgação)

Abrir o próprio negócio gera muitas dúvidas e medos. Um deles é em relação ao sucesso do negócio, já que muitos sem preparo fecham as portas em poucos anos. Um dos exemplos de quem soube administrar e expandir o negócio, mesmo após décadas é a Floricultura Cantinho 1 e 2.

O proprietário do negócio, Gilberto Borges, conta que o espaço foi montado e abriu as portas em agosto de 1985. “Este ano já vamos completar 38 anos de mercado”, comemora o empreendedor.

Para chegar até aqui, Gilberto precisou adaptar o negócio com o passar dos anos, de acordo com a necessidade do público. Também foi necessária: capacitação e networking. “Antigamente eu vendia mudas frutíferas. Depois disso, passei a comercializar flores devido a procura de muitas pessoas que chegavam querendo comprar alguma espécie”, relata.

Os pedidos não pararam por aí, e o empreendedor percebeu que poderia crescer mais ainda a empresa caso incluísse um novo serviço. Foi aí que chegou ao modelo que oferece atualmente, com decoração de eventos. “Para isso eu me profissionalizei na área e comecei a decorar, principalmente, casamentos e formaturas”, lembra.

Parte interna da floricultura, que atua também no ramo de decoração de eventos

Com o novo modelo foi necessário também repensar na quantidade de colaboradores. Atualmente o empresário conta com três funcionários fixos. Mas devido a maioria das festas nos fins de semana serem com um porte maior ele destaca que com frequência contrata profissionais freelances para atender a demanda. Hoje, a empresa possui duas unidades, na capital goiana. Além das flores para a decoração Gilberto também trabalha com mobiliários.

Apoio

Neste caminho com mais de três décadas o empresário precisou passar por diversas fases. Ele conta que um dos fatores imprescindíveis nesse processo foi o apoio oferecido pelo Sebrae Goiás. “Conheci o Sebrae há 25 anos, quando fui fazer parte de uma colmeia. Na época fazíamos feira na Rua 136 e era muito bom”, ressalta. “Vinham profissionais da área de buffet, de som, até das grinaldas e toda essa conexão ajudava muito”, acrescenta.

Segundo ele, desde a pandemia o número de eventos realizados pela empresa caiu, mas ele garante que está esperançoso que melhore os números em 2023, ano em que a empresa completa 38 anos. De acordo com o empreendedor um dos projetos para um futuro próximo é injetar mais dinheiro, investindo em sua empresa que já faz parte da história de sua família e também da cidade.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • empreendedor
  • Floricultura
  • Goiânia