A Loja Sebrae de Artesanato na 27ª edição da CASACOR promete ser um espaço de imersão rico em tradições culturais e memórias do estado. Com tema “Ancestralidade”, mais de 3 mil peças de artesanato especialmente selecionadas estarão em exposição e comercialização, de 09 de maio a 23 de junho, em Goiânia, durante o maior evento de arquitetura, design de interiores, arte e paisagismo das Américas, que este ano tem como temática “De Presente, o Agora”. A loja terá 80 metros quadrados recheados de peças de arte que refletem a identidade e a história goianas.
Mais de cem expositores, entre artesãos e cooperativas do segmento, vão mostrar a diversidade de materiais e técnicas singulares em conexão com a história e os hábitos culturais seculares que dão vida às peças. Madeira, folhas, fibras, palha de milho, sementes, argila, crochê, metais de descarte que se transformam em esculturas, vasos, tapetes, móveis, luminárias, joias, biojoias, quadros, bordados feitos à mão que remontam a séculos anteriores, objetos de cozinha e muitas outras peças para decorar e contemplar. São expressões artísticas que vão além do simples fazer manual. Elas carregam significados profundos e ligação com o passado.
No estande do Sebrae na CASACOR Goiás, os visitantes terão a oportunidade de ver de perto o trabalho de artesãos goianos que trabalham com a diversidade de elementos, muitos deles do bioma Cerrado, trabalhados de forma sustentável. O espaço foi especialmente criado pela arquiteta Isis Dallarni para dar visibilidade às peças, e a iluminação e a disposição dos trabalhos foram pensadas com detalhes. Para a gestora estadual do Programa de Artesanato do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, será uma experiência rica e diversificada.
“Trabalhar a ancestralidade no artesanato goiano é uma maneira de preservar tradições, e o Sebrae está levando o melhor do artesanato goiano para a CASACOR, que é uma vitrine estadual e nacional. Nosso objetivo é ampliar o acesso a mercado dos nossos artesãos, que terão oportunidade de comercializar, fazer network, fortalecer o pós-venda e as futuras parcerias entre si e com os profissionais de arquitetura e design de interiores”, avalia.
O artista popular Viníciu Fagundes, por exemplo, expõe suas peças na Loja do Sebrae na CASACOR e participa pelo quarto ano consecutivo com seu trabalho em um ambiente do evento. Neste ano ele estará com três obras (dois quadros e uma escultura) no ambiente dos arquitetos Paulo Reis e Natiara Reis. “A loja do Sebrae dá visibilidade para o artesanato goiano, e o pós-evento sempre rende parcerias futuras”, afirma Viníciu, que também é engenheiro ambiental e já teve seu trabalho exposto em novelas da Globo e no programa Mais Você.
A Loja Sebrae de Artesanato na CASACOR possui um diferencial. Ela é gerida pelos artesãos Ricardo Santiago e Dulceny Pereira da Silva, conhecida como Tuka, que trabalham com atendimento personalizado. Por meio deles, os clientes obtêm informações precisas tanto dos artesãos como das peças que fazem parte da exposição. “Além da exposição e venda dos produtos, a loja gera também uma motivação ao artesão, já que é comum que curadores, lojistas e profissionais da arquitetura e design de interiores conheçam o artesanato goiano”, frisa Daniela.
Empreendedorismo e arte
De acordo com o Sistema de Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil (Sicab) e a Secretaria de Estado da Retomada, Goiás possui atualmente 10.863 artesãos. Nesse cenário o papel do Sebrae com o Programa de Artesanato é fundamental e contribui significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento formado em sua maioria por microempreendedores individuais e micro e pequenos negócios.
O Sebrae atua como um catalisador para esses pequenos negócios, com jornadas de capacitações, cursos e missões técnicas que colaboram para que os artesãos tenham melhorias no processo de gestão, na qualidade da produção, na adoção de práticas inovadoras, sustentáveis e com eficiência energética, no fomento à cultura empreendedora e na melhoria do ambiente de negócios, o que beneficia todos os expositores.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destaca que a CASACOR é uma vitrine para o mercado. “O artesanato goiano é uma importante fonte de renda aos empreendedores do estado e, mais ainda, é uma rica identificação cultural. O Sebrae, enquanto instituição de apoio ao micro e pequeno empreendedor, se orgulha de enaltecer as obras dos artesãos goianos. O evento é uma oportunidade valiosa de apresentar os seus trabalhos, sendo isso o que nós buscamos: caminhos que valorizem as ações daqueles que começaram pequenos e, com muita dedicação, estão se tornando cada vez maiores”, ressalta.
Sobre a CASACOR Goiás
A mostra que começa dia 09 de maio terá como palco a antiga academia Athletics, no Setor Bueno, em Goiânia. O local terá 37 ambientes planejados por 56 profissionais da arquitetura, design e paisagismo. O tema deste ano é “De Presente, o Agora”. Até o dia 23 de junho, o público poderá conhecer soluções de como morar bem, inovações tecnológicas e as últimas novidades do mercado de acabamentos, revestimentos, mobiliário, iluminação e paisagismo, entre outros.
SERVIÇO
Loja Sebrae de Artesanato na 27 ª edição da CASACOR Goiás
Data: de 9 de maio a 23 de junho
Local: Avenida T-12 esquina com avenida T-37, nª 20, Setor Bueno, antiga Academia Atlethics
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 15h às 22h e fim de semana a partir das 12h
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn