Desde quando a internet foi criada em 1969 nos Estados Unidos, com a ‘audácia’ de interligar laboratórios de pesquisa das universidades, à imensurável usabilidade da inteligência artificial, o mundo respira inovação e tecnologia.
Considerada a terceira fase dessa revolução (Web 1.0: a rede mundial de computadores; Web 2.0: surgimento das redes sociais), a Web 3.0 mergulha na criação de uma realidade virtual que promete uma experiência digital imersiva.
É nesse contexto que emerge o Metaverso, um ambiente virtual, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver, usando avatares (personagens) customizados em 3D. Na prática é a convergência do mundo físico com o digital por meio de novos ambientes (mundos), com foco em entretenimento, relacionamento e, principalmente, negócios.
Em sintonia com essa tendência, o Sebrae acaba de lançar seu ambiente virtual, o METASEBRAE. “Nesse mundo, onde a tecnologia é capaz de influenciar a moda, induzir o consumo e criar formas de relacionamento, há um grande espaço para as micro e pequenas empresas”, ressalta a analista do Sebrae Ivana Xavier.
Ivana pontua que o METASEBRAE vai além de uma rede de interação. Por meio da plataforma, esclarece, os clientes podem agendar e receber atendimentos em tempo real, realizar cursos e até participar de reuniões, sem sair do seu ambiente físico. “O ambiente é semelhante à própria estrutura do Sebrae Goiás e conta com uma Biblioteca Virtual, a Escola de Negócios e espaços apropriados para reuniões em grupo, além de salas de consultoria individual”.
Os atendimentos no METASEBRAE são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mediante agendamento prévio. A ferramenta já recebeu cerca de 700 acessos em pouco mais de um mês de funcionamento. “Sem sair de casa ou do trabalho, o interessado pode sanar diversas dúvidas sobre o seu negócio de forma gratuita, inovadora e interativa”, conclui Ivana Xavier.
Acesse o METASEBRAE clicando aqui>
Visite a página de inovação do Sebrae Goiás clicando aqui>