Os grandes destaques do Concurso de Estilistas Amarê Fashion – Edição 2025 foram anunciados na noite desta quarta-feira, 17, no auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia. Depois do desfile de 10 grupos finalistas, o Afro dé Cor, Concrete Vivo e Golden Flow foram as três coleções que conquistaram a comissão julgadora pela força estética, domínio técnico e pela forma contemporânea de reinterpretar o tema art decò, movimento que completa 100 anos e que marca a identidade arquitetônica de Goiânia.



As equipes vencedoras garantiram vaga para participar de uma edição da Casa de Criadores, em São Paulo, com custos de viagem custeados pelo Sebrae Goiás. Os looks também serão expostos na próxima edição do Amarê Fashion. O concurso é uma iniciativa do Sebrae Goiás, com apoio de instituições como Universo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário Estácio de Goiás.
A edição 2025 foi voltada exclusivamente para estudantes de cursos técnicos ou superiores de Design de moda e áreas afins. As inscrições foram gratuitas e os participantes desenvolveram dois looks completos inspirados no tema art decò. Após avaliação técnica, dez coleções foram selecionadas para execução e desfile. Todos os tecidos utilizados nessa fase foram fornecidos pela empresa pela Canatiba, que é parceiro apoiador do evento.

A gerente em exercício da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Ivana Xavier, avaliou que o Concurso de Estilistas Amarê Fashion é uma plataforma de visibilidade, formação e conexão entre educação, criatividade e mercado no estado de Goiás. “Ao estimular autoria, técnica e inovação, o concurso fortalece o ecossistema da moda local e incentiva novos talentos a transformar ideias em narrativas, experiências e produtos de alto valor criativo”, ressaltou.

Para a gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, o Amarê é um movimento que reúne a pluralidade da moda goiana e o concurso é uma semente que começou a ser plantada em 2022. “Nesse ano o Sebrae fez uma pesquisa com compradores de moda e 73% disseram que comprariam mais se fosse uma moda com mais criatividade, com diferencial e riqueza cultural. Com esse resultado, vários parceiros se reuniram e veio a ideia de plantar essa semente, por meio dos concursos, da semana de moda, entre outras ações, para colher frutos no futuro. E a cada edição estamos revelando quem são os destaques do estado e mostrando toda a relevância da nossa moda autoral”, explicou Thaís.
A comissão julgadora desta edição foi composta por Lucas Caslu estilista e ex-participante do concurso, destaque da edição de 2022, Wanessa Cruz, diretora da Arte Plena Produção e Cultura, Theodora, criadora e criativa da TEAR, uma marca genuinamente goiana e reconhecida nacionalmente, Maria Júlia Ayres Coimbra, da Canatiba, Ildeth Dias, coordenadora de Moda do Senac. Cada um deles trouxe uma perspectiva única sobre o papel do concurso.
Ildeth Dias, coordenadora de moda do Senac, que é parceiro apoiador, disse que a entidade foi parceira nas três edições do Amarê Fashion, Semana da Moda Goiana, com objetivo de valorizar e impulsionar a nova geração de criadores de moda do estado. Nessa 4ª edição do concurso produziu a beleza dos modelos com cabelo e maquiagem para engrandecer o trabalho desses estilistas. “É uma alegria ver esses jovens apresentando tanta criatividade e inovação e o Senac está aqui para engrandecer esse trabalho”, afirmou.

Para a jurada Maria Júlia Ayres Coimbra, da Canatiba, é um orgulho apoiar esses novos criadores e ver como eles transformam o tecido em identidade e expressão. Ela lembrou que a empresa apoia o Concurso de Estilistas desde a primeira edição e que é um prazer contribuir para que novos talentos surjam no estado. “Estamos com nossas linhas como Denim (jeans), Special Fabric (sarja e brim), utilitários (uniformização) e um novo segmento, que é a estamparia digital que permite criar estampas exclusivas, que estarão à disposição dos alunos no próximo concurso”, frisou Maria Júlia.
Theodora, da TEAR, disse que “ver a evolução desses estudantes lembra o início da carreira e mostra o quanto esse movimento fortalece toda a cadeia da moda.” Wanessa Cruz, diretora da Arte Plena, analisou “o quanto o Amarê cresceu de forma impressionante e hoje impacta não só a moda, mas toda a cena cultural goiana”. Já Lucas Caslu, estilista e ex-participante ressaltou que “o Amarê mudou minha vida e voltar como jurado e ver novos talentos surgindo é uma honra.”

A gestora estadual da Educação Empreendedora do Sebrae Goiás, Bruna Maia, disse que a educação empreendedora conecta criatividade e visão de negócio, e isso se reflete no nível das coleções apresentadas. Para Evando Filho, profissional de moda, trabalhar com gente nova traz uma energia contagiante e renova o olhar como profissionais. A presidente da Goiânia Tur, Nárcia Kelly, destacou o impacto do concurso no posicionamento da capital no cenário nacional. “Goiânia é o segundo polo de moda do país e, com eventos como esse concurso de estilistas com tema art decò, estamos no caminho para sermos reconhecidos como estado da moda autoral”, afirmou.
As 10 coleções finalistas que desfilaram no Amarê Fashion foram:
• Afro dé Cor – Jéssyka Vindex e Yago Vindex
• Axis – Edigar Ferris
• Concrete Vivo – Richard Ian e Isa Lobo
• Dia e Noite Déco – Daniel Santana
• Glamour Déco – Samara Soares
• Golden Flow – Marcos Alves
• Linhas de uma Nova Era – Elisa Vilar e Sofia Cordeiro
• Nouveau Riche Clube – Ana Carolina Moreno
• Solene o Navio da Conquista – Izabella Pureza
• Tempo Contínuo – Marcos André
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
