O mercado de luxo continua aquecido, principalmente quando o assunto é o consumo de arte. E para falar de novas tendências e conceitos sobre essa ligação “luxo X arte”, o Sebrae Goiás promoveu, na noite desta quinta-feira (18), um talk show com tema “A Arte e o Mercado de Luxo”, que aconteceu no Espaço Sebrae na CASACOR 2023, no Shopping Flamboyant, em Goiânia.
O painel reuniu pessoas influentes e com credibilidade no assunto, como o empresário, fotógrafo e artista Flávio Lima, com mais de 30 anos de experiência no mercado de luxo e Sandro Tôrres, multiartista, mestre em história da arte e curador independente. A mediação do painel foi feita pela curadora Wanessa Cruz, que é galerista, produtora executiva de grandes projetos, como a Feira de Artes em Goiás (Fargo).
O tema chamou atenção e teve a participação de profissionais da arte, empresários, professores, estudantes da área de artes, influencers, entre outros que visitavam a CASACOR, considerado o maior evento de arquitetura e design de interiores da América Latina. De acordo com a curadora, Wanessa Cruz, um público heterogêneo, mas que tem uma coisa em comum, que é o interesse em entender a arte.
“Arte e luxo sempre andam juntas. Um agrega valor ao outro. A arte perpassa pelo mercado de luxo, e muitas pessoas que são comerciantes e consumidores do mercado de luxo às vezes demoram para chegar ao mercado de artes visuais, até que entendam que a arte é também um investimento”, explicou.
Para ela, Goiânia é um mercado muito promissor, embora ainda não haja um link fortalecido entre arte e mercado de luxo. Mas, segundo a curadora, ações como esse evento promovido pelo Sebrae Goiás fortalece essa junção. “É um público em potencial que às vezes deixa de comprar obras de artistas maravilhosos daqui como o próprio Flávio Lima, Marcelo Solá, Dalton Paula, entre outros, pela falta de conhecimento”, avaliou.
Aproximação
“A ideia de um talk show como esse é aproximar esses dois universos”, explicou Daniela Caixeta, gestora do Programa de Artesanato e Economia Criativa do Sebrae. Para o artista e empresário Flavio Lima, o mercado de luxo já conquistou os goianos, mas o da arte ainda está caminhando para andar lado a lado. “Mas isso é uma questão de tempo porque existe em comum entre os dois universos a questão de agregar valor ao seu empreendimento, seu apartamento, seu nome”, esclareceu.
De acordo com Flávio Lima, as pesquisas mostram que as tendências, os conceitos e o luxo vão trazer cada vez mais a arte para a vida das pessoas. “Goiânia está entrando no cenário nacional da arte de uma forma importante. Acredito que vá aquecer muito nos dois mercados. A oportunidade de trabalhar em parceria com mercados ligados, de arte, luxo, decoração, design de interiores, como na CASACOR, já é um grande avanço”, enfatizou.
E como quem tem luxo pode ter acesso à arte? Flávio Lima esclarece que há muita coisa em comum entre os dois mercados, mas fazer com que outros públicos que não sejam do patamar do luxo consigam ter acesso à arte é o que os diferencia. “O mercado de luxo não tem como ser democrático. A arte é bem mais democrática, tem vários preços, está mais acessível. Alguns artistas vão se posicionando no valor mais alto, mas outros com grandes talentos estão começando.”
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn