ASN GO Atualização
Compartilhe

Aparecida Shopping recebe a oficina Batalha de Vitrines para aprimorar apresentação de produtos

Solução oferecida pelo Sebrae está disponível para contratação de micro e pequenas empresas que desejam melhorar sua exposição
Por Liliane Almeida, de Aparecida de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Na quarta-feira (1º) o Sebrae Goiás realizou a Batalha de Vitrines em parceria com o Aparecida Shopping. A oficina reuniu turmas na parte da manhã e da tarde no hall da entrada principal do shopping, com o objetivo de apoiar os participantes a criarem momentos visuais extraordinários, incorporando detalhes inesperados, escala, materiais, iluminação, narrativa, uso de tecnologia ou tratamento de materiais simples em exibições visuais engenhosas que capturam a atenção e envolvem os clientes.

A Batalha de vitrines surgiu do desejo de criar algo prático, onde as pessoas aprendessem fazendo. Pautado pelo conceito “hands on”, a oficina é exatamente assim: todo mundo põe a mão na massa e aprende com as experiências que tiveram a partir do convívio em grupo, das dinâmicas de criatividade e da avaliação do resultado final.

Leonardo Duarte conduziu as atividades para desenvolver as técnicas

O criador da metodologia, Leonardo Duarte, explica que a intenção é oferecer condições para que os participantes criem momentos visuais únicos. “O objetivo é que eles entendam como fazer vitrines que geram engajamento para que o cliente deixe de ser só uma pessoa que passa e se torne a pessoa que tenha curiosidade, que deseja entender qual é a história que está sendo contada através daquela vitrine”, afirmou.

Maria Aparecida, lojista no Aparecida Shopping, já entendeu a importância da vitrine pra melhorar as vendas. Ela participou da oficina e contou que vai aplicar os aprendizados o mais rápido possível. “Eu vendo arte sacra no espaço de artesanato aqui do shopping. Gostei muito dessa experiência da Batalha de Vitrines. Apesar do desafio de conciliar as ideias dos integrantes do grupo, acho que fizemos um bom trabalho, fiquei feliz com o resultado final. Vou aplicar hoje mesmo na minha loja”, disse.

ALIs presentes

O time de Agentes Locais de Inovação (ALI) da Regional Metropolitana compareceu em peso no evento. Eles foram aprimorar os conhecimentos em vitrinismo com o objetivo de disseminar conceitos e técnicas nas empresas que atendem pelo estado. O consultor sênior Diogo Bernardo acompanhou o desempenho do time que coordena, demonstrando otimismo com os próximos passos. “Em uma estratégia muito bem elaborada pela Regional e o time de Agentes Locais de Inovação, nós viemos para cá hoje aprender um pouco mais dessas técnicas, entender como funciona o vitrinismo, ter essa noção do que pode ser aplicado para que cada ALI possa levar conhecimentos de gestão visual para as empresas que atendem. Hoje cada Agente atende em torno de 25 empresas, levando técnicas de gestão, metodologias ágeis e trazendo resultados mais rápidos para os empresários.” afirma.

As pessoas se envolvem diretamente no trabalho, tendo que atuar em equipe

A Batalha de Vitrines, solução oferecida pelo Sebrae, já fez parte da programação da Feira do Empreendedor, rodou em formato solo e está disponível para contratação de micro e pequenas empresas que desejam melhorar tanto a apresentação da sua vitrine quanto do seu produto. A coordenadora de portfólio do Sebrae Goiás, Mara Cristina, explica que a metodologia uniu o lúdico a seriedade de conceitos do Visual Merchandising, tornando essa solução ideal para todo tipo de negócio. “Sim o foco é vitrine, mas quem tem um carrinho de pipoca, picolé ou algodão doce, por exemplo, e deseja tornar o seu produto mais atraente, também pode fazer a oficina. O que fazemos aqui é expandir a criatividade do empresário para que ele possa apresentar seu produto da melhor maneira possível. Basta procurar o Sebrae por meio dos seus canais de atendimento e solicitar uma proposta personalizada ou ficar de olho no nosso calendário de eventos para participar da próxima oficina”, garante.

Conceito “hands on”

São três horas de muita mão na massa. O primeiro passo é abrir a criatividade nos participantes. Primeiramente é feito um exercício para eles entenderem como é possível criar variações em um desafio específico. A partir desse entendimento é apresentada a próxima etapa, que são as regras da Batalha. Existem alguns critérios que direcionam o trabalho dos grupos. O conceito é desenvolvido todo acerca do bom e velho vestido preto: básico, prático e querido por todos.

Uma vez que eles entendem as regras, recebem uma caixa surpresa para realizar o grande desafio: transformar o vestido preto na peça principal da vitrine, porém customizado com as ferramentas da caixa, que vão desde bolinha de isopor, o próprio saco de lixo, cartolina, fita crepe, fita colorida, arame, até papel crepom.

O vestido preto básico é o foco do desafio dado para as equipes

Eles discutem o conceito que vão trabalhar na vitrine, definem papéis partem para fazer acontecer o que foi idealizado. Tudo isso em 45 minutos. Os grupos realmente têm recursos para criar um momento visual extraordinário. Vitrine, manequim e arara de roupas compõem o ambiente perfeito para a batalha.

No final as vitrines montadas são avaliadas por uma banca, seguindo alguns critérios: aproveitamento dos materiais, conceito artístico criado e o quanto eles estiveram atentos ao tema que foi apresentado. A avaliação da banca define quem é o vencedor da disputa.

Parceria de sucesso

A parceria entre Sebrae Goiás e Aparecida Shopping já coleciona algumas ações que têm impactado positivamente o desempenho dos lojistas. A superintendente do shopping, Tatiane Faneco, reforça a satisfação com essa relação. “A gente fica muito feliz e agradece a parceria. A gente espera que esse trabalho renda muitos frutos, principalmente para os lojistas, melhorando o resultado de vendas. O grande foco desse curso de vitrine é o desempenho do nosso lojista para a gente melhorar cada vez mais a performance do shopping de forma geral”, afirmou.

Rodrigo Bento, analista de Marketing do shopping, afirma com a categoria de quem acompanha de pertinho a rotina dos lojistas “Estão todos muito animados com essa parceria. Quanto mais qualificação, melhor. Somos um shopping, vitrine é o nosso forte. Então é de suma importância esse aprendizado constante, até mesmo pra entendermos o que o mercado pede”, finalizou.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Liliane Almeida – (62) 99150-3899

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Aparecida de Goiânia
  • Aparecida Shopping
  • Batalha de Vitrines
  • oficina
  • vitrines