ASN GO
Compartilhe

Alunos estilistas desenvolvem habilidades empresariais com a Trilha Empreendedora

Capacitação, que terá último encontro noi dia 13, conta com estudantes finalistas do Concurso de Estilistas da primeira e segunda edições da Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Os finalistas do Concurso de Estilistas das duas edições da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, em 2022 e 2023, participam da Trilha Empreendedora realizada pelo Sebrae Goiás. O objetivo é desenvolver habilidades e conhecimento para que esses alunos de cursos de moda possam desenvolver habilidades e conhecimento para gerir negócios de sucesso. A capacitação possui cinco etapas, e os temas foram escolhidos de acordo com a necessidades dos próprios alunos. No dia 06, o grupo participou da Batalha das Vitrines, uma dinâmica traz conhecimentos práticos para serem aplicados no mercado.

Na Batalha de Vitrines, os times desenvolveram habilidades criativas com foco na atração de clientes (Fotos Divino Batista)
O grupo participante da trilha busca aprofundar capacidades para trabalhar em alto desempenho ou administrar empresas próprias

A batalha, segundo o consultor Christian Schindler Kawaminami, estimula os alunos a buscar um olhar diferenciado, pensar fora da caixa e trabalhar alternativas para atrair clientes e gerar vendas a partir da disposição das vitrines, um dos maiores atrativos das empresas. “Os grupos colocam a mão na massa e precisam utilizar materiais alternativos, sustentáveis, alinhados com um posicionamento perante o conceito que escolhem usar, juntamente com as técnicas aprendidas em sala de aula”, explica.

Lorrany Dutra de Oliveira, aluna do curso de design de moda na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), vencedora do Concurso de Estilistas do Amarê Fashion em 2022, já atua no mercado e participa da Trilha Empreendedora. Para ela, participar dessa capacitação é muito importante para quem quer atuar no mercado. “É preciso saber muito mais do que sobre moda. É preciso entender de mercado, empreendedorismo, marketing, vendas e muito mais”, explicou.

Lorrany Dutra de Oliveira ainda estuda, mas já trabalha no mercado: conhecimento além da moda

Para o aluno de design de moda da Universo que já atua em um ateliê de vestido de noivas, Lucas Fernando Rodrigues de Souza, que ficou em segundo lugar no Concurso de Estilistas em 2022, esse processo de aprendizagem com o empreendedorismo como destaque mudou a visão de como atuar no mercado. “Durante todos os encontros e aqui nessa batalha, tive que bagunçar meus pensamentos para realinhá-los em uma nova perspectiva para conseguir ser criativo e competitivo ao mesmo tempo. Só com conhecimentos além da moda é possível ter uma visão mais clara do que o mercado busca”, avaliou.

O aluno Lucas Fernando Rodrigues de Souza, que também já atua profissionalmente, diz que pôde desenvolver uma visão mais clara do segmento

Além da Batalha de Vitrines, o grupo passou por capacitação em marketing, branding, como planejar o próprio negócio e vendas. No último encontro, marcado para 13/12, o assunto será a formação de preço e valor. A Trilha Empreendedora teve início no mês de setembro, e a gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Goiás, Cleonice Maria da Silva, ressalta que o grupo, que já está ingressando no mercado de trabalho, busca o aprimoramento porque tem consciência de que é necessário ter conhecimento sobre o segmento no mercado.

Cleonice Silva, do Sebrae: ouvir as necessidades e desenvolver capacidades de gestão

“Desde o primeiro encontro ouvimos as necessidades do grupo e organizamos a capacitação com uma abordagem personalizada, o que trouxe resultados muito positivos”, analisa Cleonice. Durante a trilha, os assuntos abordados foram como selecionar estilistas, como montar as melhores vitrines, como precificar uma consultoria e planejamento de uma coleção. E em paralelo o Sebrae também está acompanhando cada integrante da trilha com uma consultoria de carreira de forma individualizada. O objetivo, segundo a gestora, é que façam a projeção da carreira como colaboradores de empresas do ramo ou donos da própria marca.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Amarê
  • Amarê Fashion
  • Batalha de Vitrines
  • capacitação
  • concurso de estilistas
  • estilistas
  • Goiânia
  • moda
  • semana da moda goiana