ASN GO
Compartilhe

Arte que inspira, intensifica e transforma vidas

Artesã goiana já teve suas biojoias expostas na São Paulo Fashion Week e é exemplo do poder do empreendedorismo
Por Aline Bouhid, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Artesã goiana já teve suas biojoias expostas na São Paulo Fashion Week e é exemplo do poder do empreendedorismo

Alda Assis faz sucesso com suas biojoias e também atua com grupos de mulheres (Fotos Arquivo Pessoal / Divulgação)

A artesã goiana Alda Assis é um exemplo do poder que a arte e o empreendedorismo têm de transformar vidas. Não apenas modificou a sua vida, mas agora, como empreendedora, ela mostra seu trabalho para o mundo e ainda promove ações de capacitação buscando empoderar outras mulheres em situação de vulnerabilidade. Alda conta que descobriu o artesanato em 2011, após sair de um relacionamento de 29 anos. O trabalho da artesã/empreendedora foi um dos concorrentes da 5ª Edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que contou mais de mil inscritos de todo país. “Participar da competição, estar entre os destaques, é algo importante, ainda não foi dessa vez, e resiliência também é aprendizado, certo?”, reflete.

Como muitas mulheres sem experiência e formação profissional para ingressar no mercado de trabalho e garantir o próprio sustento, ela foi obrigada a buscar no empreendedorismo formas que garantissem seu sustento. Foi aí que começou a fabricar biojoias e escreveu um novo caminho em sua vida. E, com a ajuda do Sebrae aprimorou seu conhecimento acumulado e alavancou seus sonhos. As peças da artesã foram parar até nas passarelas da São Paulo Fashion Week.

A gestora do projeto de artesanato e analista do Sebrae Goiás Daniela Caixeta explica que o foco de sua atuação é organizar o segmento goiano transformando esses artesãos em grandes empreendedores. “Estamos buscando sempre fomentar práticas empresariais para tornar os negócios de artesanato mais competitivos aqui e nacionalmente, promovendo a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema à economia criativa e à produção associada em nosso estado”, afirma Daniela.

No caso da Alda Assis, o artesanato foi ponto de partida para a construção de uma trajetória profissional que possibilitou não somente sua independência financeira, mas a de uma de rede de mulheres que ela veio a auxiliar depois. Por meio de um projeto em 2017, Alda ensinou outras mulheres a trabalhar com biojoias e a garantir o sustento de suas famílias e a dignidade que tanto precisam. Foram repassadas técnicas de conservação, pintura, polimento e aproveitamento de materiais descartados pelo meio ambiente. “O evento durou cinco dias, com direito a palestras, vivências, e a tão sonhada oficina, foi tudo perfeito, um sonho realizado e uma das melhores coisas que fiz na minha vida profissional, com certeza, espero que venham outros”, comenta.

Biojoias da artesã goiana já estiveram até na São Paulo Fashion Week

Para a confecção das suas biojoias, a matéria-prima vem da própria natureza e estimula a relação mais íntima com a criatividade e reencontro pessoal. “Esse trabalho me fez reencontrar comigo mesma, me curou, me mostrou outro lado da vida, com possibilidades imensas de crescimento, e foi onde o Sebrae entrou na minha vida. Ali aprendi tudo o que precisava sobre empreendedorismo, com oportunidades de viagens, troca de conhecimentos, missões e muito mais”, finaliza.

SERVIÇO

Alda Assis – Biojoias

Instagram: www.instagram.com/alda_assis/

Loja: https: //filhasdemariabiojoias.com.br/

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491

Na Regional Metropolitana | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Pollyana Cicatelli (62) 99221-6861

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Alda Assis
  • arte
  • artesã
  • biojoias