A Semana da Moda Goiana – Amarê Fashion, que será realizada de 29 de agosto a 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), além de desfilar 34 grifes goianas e nacionais, promover o empreendedorismo, a tradição goiana e a diversidade, também colocará no centro do palco a sustentabilidade.
A gestora estadual de Moda do Sebrae, Thaís Oliveira, relata que a edição de 2023 foi pensada de modo a ampliar a relevância social que o evento pode promover. Nesse sentido, “criamos o projeto ‘Amar é’, que contará com a participação de instituições beneficentes que tenham envolvimento com o segmento da moda”, explica Thaís.
Uma destas ações contará com a parceria da Goodwill, uma organização não-governamental (ONG) que oferece formação profissional, oportunidades de inserção no mercado de trabalho e programas voltados para pessoas com deficiência, com baixo nível de escolaridade ou pouca experiência de trabalho. O objetivo da ONG é gerar oportunidades para que as pessoas assistidas adquiram estabilidade econômica e para que as comunidades nas quais elas se inserem sejam fortalecidas.
A organização tem como foco a arrecadação de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, livros e utensílios domésticos. Os produtos são vendidos em lojas próprias da empresa, que funcionam unicamente para comercializar os produtos provenientes de doação e arrecadar recursos para o investimento em programas sociais. “Eu visitei o instituto em Goiânia e fiquei encantada com o trabalho. A Goodwill recebe as doações e os próprios jovens assistidos pelo projeto fazem todo o processo de separação e classificação dos produtos. Tudo é catalogado antes de ser levado para a loja. Os locais em que as peças devem estar são mapeados por cores. Além disso, tudo está disponível na linguagem de sinais também, para que eles possam se localizar e ter autonomia no trabalho”, explicou a analista do Sebrae Goiás e responsável pelas ações sociais do Amarê, Gleice Kelly Simplicio. Ainda de acordo com a analista, o atendimento na loja também fica a cargo daqueles que são beneficiados pelo trabalho da ONG.
Ao todo, a Goodwill conta com mais de 2.700 lojas que comercializam produtos advindos de doação em 15 países, incluindo o Canadá, Estados Unidos e Brasil. O Sebrae Goiás, por sua vez, apoia a ação por meio de um movimento interno que mobiliza os colaboradores a doar para a causa durante todo o período da Amarê Fashion. “Nós estamos focados em mostrar aos profissionais do Sebrae a importância da doação. Queremos unir forças para arrecadar tudo o que pudermos, com o objetivo de ajudar o trabalho realizado pela Goodwill. Isso envolve também a mobilização dos nossos familiares e amigos”, ressaltou Gleice Kelly.
Para que isso aconteça, um coletor da ONG foi colocado na recepção do Sebrae Goiás. Todos os interessados em apoiar o trabalho da entidade podem depositar os itens no baú e, uma vez por semana, a equipe da Goodwill fará a retirada dos itens. “Além da caixa que já está no Sebrae e que ficará na recepção até o período da Amarê, nós colocaremos também um caixote de doações no próprio evento. Com isso, os participantes que queiram contribuir com o movimento poderão fazê-lo facilmente”, comentou a analista.
‘Amar é’
O ‘Amar é’ vai além da parceria com a Goodwill. O projeto envolve também a parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), uma entidade sem fins lucrativos que investe na cidadania por meio de programas sociais e beneficia diversos segmentos da população, como crianças, adolescentes, estudantes, gestantes, dependentes químicos, vítimas de queimaduras e famílias em situação de vulnerabilidade social de todos os 246 municípios goianos. Nesta ação, que acontece durante o período de divulgação e realização da Amarê, o Sebrae Goiás apoia a OVG em duas propostas específicas. O programa ‘Adolescentes Tecendo o Futuro’ e o ‘Menina de Luz’ atuam com grupos de adolescentes, principalmente meninas com idades entre 13 e 15 anos.
Nos programas citados, o Sebrae realiza palestras com foco em liderança, empreendedorismo e vendas, de modo que os jovens tenham a oportunidade de empreender a partir do que eles aprendem na OVG, a exemplo da vivência prática de corte e costura. Aliado a isso, a parceria objetiva mostrar que a moda é um caminho possível e que permite a criação de sonhos e de novos caminhos.
Por fim, a responsável pelo ‘Amar é’ explica, também, a importância de feitos como esses dentro de um evento que envolve todo o estado de Goiás e que impacta diversos nichos e camadas sociais. “Não podemos deixar de ressaltar a importância da percepção de que, além de promover a Amarê Fashion, precisamos devolver algo para a sociedade”, finalizou.
Serviço:
Semana da Moda Goiana – Amarê Fashion
Data: De 29/08/2023 a 02/09/2023
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia (GO)
Confira as grifes que farão os desfiles clicando aqui>
-
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn