O Sebrae em Goiás, pela primeira vez em sua história de 50 anos no estado, abriu processo seletivo para o Programa de Trainee. A ação é prevista nos termos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e é destinada ao preenchimento de vagas por profissionais recém-formados em cursos de nível superior, que desejam aumentar a sua capacitação por meio do aprendizado e da vivência empresarial.
Participaram do processo seletivo 863 candidatos e, ao final da avaliação, seis foram selecionados. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. No Sebrae, os trainees atuarão sob orientação em projetos multifuncionais, em atividades de média complexidade. O contrato é de um ano, prorrogável por igual período. Ao final do ciclo, os trainees poderão ser incorporados ao quadro de funcionários do Sebrae.
Com expectativas positivas, a Diretoria Executiva do Sebrae espera que os selecionados possam adquirir conhecimento e experiências, contribuindo para a atuação da instituição e para a qualificação dos empreendedores goianos.
O diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto espera que os participantes aproveitem a oportunidade para obterem uma base de conhecimento e experiências e, acima de tudo, que consolidem seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A avaliação dos trainees será feita trimestralmente. E, ao final do programa, serão escolhidos de três a quatro temas que eles terão que desenvolver, conforme explica o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia. “Serão temas focados no melhor atendimento para o nosso cliente, os pequenos negócios. Então os trainees vão entregar modelos de gestão, tanto internos, para o Sebrae, quanto para os nossos clientes”, afirma.
O diretor técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, explica que a decisão de implantar o Programa de Trainee foi baseada na necessidade de formar profissionais capacitados e alinhados com as demandas atuais do mercado. “A expectativa é de que os trainees tragam novas ideias, conhecimentos atualizados e uma visão inovadora para contribuir com os projetos e ações do Sebrae em prol do desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Goiás”.
2 milhões de atendimentos
Com a meta de realizar 2 milhões de atendimentos nos próximos quatro anos, Antônio Carlos espera que o programa de trainee possa contribuir para o alcance desse desafio. “O Sebrae tem atuado fortemente para o alcance dos objetivos que foram traçados. A expectativa do atendimento culmina com a aproximação da estrutura do Sebrae com todos os empresários, com envolvimento e ampliação da nossa rede estendida de atendimento e, agora de forma muito especial, com a colaboração dos trainees”, afirma.
Entre os trainees selecionados está Taíssa Gracik Tomé, de 24 anos, graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com trajetória na liderança da área de comunicação da Vila São Cotolengo, em Trindade, ela compartilha suas expectativas com entusiasmo. “Esse programa será uma virada de chave na minha carreira e, com certeza, ampliará meus conhecimentos pessoais. Minha área de formação já combina muito bem com a proposta do programa. Eu tenho a somar e tenho muito a aprender também”, afirma.
Yasutoki Minomo Neto, de 23 anos, com formação em letras pela UFG, compartilha suas expectativas sobre sua experiência no Sebrae: “Espero encontrar muito aprendizado e conhecimento e fazer contatos com as pessoas”, diz.
Osvaldo Lino Alves Júnior, de 28 anos, tem formação em arquitetura e urbanismo, direito e experiência como professor universitário. Ao longo de sua carreira, ele desenvolveu habilidades de comunicação e atendimento ao público graças à sua atuação como advogado e arquiteto. “Minha maior expectativa é aprender fazendo e ver como é que funciona esse desenvolvimento do empreendedorismo. Ajudar as pessoas a avançarem e a construírem uma sociedade melhor por meio desse desenvolvimento pessoal e por meio das micro e pequenas empresas”, diz Osvaldo.
Lucas Lima e Silva, engenheiro químico de 25 anos formado pela Universidade de Brasília (UnB), traz consigo experiência na área de controle de qualidade de alimentos. Ele destaca o desenvolvimento de suas habilidades em lidar com pessoas, uma vez que os problemas encontrados estavam relacionados aos hábitos alimentares. Ele expressa seu desejo de adquirir uma visão sistêmica do Sebrae.
Ana Lívia Clementino Dantas, de 23 anos, é formada em administração de empresas pela PUC Goiás e possui experiência no varejo de moda e gerenciamento. “Tenho conhecimento em ajudar pessoas e desenvolvi a competência de saber qual a necessidade delas. E o Sebrae tem esse perfil. Daqui para a frente o céu é o limite e vamos ser pioneiros no Programa de Trainee no Sebrae Goiás”, diz.
Taynara Campos Alves, de 23 anos, é formada em medicina veterinária pela UFG. Ela compartilha suas experiências anteriores, todas voltadas para a área comercial. Destaca seu envolvimento como presidente de empresa júnior durante a graduação e suas experiências profissionais após a formatura. “Estou com sorriso nos olhos aqui no Sebrae. Com expectativa de ampliar meu conhecimento profissional e, também, pessoal. O Sebrae pode me proporcionar experiências que eu não teria em outro lugar”, diz.
*Com Larissa Feitosa e Wilson Lopes
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn