ASN GO
Compartilhe

Goiás é o segundo estado a realizar a feira de negócios Expo Favela

Cufa e Sistema Sebrae firmaram parceria para realizar a edição dessa exposição em 21 estados
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

“Favela não é carência. Favela é potência!” Com esse slogan foi lançada nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções de Goiânia, a Expo Favela Innovation. O evento, que se estende até este sábado (20), tem como objetivo dar voz e visibilidade para os negócios e startups da favela. A feira possui mais de cem estandes, reúne negócios e startups criados nas favelas, e a expectativa da organização é que 10 mil pessoas visitem a Expo Favela nos dois dias.

Grande público foi atrás de informação e oportunidades para aprender e difundir seus empreendimentos

Goiás é o segundo estado a sediar a feira, que antes era realizada apenas em São Paulo. O evento conta com palestras, workshops, exposições, mentorias, rodadas de negócios, apresentação de startups, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e outras iniciativas criadas por moradores das favelas.

Participaram da abertura oficial Celso Ataíde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e CEO da Favela Holding; Aline Lima, presidente nacional da Cufa; Marcos Lima, vice-presidente nacional da Cufa; Roberta Martins, secretária Nacional dos Comitês de Cultura; Iara Nunes, secretária de Estado da Cultura, representando o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado.

As representantes do Sebrae Goiás foram Larissa Ribeiro, gerente da Regional Central, Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas, Camila Moreira, gerente de Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional, e Thaís Oliveira, gestora estadual de Moda.

As representantes do Sebrae Goiás Larissa Ribeiro, Camila Moreira, Elaine Moura e Thaís Oliveira.

O presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso, disse que é uma responsabilidade criar uma roupagem local para a Expo Favela, que a partir de agora será realizada em mais 20 estados, a partir do exemplo em Goiás. “Mas ao mesmo tempo feliz por saber que o resultado de iniciativas como essa são excelentes. Estamos fomentando o empreendedorismo da base da pirâmide social. São empreendedores de periferia que têm a oportunidade mostrar o seu negócio, comercializar seus produtos e terem contato com grandes empresários”, explica.

De acordo com Breno, essa conexão é quase improvável. Ter o pico da pirâmide que se encontra com a base dessa pirâmide, que é a periferia, é um sonho para as favelas. “Ninguém faz isso sozinho. É preciso de parcerias para isso acontecer. E a parceria do Sebrae Goiás tem sido fundamental para que a Expo Favela aconteça. Sabemos que podemos construir muita coisa juntos uma vez que o Sebrae é a casa do empreendedorismo”, afirma o presidente da Cufa Goiás.

“Nosso objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas e, assim, promover um palco para este encontro com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios. A partir das oportunidades podem nascer novos eventos e assim por diante. Nós estamos falando de diversidade e inclusão”, enfatiza Breno.

Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás: estimulando empreendedorismo da base social

Elaine Moura explica que Cufa e o Sistema Sebrae firmaram parceria em uma união de esforços para realizar a edição dessa exposição em 21 estados. São Paulo foi o estado que recebeu a primeira feira, e Goiás é o segundo. “O Sebrae traz conhecimento para esses empreendedores selecionados que estão na exposição e para aqueles que pretendem começar seu negócio”, frisa a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Goiás.

Informações e orientações sobre comportamento do empreendedor, finanças da empresa, presença digital, obtenção de crédito e inovação são alguns dos temas abordados por consultores especialistas, no estande institucional do Sebrae na Expo Favela.

Painéis e conferências

Mais do que uma feira, a Expo Favela Innovation possui uma extensa programação que discute cultura e a arte nas favelas. Entre os temas em pauta estão Crescimento das narrativas periféricas e influência da cultura desses territórios no mercado e na sociedade atual; Políticas públicas de fortalecimento das regiões periféricas; Ascenção social por meio do empreendedorismo; Papo de CEO; e Mundo dos influenciadores, um propósito além das redes sociais.

A gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira, participou de importantes painéis

A gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira, participou de dois painéis. No “Empreendedorismo afro e empoderamento feminino e seus desafios”, em que falou do Sebrae Delas (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso), um programa de aceleração dos negócios de mulheres, criado em Goiás e as pesquisas sobre o empreendedorismo feminino, em que Goiás já está na terceira edição, sobre a dor das mulheres empreendedoras. “Contei sobre nossas ações com o empreendedorismo afro, como por exemplo nossa ação com a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, com marcas Quilombola e Kalunga.”

No painel sobre “A importância da diversidade no meio acadêmico e corporativo nas mídias tradicionais”, Thaís contou como o Sebrae Goiás tem se adaptado ao longo dos anos para atender esse público, que na maioria das vezes, empreende por necessidade. “O Sebrae tem o cuidado com a acessibilidade de todos, com horários flexíveis e linguagem mais objetiva, entre outras ações”, explicou. “Nós estamos aqui para fomentar e alavancar o empreendedorismo nas comunidades, nas periferias, e orientar que para empreender a gente não precisa de muito, que é possível empreender com pouco, e o Sebrae está de mãos dadas com as comunidades.”

O Sebrae manteve um estande de atendimento no local

Expo Favela Nacional

A Escola de Negócios da Favela, uma parceria entre Cufa, Fundação Dom Cabral (FDC) e Favela Fundos, com realização da Favela Holding, reúne jornadas de desenvolvimento para empreendedores das favelas de todo o Brasil. Por meio de uma curadoria, serão selecionadas as melhores ideias e negócios de cada uma das 21 etapas, que participarão da Expo Favela Nacional, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, no segundo semestre de 2023.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Empreendedorismo
  • Expo Favela
  • feira
  • Goiânia