ASN GO
Compartilhe

Amarê Fashion debate oportunidades da moda no mercado africano

Diálogo entre representantes do Estado, Sebrae e embaixadores da África foi o primeiro passo na busca por parcerias para futuras importações e exportações da indústria têxtil
Por Alessandra Rodrigues, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

O primeiro seminário da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana reuniu embaixadores da África, autoridades e empresários de Goiás na última terça-feira (29). O diálogo, intitulado “Oportunidade no Mercado Africano”, apresentou as relações econômicas e as oportunidades de parcerias entre o Goiás e os países do continente.

Cores vivas, palhas, búzios, admiração pelo sagrado, valorização da cultura e da identidade: as características refletem diretamente na indústria da moda dos 54 países que integram o continente africano, nos brindando com vestidos, túnicas, calças, adereços e turbantes. Expressam ainda a valorização da cultura e a identidade africana, cuja presença na personalidade brasileira já é uma relação histórica há mais de 500 anos.

Embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmed, ressaltou que iniciativa enriquecerá ainda mais relação histórica entre os territórios

Com iniciativa do Sebrae Goiás e governo do estado, a proposta foi aproximar autoridades dos países africanos com empresários goianos para um intercâmbio de experiências para alavancar a indústria têxtil de ambos territórios. Participaram do Seminário embaixadores e representantes de Gana, Quênia, Nigéria, África do Sul, Zimbábue, Senegal, Costa do Marfim e do Congo.

Titular da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio Joel Santana

O titular da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Joel Santana, e o superintendente de Atração de Investimentos Internacionais, Plínio Cesar Lucas Viana, apresentaram um panorama das relações comerciais entre África e Brasil, especialmente de Goiás, apontando os principais produtos que unem os territórios.

“Goiás é o mais próximo das embaixadas de Brasília e temos que aproveitar essa facilidade, oferecendo as oportunidades que fazem girar nossa cadeia produtiva para a moda local. A partir desse diálogo, vamos buscar o entendimento do mercado para melhorarmos as possibilidades de negócios com países da África”, enfatizou Joel Santana.

Superintendente de Atração de Investimentos Internacionais, Plínio Cesar Lucas Viana

Com apoio do Sebrae, o seminário conectou também os embaixadores e microempresários. “Nossa missão é de apoiar, colaborar e oportunizar às empresas goianas, ampliando nossas possibilidades de importação e exportação, fazendo com que a geração de emprego e renda seja cada vez mais pujante”, disse o gestor do Sebrae Goiás, Allan Máximo. “Sem dúvida há uma semelhança das nossas exportações e importações e, no próximo ano, queremos colocar o vestuário e a importação de tecidos da África aqui em Goiás”, acrescentou.

O embaixador da Nigéria, Muhammad Makarfi Ahmed, ressaltou que a iniciativa vai enriquecer ainda mais a relação histórica entre os territórios do Brasil e do continente africano. “Temos muito em comum. A música, a dança, a cultura e a identidade do Brasil foram formadas, em grande maioria, pelos povos africanos. E nós também temos a semelhança com o Brasil, principalmente no gosto pelo futebol. Eu tenho certeza que a indústria da moda ampliará ainda mais possibilidades para os dois locais”, certificou.

Gestor do Sebrae Goiás, Allan Máximo, destacou que missão é apoiar empresas goianas

SERVIÇO

Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana

Data: de 29 de agosto a 02 de setembro de 2023

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Km 01, saída para Bela Vista – Goiânia

Saiba mais sobre a Amarê Fashion clicando aqui>

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Amarê Fashion
  • indústria têxtil
  • moda africana