A primeira reunião oficial voltada à construção do Plano Municipal de Turismo de Anicuns, no Oeste Goiano, teve como objetivo definir o que é esse plano e suas metas. Foram incluídos no documento a formatação de cinco produtos turísticos, com dados específicos de investimentos, discutindo com a sociedade e explicando a metodologia que será aplicada, as oportunidades que vão surgir e os efeitos na economia local.
O conteúdo apresentado traz muita informação e provocação, de acordo com a consultora do Sebrae Tatiana Fernandes. “O turismo interfere no dia a dia da sociedade, e uma dessas interferência é justamente a atração de pessoas circulando na localidade, acabando por impactar a comunidade”, explica.
A primeira etapa é o processo de diagnóstico e reconhecimento do ambiente e, a partir dos interesses, serão apontados, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela administração municipal, os requisitos necessários que precisarão ser cumpridos de forma a possibilitar realizar um um trabalho estratégico
No encontro, realizado na noite de quinta-feira (20), foram apresentados lguns casos de sucesso, como o lançamento recente da marca e dos roteiros da cidade de Cristalina, que serviu para que todos pudessem entender o que é a formatação do plano. Kelly Nogueira, também especialista em turismo, ressalta que Anicuns tem grande potencial para ser trabalhado além dos cinco produtos que serão desenvolvidos através do plano.
Os envolvidos no plano acreditam que só o comércio terá um acréscimo no movimento e na geração de emprego de cerca de 50%. O secretário de Industria, Comércio, Agricultura e Abastecimento de Anicuns, Iron Costa, e Wanderson Bonfim presidente do Comtur, acreditam que, havendo continuidade o desenvolvimento será garantido
O secretário de Turismo, Welington Rocha, que é pesquisador e acompanha o turismo no município há vários anos, é detentor de conhecimento a respeito das potencialidades e se disse satisfeito pelo trabalho que está sendo realizado. Já o prefeito Paulo Cesar José do Nascimento (Paulinho do Barreirão) ressalta que já visualiza a grandeza do projeto e do que ele pode fazer para a cidade.
Anicuns já é uma cidade acompanhada pelo Sebrae através do Fórum da Região de Turismo dentro do segmento de negócios e tradições, e esse acompanhamento é feito por uma consultora especialista que trabalha a formação de liderança e do trade turístico. O plano municipal vem para complementar tudo isso, segundo o gerente regional Flávio Vilhalba. De acordo com ele, o plano municipal é uma necessidade e um anseio da população para que haja ações planejadas. “E o Sebrae participa de forma que o plano possa atender à expectava de todos”, diz.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn