A 2ª jornada de Capacitação Municipal, da Associação Goiana dos Municípios (AGM), aconteceu nesta sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia. O evento, que possui a parceria do Sebrae Goiás, reúne cerca de 1.500 participantes, entre prefeitos e gestores de municípios goianos que vieram em busca de conhecimento de novas práticas e tendências na administração pública.
A jornada possui dez salas temáticas com palestras com temas como “Tendência da Administração Pública Brasileira”, com o ministro do Tribunal de Contas da União e ex-governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia. Também estão participando o advogado da União Ronny Charles; além de auditores do TCU, TCE/GO e TCM/GO; promotores de Justiça, procuradores do Estado e demais autoridades de referência nacional.
Pela manhã, na abertura da jornada, o presidente da AGM, Carlos Aberto Andrade de Oliveira (Carlão), prefeito de Goianira, disse que o encontro é uma oportunidade de muito conhecimento e networking. “Temos palestrantes renomados no país que vão tratar de temas relevantes para os municípios e espero que essa jornada fortaleça as ações e a união de todos em busca de melhorias e desenvolvimento para as administrações de todas as cidades goianas”, afirmou. Já o vice-governador, Daniel Vilela, ressaltou que a capacitação dos gestores é imprescindível para que os municípios possam trabalhar com ferramentas de gestão e tecnologia atualizadas, o que garante a busca de soluções que melhorem a qualidade de vida para todos os moradores do estado.
Também participaram da cerimônia de abertura José do Carmo, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, juntamente com o secretário executivo, o goiano Olavo Noleto; o vice-presidente da Associação Brasileira de Municípios, Gilmar Dominici; e o analista Allan Máximo de Holanda, gestor do Prêmio Prefeito Empreendedor, representando o Sebrae Goiás; entre outros.
Presença do Sebrae
Allan Máximo, inclusive, ministrou palestra abordando a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Ele explica a importância da participação dos gestores e os benefícios para o município. “Esse prêmio faz parte das políticas públicas da instituição e impacta diretamente na vida dos goianos, em vários eixos da administração municipal e, consequentemente, nos pequenos negócios”, explicou.
Allan também frisou que o Sebrae tem uma consultoria especializada para apoiar a escrita dos bons projetos, as boas práticas e as iniciativas dos municípios. Na última edição em que Goiás participou do Prêmio, 48 projetos foram inscritos, oriundos de 29 municípios. A expectativa, segundo o gestor, é que nesta edição tanto o número de projetos quanto de municípios ultrapasse os da edição anterior.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora também está sendo divulgada em um estande exclusivo do Sebrae. As inscrições para participar do prêmio vão até dia 30 de novembro, e prefeitos podem concorrer em até duas categorias entre as dez listadas nesta edição: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.
Também foram discutidos no evento temas como: “As obras públicas e seus grandes problemas para conclusão”; “TransfereGov: a ferramenta de transferência de recursos da União”; “Sesi Senai como diferencial na gestão pública”; “Transformação digital dos municípios goianos”; “Empregabilidade: um desafio para prefeituras e empresas”; “Encerramento de contas anuais”; “A nova lei de licitações e contratos”, entre outros.
Saiba mais e inscreva-se no Prêmio Prefeitura Empreendedora clicando aqui>
Saiba como o Sebrae pode dar suporte na melhoria dos municípios clicando aqui>
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn