ASN GO Atualização
Compartilhe

Alunos de Design da PUC participam de Painel de Educação Empreendedora no Sebrae Goiás

Durante o encontro foram discutidos temas como design estratégico, economia criativa, inovação, empreendedorismo e casos de sucesso nessas áreas
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Painel buscou proporcionar vivência prática de conceitos por meio do contato direto com o Sebrae (Fotos Silvio Simões)

A Escola de Negócios do Sebrae Goiás em Goiânia recebeu, na manhã desta terça-feira (23), 30 alunos do curso de Design da Pontifícia Católica de Goiás (PUC-GO), acompanhados da professora Ana Bandeira, que ministra a disciplina de Design, inovação e empreendedorismo. O painel teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática dos conceitos da disciplina por meio de contato direto com uma instituição que atua no desenvolvimento de pequenos negócios e no fomento à cultura empreendedora.

Participaram do encontro Alice Galvão, interlocutora do Programa Sebrae de Educação Empreendedora, Camila Costa, gestora regional de Parcerias do Sebrae e especialista em Design Estratégico, Bruno Lyra, interlocutor de Inovação do Sebrae, a professora Ana Bandeira e alunos do 6º e 8º período de Design.

Para Alice, a visita dos alunos foi excelente, porque o Sebrae conseguiu não só realizar uma roda de conversa com profissionais que trabalham diariamente na teoria e na prática com o design estratégico, economia criativa, inovação, empreendedorismo, assuntos importantes para a disciplina, mas também familiarizar esses estudantes com a estrutura física da instituição.

Da esquerda para a direita: professora Ana Bandeira; o interlocutor de Inovação do Sebrae Goiás, Bruno Lyra; Camila Costa, gestora regional de Parcerias do Sebrae e especialista em Design Estratégico; e Alice Galvão, interlocutora do Programa Educação Empreendedora

“A Educação Empreendedora está fazendo esse movimento de trazer esses estudantes, principalmente do ensino superior, que já estão pensando nos seus projetos de vida e nos seus projetos empreendedores e aproximar esse público do Sebrae Goiás, que é a Casa do Empreendedor, local onde eles poderão se capacitar e buscar apoio, se decidirem a empreender ou fortalecer aqueles que já empreendem”, afirmou a interlocutora do Programa de Educação Empreendedora.

Alice disse que o formato do encontro facilitou a troca de informações entre alunos e os painelistas, o que resultou em diversas demandas que foram além da pauta inicialmente definida. “Quando a gente tira um pouco da formalidade do evento, com a roda de conversa, fica muito mais fácil a interação. Falamos de Inteligência Artificial, empreendedorismo com propósito e vários assuntos que são pautas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), em que pudemos dar devolutivas de acordo com o trabalho realizado pelo Sebrae”, explicou.

Os objetivos específicos dessa ação para PUC foram conhecer as iniciativas do Sebrae voltadas ao temas centrais, como à inovação e ao empreendedorismo, com foco em startups, pequenos negócios e economia criativa, e também entender como o design é utilizado como ferramenta estratégica nos processos de criação de produtos e serviços de negócios inovadores. Para a professora Ana Bandeira, a conversa de duas horas foi tão rica que tratou de tudo o que é desenvolvido durante o semestre na disciplina.

“Foi excelente. De uma maneira leve e descontraída, nós pudemos ouvir experiências práticas que os painelistas trouxeram e que desmistificaram o que é inovação, o que é empreendedorismo. A turma tinha alguns conceitos como se fossem muito distantes, mas com os casos de sucesso e outros exemplos que foram dados durante nosso encontro, todos conseguiram entender que é possível e que o Sebrae será um apoio importante para quem quiser empreender com sustentabilidade dos negócios”, analisou a professora.

A estudante Raphaela Costa, que participou do evento

A aluna Raphaela Costa, que gerencia uma empresa familiar no segmento de bijouterias com nicho religioso, está no 8º período e disse que a roda de conversa agregou bastante, porque ela conseguiu entender a importância do design à gestão, o que normalmente não é percebido na prática. “O designer é visto muito como um funcionário ou uma pessoa autônoma, mas não de fato um empreendedor. Então, acho que foi muito bacana agregar a experiência acadêmica com a prática de mercado e isso possibilita que os alunos enxerguem mais possibilidades ao finalizar o curso. Isso dá mais segurança para você seguir com as decisões de agora em diante”, enfatizou a aluna.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Educação Empreendedora
  • Escola de Negócios
  • inovação