Agentes de Salas do Empreendedor em todo o estado estão reunidos, nesta quarta e quinta-feira (18 e 19) em Goiânia, para participar de dinâmicas voltadas à melhoria no atendimento da do Sebrae. Trata-se do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e Agentes de Atendimento, que está sendo realizado no hotel Transamérica Goiânia com palestras, cases de sucesso, workshops, premiações e lançamentos.
A coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae, Elaine Moura, explicou que a atuação dos agentes de desenvolvimento e dos agentes de atendimento surgiu a partir da aprovação da lei 123/2006, conhecida como a Lei da Micro e Pequena Empresa. Ela afirmou que a legislação garante a presença desses profissionais atuando em Salas do Empreendedor, que são espaços físicos permanentes ligados às prefeituras que realizam atendimentos aos empresários de todo estado. “Essa legislação trouxe um tratamento diferenciado para os empreendedores no Brasil”, reforçou.
Nas mais de 110 Salas do Empreendedor espalhadas por Goiás (todas com apoio direto do Sebrae), os agentes de desenvolvimento realizam orientação sobre como formalizar negócios, auxiliam nas questões burocráticas, explicam como participar das compras governamentais e buscam possíveis parcerias, entre outros serviços ligados à criação e gestão das micro e pequenas empresas.
Elaine coloca essas figuras como “embaixadores do empreendedorismo nos municípios”. “Sua atuação põe esse profissional na posição de uma pessoa que vai buscar as articulações necessárias dentro do poder público e com parceiros também no âmbito municipal e estadual para que aconteça a melhoria do ambiente de negócios”, sintetizou.
Em contrapartida, enquanto o agente de desenvolvimento garante a articulação externa às Salas do Empreendedor, o agente de atendimento se coloca como a figura que trabalha nas articulações internas à sala. São os atendentes diretos, que realizam as operações dentro dos espaços reservados aos microempreendedores.
“Esse encontro significa para nós um momento de culminância das atividades de políticas públicas do Sebrae Goiás para com esses municípios, momento de reunir e integrar essas pessoas, de celebrar as entregas que foram feitas no decorrer do ano. É um momento de inspirar esses agentes”, explicou ela.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e o diretor técnico, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, prestigiaram a abertura do evento. Segundo o diretor técnico, já foram realizados, desde o início de 2023, mais de 100 mil atendimentos nas Salas do Empreendedor em todo o estado. “Desse trabalho surgiu a necessidade de reconhecer esses atendimentos, esses trabalhos que são feitos por muitos de vocês nos municípios que vocês representam”, explicou, ressaltando que o evento vai se repetir no ano que vem.
Já Antônio Carlos ressaltou a importância dos agentes no alcance da meta traçada pela atual gestão do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, que é de chegar a 2 milhões de atendimentos no período 2023-2026. “A possibilidade de realizar este encontro e organizar o planejamento estratégico garante que o Sebrae vai ter a oportunidade de contar muitas histórias que vocês estão promovendo”, finalizou, agradecendo.
Durante o Encontro Estadual acontecerão ainda a escolha de melhor agente de desenvolvimento e de melhor Sala do Empreendedor, o lançamento do programa Prefeitura Empreendedora, além da conclusão do programa Políticas Públicas Maximizadas (PPMax).
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn