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Amarê Fashion: Marca Tuya Kalunga valoriza ancestralidade africana

De retalho em retalho as mulheres quilombolas do Tinguizal, no Território Kalunga, em Monte Alegre de Goiás, resgatam moda tradicional
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Maria Helena, os diretores Antônio Carlos e João Carlos Gouveia e parceiros do Mega Moda e do governo do estado inauguraram o espaço da marca Tuya Kalunga (Foto Edmar Wellington)

A moda com ancestralidade ganha espaço nesse universo do vestuário e proporciona inclusão, diversidade e representatividade de mulheres quilombolas da comunidade do Tinguizal, que fica no município de Monte Alegre de Goiás, no Nordeste Goiano, a 573 km capital. Na noite de quinta-feira (31), foi lançado o estande da marca Tuya Kalunga na Amarê Fashion- Semana da Moda Goiana, no Centro Cultural Oscar Niemyer, em Goiânia. O evento reuniu as chamadas “Mulheres Tuyas”, atores e parceiros do projeto: o Sebrae, o governo de Goiás (com as secretarias de Estado da Retomada, de Desenvolvimento Econômico e Social (Seds) e de Indústria e Comércio) e o Shopping Mega Moda.

O lançamento do estande e da marca no maior evento do segmento do Centro-Oeste trouxe esperança para a comunidade do Tinguizal, que está inserida no território do Patrimônio Cultural Kalunga, o maior do país em extensão (230 mil hectares) e que é formada por 78 famílias que buscam na costura de uma moda autocentrada na cultura e tradição, uma forma de gerar renda e preservar não só a identidade, mas o próprio quilombo.

Maria Helena Serafim, que está liderando a mobilização da produção de moda no Tinguizal, com o diretor superintendente Antônio Carlos (Foto Enio Tavares)

“Nunca sonhamos estar nesse espaço porque sempre sofremos com o racismo e o preconceito e hoje estamos sendo incluídos em todas as pautas, inclusive na moda. Ocupar esse espaço é inclusão social”, afirmou Maria Helena Serafim, conhecida como Tuia Kalunga e líder das Mulheres Tuyas.

Ela ressalta que ao perceber que mulheres quilombolas eram a parte mais frágil, mas também a força e a raiz que mantêm o quilombo vivo, passou a buscar o empoderamento por meio de atividades que trouxessem renda para que elas vivam, sobrevivam e mantenham o território. “Temos a consciência de que para que toda nossa cultura, identidade, vivência, saberes e fazeres sejam preservados precisamos ter oportunidade de trabalho, renda e sobretudo pertencermos a todos os espaços. Estar aqui é uma esperança, uma semente que foi plantada e que vai geram bons frutos e manter nosso território”, frisou Maria Helena.

Atualmente 32 mulheres participam das atividades em corte e costura por meio da Associação Mulheres Quilombo Kalunga de Monte Alegre e produzem roupas, acessórios e tapetes com adereços tradicionais, mas sem qualificação. E o Sebrae, o governo estadual e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) trabalham projetos e ações para que a própria comunidade possa criar e produzir a moda local. São capacitações em formação empreendedora e aceleração em design para destravar o processo criativo para elementos da moda, dentre outras ações.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enfatizou que o “Amar é”, programa social da Amarê Fashion, é uma iniciativa muito especial para todos os parceiros envolvidos que têm como objetivo alavancar o desenvolvimento de famílias em vulnerabilidade social, e essa é a primeira etapa vencida. “O entendimento do Sebrae é que todas as ações que estão sendo desenvolvidas de apoio ao empreendedorismo passam também pela oportunidade que nós temos de desenvolver os territórios nos quatro cantos do estado”, explicou.

De acordo com o superintendente, a próxima etapa é a capacitação em várias etapas, A partir da produção, do vestuário construído de acordo com o design de moda autoral, apoiar e promover o acesso ao mercado. “Nossa intenção é que a marca Tuya Kalunga seja exemplo de um caso de sucesso e seja comercializada em Goiás, no Brasil e no mundo”, disse.

Carlos Luciano anunciou que o Mega Moda Shopping vai disponibilizar espaço para uma loja da Tuya Kalunga no estabelecimento (Foto Edmar Wellington)

Espaço no Mega Moda

Durante o lançamento, o diretor presidente do Grupo Mega Moda, Carlos Luciano Martins Ribeiro, lembrou que o centro comercial já promoveu arrecadação de uma grande quantidade de retalhos para a produção de peças das Mulheres Tuyas e que sempre que for necessário vão colaborar com esses tecidos. Mas a surpresa foi que ele anunciou que vai disponibilizar um espaço para que a marca Tuya Kalunga possa comercializar os produtos em um dos maiores centros comerciais da Região da 44, que é o Shopping Mega Moda. “Eu sou um defensor da moda brasileira que representa a cultura e a nossa diversidade. Goiás tem que ser o estado da moda, e a gente tem defendido ‘uma confecção em cada alpendre’, e isso significa muita potencialidade. Estamos de portas abertas para contribuir para que a marca Tuya Kalunga tenha projeção, comercialização e reconhecimento”, afirmou.

Leandra Adriano de Assis, da GoiásFomento, falou das ações do estado

Leandra Adriano de Assis, diretora de Operações da GoiásFomento, que representou o secretário da retomada, Cézar Moura, contou que no início de 2022 a secretaria recebeu uma demanda da primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, para fazer um diagnóstico das necessidades da comunidade Kalunga. Em outubro do mesmo ano, em um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), já conseguiram levar curso básico de corte e costura e crédito social que permitiu a compra de uma máquina semi-industrial e bolsas para qualificação. “Esse foi o primeiro passo, agora junto com o Sebrae e outras entidades vamos dar seguimento ao projeto. As meninas são loucas para trabalhar, para produzirem a sua moda, a sua linha de roupa, manter a sua cultura, e algo muito importante, que é manter as raízes. Isso mostra que estamos no caminho certo”, analisou Leandra.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Wellington Matos de Lima, avaliou como uma vitória não só da comunidade e das Mulheres Tuyas, mas de todos os parceiros que trabalharam para que chegasse esse momento tão significativo para o projeto. “Hoje é um dia emblemático, importante, de agradecimento, que mostra que uma política pública do estado em parceria com o Sebrae Goiás e a iniciativa privada está dando resultados. Nós sempre trabalhamos com ações emergenciais nos quilombos, mas o objetivo do governador Ronaldo Caiado é criar um caminho de libertação e transformação das pessoas de forma duradoura e permanente”, frisou.

O secretário disse ainda que isso vai acontecer quando, respeitando os desejos, a tradição, a cultura e identidade, os projetos sejam realizados de forma que propiciem a independência financeira da região. “Esse trabalho na comunidade do Tinguizal poderá ser replicado em outros quilombos goianos e podemos trabalhar em uma rede com as comunidades comercializando seus produtos, sua arte, seus saberes para toda população do Brasil”, completou

Parceria

A parceria do Sebrae Goiás com o a comunidade Kalunga do Tinguizal começou em abril de 2022, com a visita da primeira-dama Gracinha Caiado, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Secretaria da Retomada, Sescoop e Shopping Mega Moda. Na oportunidade, além de receber doações como cestas básicas, filtros de água, kits para gestantes, a comunidade também recebeu retalhos cedidos pelo Shopping Mega Moda, palestra sobre cooperativismo com o Sescoop e a oficina “Autonomia de Quereres” com a estilista Goiana Naya Violeta (primeira do Centro-Oeste a desfilar na SPFW).

Logo após esta ação, a Secretaria da Retomada, em parceria com os Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás (Cotecs), realizou um curso básico de costura, onde 48 participantes foram capacitados e ao final ganharam o crédito social no valor de R$ 4.883,33, que adquiriram as máquinas de costura. Ainda receberam a bolsa de qualificação no valor de R$ 250,00.

Representantes das Mulheres Tuya se envolveram no clima da Amarê Fashion (Foto Enio Tavares)

Em março de 2023, o Sebrae retornou ao quilombo, em parceria com a Seds para escuta ativa junto à Comunidade, e em julho a instituição retornou com o curso Aprender a Empreender Social.

Em agosto, várias atividades foram realizadas: início da Aceleração em Design Autoral, com oficina; visita de consultor de turismo para colocar o Tinguizal no roteiro quilombola turístico da Chapada dos Veadeiros; elaboração do projeto técnico junto à comunidade para criar um ponto de venda físico em Goiânia

Em setembro e outubro haverá continuidade da Aceleração em Design Autoral, e Sebrae Goiás e demais parceiros passam a atuar em uma nova etapa, que vai da qualificação, produção em escala, acesso ao crédito, portfólio e acesso a mercado da marca Tuya. Em 2024, na parceria com o Shopping Mega Moda, será inaugurada a loja da Tuya Kalunga, criando a oportunidade de ampliação na geração de renda e desenvolvimento de negócios.

Parceiros reunidos no estande da Tuya Kalunga (Foto Edmar Wellington)

Tuya Kalunga

A criação da marca Tuya Kalunga, explica o designer do Sebrae, Luiz Fernando Pereira Passos, levou em consideração a cultura afrodescendente e seus elementos mais característicos. Na representação tipográfica foram utilizadas fontes que remetem às matrizes africanas. “A iconografia retrata uma mulher negra, altiva e empoderada”, ressalta. As três borboletas que enfeitam os cabelos, observa, representam os municípios que abrigam o sítio histórico Patrimônio Cultural Kalunga (Monte Alegre, Cavalcante e Teresina de Goiás), inclusive com suas respectivas distâncias geográficas.

SERVIÇO

Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana

Data: de 29 de agosto a 02 de setembro de 2023

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Km 01, saída para Bela Vista – Goiânia

Saiba mais sobre a Amarê Fashion clicando aqui>

Confira a programação completa da Semana da Moda Goiana:

01/09 (sexta)

  • 13h – Abertura da portaria
  • 14h – 18h – Rodada de Negócios
  • 14h – Desfile Nefélia
  • 14h30 – Talk “A moda do futuro X o futuro da moda”, com Naya Violeta, Theo Alexandre, Rafael Aquino e Isa Silva e moderação de Thaís Oliveira
  • 16h – Desfile D’Ster Moda Íntima
  • 16h30 – Lançamento do Concurso Miss Afro Ascenda
  • 17h30 – Apresentação do Projeto União Africana
  • 18h – Desfile Duuo
  • 19h – Palestra “Responsabilidade e diversidade na moda”, com Carol Barreto
  • 20h – Desfile Mega Moda
  • 20h30 – Atração artística regional
  • 21h30 – Desfile M.Pollo
  • 22h – Encerramento

02/09 (sábado)

  • 10h – Final do Concurso de Estilistas – Desfile
  • 13h – Abertura da portaria
  • 14h – 18h – Rodada de Negócios
  • 14h – Desfile Di Paula
  • 14h30 – Palestra “Fora do Eixo – Macrotendências Inverno 2024”, com Angélica Lima
  • 16h – Desfile Praxedes
  • 16h30 – Talk “Empreendedorismo de Moda e Têxtil”, com Diogo Carvalho, Diogo Couraça, Pedro Jr e Dr. Stênio Pereira Silva e moderação de Emerson Tokarski
  • 18h – Desfile Mega Moda
  • 19h – Talk “ESG na prática”, com Instituto C&A e SARAU
  • 20h – Desfile Balada | Muchacha
  • 21h30 – Show de encerramento no Palácio da Música com Fernanda Abreu
  • 23h30 – Encerramento

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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