Na quinta-feira (21) teve início o 3º Encontro da Rede de Empreendedorismo das Instituições de Ensino Superior de Goiás e Distrito Federal. O evento, que vai até o dia 23 de novembro, é realizado no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, que fica na Regional Norte. O principal objetivo do encontro é estimular iniciativas empreendedoras que impactem diretamente a formação acadêmica dos estudantes, para promover conexões com a comunidade externa e fortalecer as iniciativas das Instituições de Ensino Superior participantes.
O Sebrae Goiás é um dos parceiros do evento, que conta também com a colaboração do Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Federal Goiano Campus Ceres, Instituto Federal de Brasília (IFB), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, 25 empresas juniores, incubadoras e startups participam do encontro, que oferece palestras, oficinas sobre empreendedorismo agrícola e rodada de negócios, com a presença de mais de 200 alunos de diversas áreas e instituições.
José Soares Neto, analista do Sebrae Goiás, marcou presença no evento e enfatizou a importância do empreendedorismo nas universidades. “Apenas 5% dos alunos que se formam buscam empreender. Eventos como este reforçam a necessidade de ensinar empreendedorismo na prática, para que mais estudantes desenvolvam essa mentalidade e coloquem suas ideias em prática”, afirmou.
Gabriel Medina, docente da UnB nas áreas de Agronomia e Medicina Veterinária e um dos idealizadores do evento, contou como surgiu a iniciativa. “O evento nasceu quando um grupo de profissionais esteve no Campus do IFG em Ceres e percebeu a quantidade de inovações que estavam sendo colocadas no mercado pelos estudantes. O campus incentiva o empreendedorismo e, a partir disso, surgiu a ideia de criar uma rede de colaboração para promover essa temática”.
Marcela Dias França, gerente de extensão do Campus Ceres, ressaltou que ações como essa são essenciais para que os alunos aprendam sobre empreendedorismo e inovação. “Nosso objetivo é estimular os alunos e promover a integração com empresas consolidadas no mercado, startups e empresas incubadoras. Queremos incentivar as instituições de ensino a promover o empreendedorismo em seus ambientes”, explicou.
No segundo dia do evento, empresas júnior, incubadoras e startups expõem e apresentam seus serviços e produtos durante a programação. Luana Lopes da Silva, acadêmica de Agronomia do IFG – Campus Ceres e diretora-presidente da Agrepec, empresa júnior de consultoria e planejamento agropecuário, participou de todas as edições e destacou o impacto do evento. “Aqui, temos a possibilidade de fechar negócios, formar parcerias e alavancar nossa empresa. Além disso, aprendemos muito com os profissionais presentes”, afirmou Luana.
Eduardo Viana, diretor de extensão do IF Goiano, destacou o sucesso do encontro. “Uma grande estrutura foi montada para promover o evento, com palestras enriquecedoras, oficinas e troca de experiências entre alunos, empresários e professores. Profissionais de diferentes áreas, além do Sebrae, referência em empreendedorismo no Brasil, estão contribuindo para o desenvolvimento de produtos e processos”.
Adriano Honorato Braga, diretor-geral do Campus Ceres do IF Goiano, comentou sobre o Matchmaking, uma ação do evento que aproxima empresas locais de empresas júnior dos alunos. O intuito é estabelecer parcerias e colaborar com empresas consolidadas da região. “Esses eventos geralmente acontecem na capital, e trazê-los para Ceres e para a região do Vale do São Patrício agrega muito”, concluiu.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn