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Amarê Fashion coloca em pauta mercado on-line, exportação e criatividade

Palestras reuniram empresários, profissionais e estudantes de moda para discutir tendências e estratégias de crescimento e fortalecimento do segmento em Goiás
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Palestras são parte importante do evento, onde empreendedores e interessados pela área da moda podem obter informações importantes (Fotos Silvio Simões)

Durante o terceiro dia de palestras na Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, nesta sexta-feira (09), realizado em Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, empresários, profissionais e estudantes de moda participaram de palestras ministradas por Alexandre Nogueira, do Mercado Livre, Anna Bastos, vice-presidente da Câmara de Comércio Exterior da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Joy Alano, estilista e influenciadora, Eduardo Cristian, embaixador das Confecções Costurando Sucesso, entre outros palestrantes para discutirem as melhores estratégias para o fortalecimento da moda em Goiás.

Marketplaces

Alexandre Nogueira, do Mercado Livre

“Não Deixe Dinheiro na Mesa – Venda Mais com Marketplace” foi o tema abordado por Alexandre Nogueira, do Mercado Livre. Segundo ele, investir no mercado on-line, seja por meio de sites, redes sociais ou plataformas como o da sua empresa significa abrir possibilidades de atingir novos clientes que não teriam acesso ao produto em uma loja física. “E os micro e pequenos negócios, independentemente de terem começado agora ou estarem no mercado há anos, o on-line possibilita igualdade dentro da disputa de vendas porque o cliente busca por qualidade nos produtos, nos anúncios e no atendimento”, explicou.

Considerado um caminho sem volta, as vendas on-line, para Alexandre, precisam ser entendidas também como uma forma complementar de fortalecer os negócios. Para ele, não é necessário fechar a loja física, deixar de participar de venda em feiras ou parar com vendas pelo Instagram, mas de caminhar junto com as tecnologias e garantir seu espaço nesse mercado que só cresce. “A maior parte das pessoas possui um aplicativo de comprar no celular, e em 16 meses só a Mercado Livre incluiu mais de 1,4 mil vendedores de moda na plataforma, com 1 milhão de novos produtos catalogados. E esse é o grande desafio. Trazer moda nova, trazer novos mix de produtos para dentro da plataforma”, enfatizou.

Internacionalização

Anna Bastos, da Acieg

“Internacionalização – Por Onde Começar” foi a segunda palestra do dia, ministrada por Anna Bastos, da Acieg, uma das responsáveis pela Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central, a Ficomex, que acontece de 27 a 29/08 em Goiânia. Anna explicou que a exportação não é um mercado só para grandes empresas, mas que a primeira coisa que os micro e pequenos empreendedores precisam analisar é qual o produto se quer vender, como esse produto se insere no mercado internacional, qual o diferencial que vai agregar valor no mercado em que se quer atuar. “Essas questões são extremamente relevantes e essenciais para se pensar no próximo passo”, afirmou.

O segundo ponto, de acordo com a vice-presidente da Câmara do Comércio Exterior da Acieg, é analisar os dados anteriores e ter a decisão de se inserir de forma viável nesse mercado internacional. “É preciso investir tempo, dinheiro, estudar os processos, se capacitar por meio de curso e eventos específicos para entender as regras, as novas legislações, a cultura dos países para estar familiarizado com esse mercado para conseguir efetivamente exportar os produtos”, analisou. Outras questões que Anna chama a atenção é que os empresários precisam entender que, para exportar, as notas fiscais são emitidas de formas diferentes, que precisam possuir conta em banco de câmbio.

“Os pequenos negócios que pretendem exportar de forma segura podem por meio de cursos do Sebrae, entender o passo a passo de cada etapa e entender quais são os riscos envolvidos nesse processo de internacionalização”, frisou. Segundo Anna, algumas questões importantes precisam estar claras para esses empresários, como, por exemplo, se estão aptos para correr riscos; se houver erros a empresa tem margem para se segurar economicamente; se executar uma exportação errada ou acontecer algum problema no transporte, vão optar antecipadamente pelo seguro; ou mesmo se a empresa tem capacidade para fazer um recall no exterior. “É necessário cumprir várias regras em relação à marca, patentes, contrato, registro de exportador na Receita Federal e consultorias e despachantes aduaneiros são importantes nessa jornada”, alerta.

Presença digital

A estilista e influenciadora Joy Alano

“Presença Digital, Criatividade e Resultados” foi amplamente discutida pela estilista e influenciadora Joy Alano, uma das referências de moda e de presença digital no segmento da moda. Com uma palestra visceral, atraiu uma plateia que participou ativamente das abordagens, ressaltando que a beleza do digital é que uma pessoa que iniciou um negócio hoje do absoluto zero tem o mesmo espaço de uma gigante no mercado. “Há dificuldades, mas buscar conhecimento, entender quem é seu público e usar a criatividade na presença digital pode levar um pequeno negócio a faturar muito em pouco tempo de estrada porque não existe lugar VIP nas redes sociais”, afirmou.

Ela explicou que o pequeno empreendedor precisa colocar na sua rotina, mais até do que o próprio ambiente off-line, a presença no on-line. Como mostrar a marca e o produto de forma relevante que agregue valor é um dos caminhos. “Fortalecer o branding, o diferencial porque as pessoas compram roupa mais por desejo do que por necessidade e é necessário despertar essa emoção por meio de boas imagens, boas histórias, boa conversa e um excelente provador. É dessa forma que ampliamos o nível de consciência e conseguimos esse despertar para a valorização do produto”, analisou a estilista.

Segredos das confecções

Eduardo Cristian, das Confecções Costurando o Sucesso

“Os Segredos das Confecções que Mais Crescem” foi o tema abordado por Eduardo Cristian. Para ele, os empreendedores de pequenos negócios que atuam com confecções precisam cuidar da gestão das empresas em cada setor e pensar primeiramente na gestão financeira, nos recursos humanos, na atuação do Departamento de Pessoal, na gestão de processos. “Só depois de tudo bem estruturado, é hora de colocar em prática o plano de negócios e as estratégias que a empresa possui para vender mais e com qualidade, porque tenho visto em muitas empresas os donos no operacional, na execução, apagando incêndios e deixando de trabalhar na sua função, que é gerir e pensar de forma estratégica”, enfatizou.

Eduardo lembrou que o Sebrae possui consultorias e acompanhamento na abertura de empresas, o que pode ajudar muito os empreendedores a diminuir os erros nas empresas. De acordo com ele, muitos empresários ainda não possuem maturidade suficiente para estar na gestão do negócio, e nesse momento é preciso buscar apoio e conhecimento por meio de capacitações, cursos e treinamentos. Dessa forma, para Eduardo, as empresas de moda, especialmente as confecções, terão chance de crescer, se fortalecer e expandir sua produção para novos mercados.

Feira e IA

Fecomércio Jovem debateu a IA na moda

Já Ivan Jasper falou aos presentes sobre a feira O Negócio da Moda (ONDM), evento que trabalha em três pilares que se alimentam: compartilhamento de inteligência (conteúdo), que gera network, que gera negócio. “Nessa feira, a gente põe conosco os fabricantes de produtos, serviços ou insumos”, explicou. Outra palestra ministrada no evento foi sobre a IA para vender mais, que reuniu os palestrantes Kelly Coelho, Victor Hugo, Celso Camilo e Emerson Tokarski, realizada pela Fecomércio Jovem.

Veja a programação e saiba tudo sobre a Amarê: https://vitrine.sebraego.com.br/amare/

SERVIÇO

Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana

Até 10/08

Das 13h às 21h

Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia

Entrada Gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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