ASN GO Atualização
Compartilhe

Águas Lindas recebe Encontro Regional Temático do Cidade Empreendedora

O tema do evento foi “Inclusão Produtiva - Gerando Oportunidades por Meio do Empreendedorismo”
Por Viviane Sena, Águas Lindas de Goiás
ASN GO Atualização
Compartilhe
O encontro contou com a presença de secretários de Desenvolvimento Econômico de Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama e Cristalina, além do anfitrião, de Águas Lindas

O município de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF, a cerca de 50 km de Brasília, recebeu na manhã desta quarta-feira (07), o Encontro Regional Temático do Programa Cidade Empreendedora. Dessa vez a pauta foi “Inclusão Produtiva – Gerando Oportunidades por Meio do Empreendedorismo”. O encontro contou com a presença de secretários de Desenvolvimento Econômico de Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama e Cristalina, além do anfitrião, de Águas Lindas.

O encontro começou uma palestra que foi comandada por um consultor em políticas públicas do Rio de Janeiro, Celso Nunes, que introduziu o tema explicando o seu significado. “Inclusão produtiva é a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mercado de trabalho de diversas formas, seja via emprego formal ou via empreendedorismo, de modo que sejam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e estável, e assim superar processos crônicos de exclusão social e diminuir a dependência de programas sociais.”

Para que isso seja possível, é importante aumentar a rede de parceiros como prefeitura, Sebrae, iniciativa privada, ONGs e outras instituições com a mesma finalidade. O consultor apresentou dados relevantes sobre a atual situação do Brasil em relação ao tema. “Mais de 97 milhões de pessoas precisam de transferência de renda. Em Goiás são mais de 3 milhões. Por isso é importante criar oportunidades para que essas pessoas sejam capazes de alcançar uma autonomia e estabilidade financeira”, explicou.

Celso também explicou que o Sebrae, dentro do Cidade Empreendedora, pode contribuir com os municípios para mudar essa realidade: “Com as ferramentas é possível aprimorar a gestão local do Sistema Único de Assistência Social (Suas), implementar o Plano Municipal de Inclusão Socioprodutiva, criar um comitê gestor para acompanhar e fiscalizar as ações de inclusão socioprodutiva no município, atuar de forma integrada com as secretarias municipais em programas de inclusão socioprodutiva, e utilizar fundos municipais para custear projetos de geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, disse.

O gerente regional do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, explicou que Águas Lindas foi escolhida para receber o encontro por estar à frente no que diz respeito à inclusão produtiva

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, explicou que Águas Lindas foi escolhida para receber o encontro por estar à frente no que diz respeito à inclusão produtiva: “Aqui no município temos várias políticas públicas que colaboram com a geração de renda para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, como o APL da Moda, caracterizado por aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais com foco em um conjunto específico de atividades econômicas, da cozinha profissionalizante e dos cursos gratuitos do Senai”.

Nilton Castilho, secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Captação de Recursos de Águas Lindas, apresentou os números do município e os planos para ampliar os atendimentos; “Mais de mil alunos tiveram acesso aos cursos do APL da Moda, Imagem Pessoal, Cozinha Profissional e Empreendedorismo. Nosso objetivo daqui para a frente é criar núcleos setoriais, criar cooperativas e associações, criar o selo de Águas Lindas e programas de processos e controles de qualidade”, afirmou.

Após as apresentações, os participantes foram convidados a conhecerem inicialmente uma máquina de corte de tecido automática, modelo Audaces, conhecida por ser uma das máquinas de corte mais avançadas do mercado mundial da moda. Depois os participantes foram para o Senai, onde conheceram as instalações dos cursos de mecânica e costura. Marcos Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico de Luziânia, ficou entusiasmado com o que viu. “Esses eventos do Sebrae são muito importantes para que a gente tenha oportunidade de conhecer outras realidades. Saio daqui com muitas ideias para levar para o meu município”, ponderou.

O Encontro Regional Temático do Cidade Empreendedora proporcionou visitas à máquina de corte a laser do município e aos cursos do Senai

João Luiz Prestes, gestor estadual do Programa Cidade Empreendedora, avaliou como muito positivo o resultado do encontro, principalmente pela troca e interação entre os municípios. “Hoje conseguimos evidenciar e mostrar vários exemplos de inclusão socioprodutiva que estão acontecendo aqui em Águas Lindas. Em 2025 vamos trabalhar muito essa temática, e é muito bom ir preparando o terreno para ampliar não só para uma secretaria, mas para toda a equipe da prefeitura”, disse.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Águas Lindas de Goiás
  • encontro regional temático
  • Goiás
  • Regional Entorno