ASN GO
Compartilhe

Alexânia inicia Programa Cidade Empreendedora

Sebrae vai atuar junto à administração pública para criar um ambiente favorável aos pequenos negócios, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população
Por Marcos Vieira, de Alexânia
ASN GO
Compartilhe
Reunião do Sebrae com a prefeitura marcou o lançamento do Cidade Empreendedora (Fotos Marcos Vieira)

Alexânia passará por uma transformação nesses próximos dois anos através do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que vai ajudar a gestão pública do município a criar um ambiente favorável aos micro e pequenos empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da população.

O Cidade Empreendedora pretende contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento. É um programa que reúne experiências em consultorias que foram exitosas em todo o país.

O gerente regional Sérgio Monturil e o prefeito Alysson Silva Lima: parceria

O lançamento do programa, pilotado pela Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, sediada em Anápolis, foi realizado na quarta-feira, 3, na Prefeitura de Alexânia. O evento também foi marcado pela reunião que dá o início ao Cidade Empreendedora. Profissionais do Sebrae conversaram com o prefeito Alysson Silva Lima e todo seu secretariado.

A base do programa Cidade Empreendedora são soluções que vão permitir uma estrutura sólida de fomento municipal. Os eixos que serão trabalhados nos próximos dois anos em Alexânia foram apresentados pelo consultor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Dawton Assunção Aquino. Entre eles estão a Gestão Municipal, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Desburocratização e Empreendedorismo na Escola.

Dawton Assunção Aquino, consultor de Políticas Públicas do Sebrae, apresentou os eixos

Início imediato

Um dos primeiros tópicos, com início praticamente imediato, é o relacionado às compras governamentais. Um consultor do Sebrae vai se reunir com os servidores municipais responsáveis pela área, com o objetivo de entender as necessidades da Prefeitura de Anápolis e elaborar estratégias que resultem em melhor eficiência e economia.

Outra etapa é fazer contato com o empresariado local, dando instruções para que a categoria aprenda os processos que permitem que eles possam vender produtos e serviços para o poder público. Com isso os recursos financeiros vão circular na própria cidade, beneficiando a economia local e consequentemente possibilitando a abertura de novas vagas de emprego e ampliação da arrecadação com tributos, que são convertidos em obras para a coletividade.

“Fortalecer o pequeno negócio fortalece a cidade e traz resultados positivos nos indicadores sociais, como a redução do desemprego, por exemplo”, explicou o gerente da Regional Centro-Leste, Sérgio Monturil. Ele agradeceu ao prefeito Alysson por ter aceito o desafio de fazer parte do Cidade Empreendedora, um programa que será desenvolvido somente em alguns municípios de Goiás.

O prefeito disse que é um entusiasta dos pequenos negócios e, portanto, entende como fundamental a parceria com o Sebrae para uma transformação no ambiente de negócios de Alexânia. Alysson Lima cobrou engajamento da sua equipe para que todas as consultorias e demais treinamentos oferecidos pelo Cidade Empreendedora sejam bem absorvidos, resultando em melhorias para a população.

A analista Glenda Oliveira Garcia destacou a importância da participação dos agentes públicos

A analista do Sebrae Glenda Oliveira Garcia destacou a importância dessa participação dos agentes públicos em todo o processo, pois esse engajamento é fundamental para que a integração entre gestão e pequenos negócios resultem em um ambiente de oportunidades, que por sua vez vai estimular a economia local e desenvolver o município.

Alexânia participará do Cidade Empreendedora de Transformação, que é uma versão mais elaborada do programa, que tem soluções nacionais em seu portfólio.

Segundo o gerente Sérgio Monturil, a proposta nos próximos dois anos é ser um agente facilitador e fomentador, alinhando processos e serviços públicos do município com uma agenda de desenvolvimento que envolva os negócios locais. O resultado é a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Marcos Vieira – (62) 98124-7487

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Alexânia
  • Cidade Empreendedora
  • políticas públicas