Em Anápolis (Regional Centro-Leste do Sebrae), a Feira do Empreendedor está sendo realizada em conjunto com a Expo Anápolis 2023, e as atividades seguem movimentadas nas oficinas, mesas temáticas, atendimentos presenciais e também nos estandes. Os eventos se encerram nesta sexta-feira (27).
Um dos espaços mais visitados está sendo o das empreendedoras Paula Marques, da Mind Coquetelaria, e Janaína Souza, da Go Prime Distribuição, que uniram forças para fortalecer seus negócios. Paula trabalha em diversos eventos servindo drinks diferenciados e também promovendo cursos de coquetelaria. E Janaína decidiu investir na distribuição de bebidas. “Nas feiras trabalhamos juntas presencialmente, e nas festas e cursos forneço as bebidas para Paula”, explicou Janaína. O estande delas contou com a parceria do Sebrae, que subsidiou 50% do valor investido.
Segundo Ewerton Costa, analista do Sebrae e coordenador geral da Feira do Empreendedor, além da realização do evento em si, a instituição também deu apoio a 48 estandes, sendo 30 do Salão de Arte e Artesanato de Anápolis (Sanarte) e 18 na área de exposição da Expo Anápolis. “Os estandes são nos segmentos de vestuário, alimentação, imobiliária e comércio geral”, detalhou Ewerton. Essa iniciativa colocou pequenos negócios lado a lado de grandes marcas. “Sem esse apoio a gente não poderia estar aqui”, disse Wirla Karla, líder de empreendedoras e que organizou um estande colaborativo com algumas parceiras, o “Mistura Feminina”.
Pela primeira vez numa grande feira, Jocelaine Alves da Silva e Clenira Santos se surpreenderam com o espaço de mercado que ainda têm a conquistar. Representantes de uma grande marca de nutricosméticos e cosméticos, elas atenderam muitas pessoas que ainda não conheciam seus produtos. “Está sendo muito positivo para nós, e queremos voltar no ano que vem com um espaço ainda maior”, comemorou Clenira.
E entusiasmo não faltou no estande de Maria Batista, expositora do Sanarte, que sentiu-se ainda mais valorizada pelo Sebrae, pois no primeiro dia de evento o diretor de Administração e Finanças, João Carlos Gouveia, escolheu peças feitas por ela para presentear o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, e a esposa, Vivian Naves, que, além de primeira-dama também é deputada estadual; e o governador do estado, Ronaldo Caiado. “Para nós, artesãos, foi muito importante ele ter levado nosso trabalho não só para eles, mas para todo mundo que estava vendo”, agradeceu.
Na palestra principal da noite, havia muitos olhos atentos e com sede de conhecimento na plateia para presenciar o empresário Vitor Cardoso falar sobre “O Poder do Networking”. Ele, com muitas parcerias, tem se destacado em Goiás na realização de eventos empresarias, dentre outras atividades. Idealizador do Congresso Empresarial Goiano (Conego), Vitor também é advogado, mentor empresarial, business manager e, mesmo jovem, possui mais de dez anos de experiência em gestão empresarial, além de ser especialista em liderança e gestão do conhecimento.
Tudo isso fruto da dedicação em estudar e praticar assuntos relacionados à sua área de especialidade e também de psicologia e neurociência, dentre outros. Segundo ele, é preciso conhecer e entender os ecossistemas (família, amigos, trabalho, etc.) em que cada um está inserido e avaliar constantemente se esse ambiente está sendo favorável ao crescimento profissional e à rede de relacionamentos que se almeja alcançar. “Somos a média das cinco pessoas que mais convivemos”, alerta ele, garantindo que isso é fato comprovado. “Se num ambiente você for a pessoa mais inteligente, isso não te levará para o próximo nível”, explicou. De acordo com ele, isso requer esforço muito mais na parte de comportamento do que de estudo, pois fazer conexões requer ir a eventos, visitar lugares e estar com pessoas diferentes, o que exige que se saia da famosa zona de conforto. “É preciso estar disposto a sair dela”, alertou.
A partir daí é percorrer um caminho sem volta, pois, ao se adotar comportamentos que levam ao sucesso é inevitável não atingi-lo. Também alertou sobre a sede exagerada de se buscar apenas a riqueza material e de não respeitar os processos da naturalidade do networking profissional, além da necessidade de se estar atento à relação espiritual e ao propósito de vida, acordando todos os dias com obstinação.
Nesta sexta-feira (27), as atividades continuam no Centro de Convenções de Anápolis. A finalização dos eventos será com a palestra “Quem faz a Diferença sou Eu”, de Júlio César França. Natural de Minas Gerais, ele está entre os 20 melhores palestrantes do Brasil, possuindo uma abordagem clara e direta e conduzindo os espectadores à reflexão, emoção e razão, sentimentos que permeiam a vida pessoal e profissional.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn