ASN GO
Compartilhe

Amarê Fashion: empreendedora faz sucesso com vestuário e acessórios ligados à cultura africana em Goiás

Nyna Koxta mora em Goiânia há 12 anos e se tornou empresária com objetivo de trazer conexão com a ancestralidade
Por Tauana Schetini, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Nyna Koxta veio para o Brasil estudar e firmou-se com negócio de moda africana (Fotos Silvio Simões)

Os acessórios africanos frequentemente carregam significados simbólicos profundos. Eles podem representar identidade étnica, status social, crenças religiosas e marcos de vida dos indivíduos que os usam. Eles são conhecidos por seus designs criativos e estilos únicos. Isso inclui tudo, desde colares de contas coloridas e pulseiras de metal até brincos grandes e adornos de cabeça elaborados. As formas e padrões muitas vezes incorporam motivos geométricos e formas inspiradas na natureza.

Essas características são encontradas nos acessórios da africana Nyna Koxta, natural da Guiné-Bissau, que mora em Goiânia há 12 anos e já participou das três edições da Amarê Fashion. Ela conta que tudo começou na faculdade, quando criava os seus itens e as colegas de classe ficavam encantadas. “Um dia me pediram para encapar um sapato, que ficou maravilhoso. Foi aí que notei que poderia me tornar uma empreendedora”, descreveu.

De lá pra cá ela só foi se aperfeiçoando e começou a trabalhar bastante as cores e formas geométricas nas roupas e acessórios, sempre focada na educação cultural. “Acredito que não é só vender a roupa ou acessórios, é preciso haver uma conexão com a ancestralidade. Isso é resistência, moda e religião”, explicou.

Pluralidades

As peças de Nyna Koxta também fazem parte da exposição fotográfica “Pluralidades”, projeto onde todos os envolvidos são negros e utilizam roupas, acessórios e maquiagem de empreendedoras locais. Organizada pela jornalista Francis Telles e com registros do fotógrafo Cássio Cardoso, a exposição é um dos destaques da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, realizada pelo Sebrae Goiás, Senac Goiás e governo do estado. Além da moda, o objetivo é trazer inclusão, diversidade e fortalecimento da economia local.

Com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo da Prefeitura de Goiânia, a exposição “Pluralidades” é um marco na valorização do empreendedorismo feminino negro, reunindo dez fotos de mulheres negras, sendo uma delas africana.

“Um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres negras como empreendedoras é conseguir espaços de visibilidade. A exposição ‘Pluralidades’ tem como objetivo dar visibilidade à beleza da mulher negra no mundo da moda, quebrando padrões únicos de beleza e destacando a pluralidade da mulher brasileira”, destaca Francis Telles.

O Sebrae Goiás, por meio do programa Plural, está envolvido na promoção do empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora do programa, afirma que o objetivo é promover igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão, ampliando os negócios liderados por grupos sub-representados na sociedade.

A exposição “Pluralidades” valoriza o empreendedorismo e o protagonismo das pessoas negras

“O Sebrae Delas, por exemplo, busca aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres, valorizando suas competências e habilidades. Acreditamos que a inclusão produtiva das mulheres via empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, explica Vera Lúcia.

As mulheres negras enfrentam inúmeros desafios para empreender, desde a maior carga de responsabilidade familiar até a dificuldade de acesso ao crédito. A exposição “Pluralidades” é um exemplo do que o Sebrae apoia, utilizando a visibilidade do Amarê Fashion para destacar essas empreendedoras.

“O público pode apoiar as iniciativas do empreendedorismo feminino e fortalecer o povo negro e as comunidades dando oportunidades financeiras e de espaço. A Amarê Fashion, ao oferecer espaço para uma exposição local feita por pessoas locais, promove cultura, igualdade e pluralidade”, conclui Francis Telles.

SERVIÇO

Nina Koxta Moda Africana

Instagram: @nkmodafricana

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

-

  • Amarê Fashion
  • exposição fotográfica
  • exposição Pluralidades
  • moda africana
  • semana da moda goiana