A chamada Região das Águas Quentes, formada pelos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, situada no sul do estado, abriga uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo. O Censo Hoteleiro 2022/23, produzido pelo Observatório do Turismo do Estado de Goiás, vinculado à Goiás Turismo, registra a atuação de 128 meios de hospedagem na região, entre flat, apart-hotel, hotel, pousada e condomínio residencial. Destes, 30,4% são empresas de pequeno porte e, do total, 35,1% contam com administração familiar. A duas cidades ainda contam com 3.940 empresas formais (IBGE/2020), em sua maioria de produtos e serviços vinculados ao turismo.
Nesse ambiente aquecido pelos parques hidrotermais, ainda há um grande potencial a ser explorado. E é nesse sentido que os empresários locais, em parceria com o poder público e as entidades classistas estão integrados ao Programa Turismo 4.0, iniciativa do Sebrae para propor estratégias multissetoriais, envolvendo os segmentos da gastronomia, patrimônio histórico e cultural, promoção de shows e eventos, além do turismo de aventura no Parque Estadual da Serra de Caldas e no Lago Corumbá.
O projeto, batizado de Rota Além das Águas, tem a expectativa de alinhar as demandas do mercado e propor ações em conjunto entre os participantes, explica a analista do Sebrae Camila Elias. “Estamos aqui para somar e fazer acontecer”, ressalta. A gestora estadual de Turismo do Sebrae Priscila Vilarinho explicou que a ação faz parte de um projeto de governança turística. “Trabalhar isso nos permite ter facilidade, certeza, credibilidade e segurança para promover os produtos turísticos na região. Além disso, nossa intenção é fortalecer o associativismo e apoiar a Aqua na sua expansão”, garantiu.
Por sua vez, a presidente da Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua), Rosângela Marçal, disse que esse é um momento do empresariado e a iniciativa pública andarem de mãos dadas e buscar o melhor para a região. “Estamos em um processo em que todos devem estar inseridos para fazermos uma nova formatação da nossa região, irmos além das águas termais e transformar o nosso destino em um lugar de excelência”, afirmou.
Para a implementação da Rota Além das Águas, o Sebrae realizou um estudo de competitividade em que apontou fortes indicativos de que turistas também procuram na cidade experiências românticas e, principalmente, famílias que, além do entretenimento, buscam bons restaurantes e uma gastronomia de qualidade. Reuniões estão sendo realizadas para discutir ações e estratégias para fortalecer o município e toda a região.
De acordo com o Censo Hoteleiro, 86,72% dos turistas procuram a região por ‘lazer’, principalmente nos meses de janeiro e julho. A maioria é proveniente de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e Mato Grosso. Do exterior a região recebe turistas dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Japão.
Principais dificuldades dos meios de hospedagem
- 22,66% Concorrência de outras empresas
- 21,09% Falta de mão de obra qualificada
- 19,53% Falta de clientes
- 14,06% Falta de capital de giro
- 13,28% Excesso de carga tributária
- 11,72% Despesas com pessoal
- 11,72% Excesso de burocracia
- 10,94% Taxa de juros elevada
- 10,16% Falta de divulgação
Fonte: Observatório do Turismo do Estado de Goiás
SAIBA MAIS
Censo Hoteleiro Caldas Novas e Rio Quente: pesquisa completa aqui
*Com Tauana Schetini e Wilson Lopes
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn