ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás conquista 3º lugar no Prêmio IEL de Talentos

O projeto premiado é o ”PODEcast Jurídico”, dentro da categoria “Estágio Inovador - melhor projeto do “Sistema S”
Por Kalyne Menezes, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Diretor de Educação e Tecnologia Sesi e Senai, Claudemir Bonatto, Arthur Rezende (analista/Sebrae Goiás), Bárbara Alencar (gerente Ass. Jurídica/Sebrae Goiás), Edilayne Rodrigues (estagiária premiada), Olga Izilda Ronchi (reitora PUC GO), Gilka de Freitas (gerente da Unidade de Gestão de Pessoas/Sebrae Goiás), Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa (diretora da Escola de Direito, Negócios e Comunicação/PUC GO), Profa. Cristina Bastos (PUC GO). ( Foto: Naira Batista)

O Sebrae Goiás conquistou o 3º lugar no Prêmio IEL de Talentos 2025, na categoria “Estágio Inovador”, como melhor projeto do “Sistema S”, da estagiária Edilayne Mendes Rodrigues, da Unidade de Assessoria Jurídica (Uasjur). A cerimônia de premiação ocorreu no dia 28 de setembro, na Casa da Indústria, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia. A premiação, consolidada como uma das mais tradicionais iniciativas de valorização da formação profissional no estado, tem o objetivo de reconhecer os melhores projetos feitos por estagiários, aprendizes e pós-graduados com bolsa de inovação.

Para Edilayne, ganhar o Prêmio IEL de Talentos foi uma experiência única e memorável. “Eu acredito que todo estagiário deveria ter a oportunidade de vivenciar algo assim, tanto pelo desenvolvimento do projeto quanto pelo momento especial da premiação. São muitos aprendizados acumulados ao longo dessa trajetória, muitas pessoas inspiradoras que conhecemos e que contribuem diretamente para a carreira que estamos construindo”, destaca. Para a premiada, “esse reconhecimento me mostrou que estou no caminho certo e me motivou ainda mais a seguir com dedicação, curiosidade e vontade de crescer. Foi, sem dúvida, um marco na minha jornada profissional”.

A gerente da Uasjur e supervisora da Edilayne, Bárbara Alencar, disse que a conquista do Prêmio IEL de Talentos “é uma alegria muito grande para o Sebrae Goiás e a Assessoria Jurídica impulsionar, incentivar e gerar essa estruturação na carreira de todos os estagiários desde tão cedo, contribuindo para que eles tenham uma visão diferente das possibilidades de carreira. Além disso, a premiação vem como fruto do trabalho desenvolvido que une aprofundamento técnico e conhecimento de gestão e de empreendedorismo, colaborando para uma carreira promissora e impactando num crescimento social”.

O Prêmio IEL de Talentos é promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e tem como objetivo reconhecer a importância do estágio na educação para o mercado de trabalho, além de estimular a qualificação de talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o país. Nesta fase final da etapa estadual, o Sebrae Goiás também participa do IEL Social, com arrecadação de alimentos para instituições que necessitam de apoio.

-

Podecast jurídico

O projeto inovador apresentado por Edilayne é o “PODECast – O nosso jurídico entende que PODE. Ou não…”, um podcast jurídico com informações, orientações e tira-dúvidas para colaboradores do Sebrae Goiás sobre questões jurídicas. Ela conta que a proposta surgiu a partir de observações do dia a dia do jurídico. “Fazer um podcast com tema jurídico é uma forma de esclarecer dúvidas dos colaboradores no dia a dia. Às vezes o colaborador não tem tempo de vir aqui, então pode enviar suas dúvidas, e a gente monta o conteúdo a partir delas”, explica.

Há mais de um ano no Sebrae Goiás, Edilayne conta que sua experiência tem sido muito positiva para sua formação e destaca o acolhimento que a instituição oferece, especialmente na unidade em que atua. Cursando o 8º período de Direito na PUC Goiás, ela agradece todo o apoio que recebeu no estágio e durante sua jornada na instituição. “É uma emoção muito grande. Tenho muita gratidão por todos que me apoiaram muito”, afirma.

A ideia do “PODECast” também nasceu de uma reflexão sobre a imagem tradicional do setor jurídico. Bárbara Alencar conta que o projeto surgiu a partir de um desafio enfrentado por muitas assessorias jurídicas: “É muito dito em várias organizações que o jurídico, muitas vezes, é burocrático. Nós vemos que existe uma grande possibilidade da assessoria jurídica interna de uma instituição ser mais acessível, estratégica e encontrar soluções viáveis para os problemas, sendo formadores de soluções”, ressalta.

O podcast, explica Bárbara, também busca aproximar o setor dos colaboradores. “A intenção é levar o conhecimento jurídico de forma acessível, sem juridiquês, sem grandes dificuldades. Queremos ter informações fáceis de serem compreendidas, trazer opiniões de outras áreas, casos concretos e convidados do meio jurídico”, detalha.

Confira o resultado completo da premiação.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

  • Estágio
  • prêmio