A empresa goiana BioUs está entre as 24 startups finalistas do Desafio Sebrae Like a Boss 2023 na categoria “mercado doméstico”. Além destas, outras 12 startups foram selecionadas na categoria “mercado internacional” para a próxima fase do desafio, que tem como objetivo principal impulsionar o crescimento de empreendedores.
Com sede na cidade de Goiânia, a BioUs representa uma ‘biotech’ que desenvolveu uma plataforma tecnológica capaz de produzir um tipo de biopolímero 100% biodegradável. O produto é feito a partir de rejeitos da agricultura e da agroindústria e conta com a certificação ESG. Além disso, em parceria com a Georgia Southern University (GSU), a empresa já está validando um biopolímero que auxiliará no diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer. Para que a BioUs fosse selecionada como uma das finalistas, um júri especializado avaliou que a ação da startup apresenta ideias inovadoras e soluções promissoras.
“O Desafio Sebrae Like a Boss foi uma oportunidade ímpar de conhecer outras startups e de conseguir apresentar as dores que já atingem as nossas vidas devido a poluição pelo plástico e pelo microplástico”, afirmou o CEO e Founder da BioUs, Raimundo Lima. Vale ressaltar que a companhia também foi selecionada para a primeira etapa do Startup OutReach Brasil (missão Singapura), um programa gratuito de internacionalização de startups que levará os vencedores à ‘Singapore Week of Innovation and Technology’, maior feira de startups do sudeste asiático.
Agora, tanto a empresa goiana quanto as demais finalistas participarão de uma nova etapa do Desafio Sebrae Like a Boss no Startup Summit, que ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul). Na ocasião, as 36 organizações selecionadas apresentarão suas ideias para uma audiência ampla e influente e terão um stand próprio, o que representa mais uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
O Sebrae Goiás, por sua vez, apoiará a ida da empresa goiana ao evento através do fornecimento de passagem e hospedagem ao representante da companhia. “Com a participação no Startup Summit, em Florianópolis, objetivamos a conscientização sobre o uso do plástico e, principalmente, a criação de network com outros agentes do ecossistema de inovação. Além disso, queremos buscar a captação para o nosso negócio. O objetivo é fazer com que o nosso produto escale o cenário das biotech’s, já que acreditamos ser de grande importância tudo o que estamos desenvolvendo. A importância não é só para nosso estado e nosso país, mas para toda a humanidade”, ressaltou Raimundo.
O Desafio Sebrae Like a Boss
Ao todo, 118 startups participaram da primeira fase do Desafio Sebrae Like a Boss, sendo 80 empresas na categoria “mercado doméstico” e outras 38 na categoria “mercado internacional”. Para que as 36 finalistas fossem selecionadas, os representantes das startups fizeram uma apresentação curta e direta (pitches) sobre o negócio para uma banca de jurados.
Além de ampliar a visibilidade das empresas, o desafio (que é a maior competição de startups do Brasil) permite que as organizações que passam da primeira fase da competição tenham acesso a uma ampla gama de serviços de apoio, incluindo treinamento, mentoria e conexão com investidores. Aliado a isso, os representantes das companhias podem se conectar com outros líderes do setor e perceber as oportunidades em vigor em seus mercados-alvo, de modo a estimular a atuação das empresas em contextos nacionais e internacionais.
Há diversos entendimentos do que vem a ser ‘startup’. Desde “empresa emergente” a “uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza”. No site do Sebrae, “startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
O Conselheiro do Sebrae Goiás, Marco César Chaul, que é CEO da Neokoros Brasil e presidente do Sindicato das Empresas de Informática de Goiás, foi um dos avaliadores da etapa estadual do Like a Boss. Para ele, o nível de maturidade das startups goianas é surpreendente, graças às ações em favor da inovação que estão sendo desenvolvidas no Estado, como o Pacto Goiás Pela Inovação, uma iniciativa que congrega os esforços do governo estadual, empresariado, entidades da sociedade civil organizada e academia (universidades e instituições educacionais). “Estou vendo uma grande melhoria nos processos do Sebrae, principalmente no apoio ao público jovem e às startups. Estamos preparando estas empresas para o futuro”, conclui.
-
Acesse a página Sebrae Like a Boss clicando aqui>
Acesse a página Sebrae Startups clicando aqui>
Acesse a página Startup Summit clicando aqui>
Acesse a página BioUs clicando aqui>
-
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn