ASN GO
Compartilhe

Artista do projeto de artesanato do Sebrae Goiás vai representar estado na Expo Favela Innovation Brasil

Maicon Soares, que trabalha com esculturas feitas com peças de descarte de oficinas, ficou entre os expositores TOP 10 e em novembro participa da maior edição nacional da feira
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Os TOP 10 selecionados para representar Goiás na Expo Favela Innovation Brasil (Foto Expo Favela/Divulgação)

Durante os dois dias de Expo Favela Innovation 2024 em Goiânia, 28 e 29 de junho, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, jurados que fizeram parte da Banca de Notáveis escolheram os dez melhores negócios que estavam em exposição. Os critérios analisados foram criatividade, inovação, representatividade, capacidade de crescimento e impacto na sociedade onde foi criada. Maicon Soares, artista e escultor que faz parte do Projeto Sebrae de Artesanato do Estado de Goiás, ficou entre os TOP 10 e é um dos representantes de Goiás que vai participar da Expo Favela Innovation Brasil, em São Paulo, no mês de novembro.

“Foram dias intensos, de muita receptividade ao meu trabalho. Agradeço por essa oportunidade, e agora é aguardar o fim do ano para levar o nome de Goiás para uma feira nacional”, comemorou Maicon, que aproveita peças de descarte de oficinas para produzir esculturas que chamaram a atenção da líder da Escola de Negócios da Favela e curadora de empreendedores na Expo Favela Brasil, Cleo Santana. “Apaixonada pelo trabalho do @maiconsoares_escultor”, publicou ela no Instagram.

Maicon Soares, artista e escultor que faz parte do Projeto Sebrae de Artesanato do Estado de Goiás, um dos selecionados (Foto Arquivo Pessoal/Divulgação)

De acordo com os organizadores, a feira, que é voltada para dar visibilidade, gerar oportunidades e networking a empreendedores das regiões periféricas, atraiu cerca de 20 mil visitantes e gerou mais de R$ 2 milhões em negócios. A Expo Favela Innovation em Goiânia trouxe palestrantes e artistas nacionais como Pedro Lins, apresentador do Pequenas Empresas, Grandes Negócios, Davi Braga, investidor de Startups, Edi Rock, do Racionais MC’s, e MV Bill, entre outros.

No sábado pela manhã, o Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, falou sobre “Liderança empresarial, social e inovação: estratégias para o crescimento sustentável das organizações”, em um painel que reuniu também o secretário de Estado da Retomada, César Moura, o presidente do Sistema OCB, Luís Alberto Pereira, a CEO da Pop Corn Gourmet, Elaine Moura, a gerente de Vendas da Unimed, Rosana dos Santos e o CEO do Up Summit em Goiás, Wasley Costa.

Painel no sábado reuniu o secretário de Estado César Moura, o Diretor do Sebrae Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a CEO Elaine Moura, da Pop Corn Gourmet, o presidente Luís Alberto Pereira, do Sistema OCB, a gerente Rosana dos Santos, da Unimed, e o CEO Wasley Costa, do Up Summit Goiás (Foto Edmar Wellington)

No período da tarde, o painel com o tema “Empreendedorismo: explorando as inovações para transformar o turismo e a diversidade cultural das regiões em grandes oportunidades de negócios” teve a participação do analista do Sebrae João Luiz Prestes, que citou o exemplo da bala de banana da cidade de Antonina, no Paraná. “O grupo incluiu inovação (branding, design, embalagem com iconografia da região), com manutenção da tradição (embalagem de papel desde anos 70), transformação digital (gestão), marketing (storytelling, o contar histórias nas redes), inclusão do e-commerce (venda de produtos para agregar valor ao produto), reconhecimento como Indicação Geográfica (produtos de denominação de origem)”, contou.

Para João Luiz, o turismo em Goiás tem se impulsionado e reinventado justamente para buscar mercado, já que o estado tem potencialidades para vários tipos de turismo. “O Sebrae trabalha muito fortemente com rotas turísticas, como a Rota dos Queijos e Vinhos, na região de Pirenópolis, Rota do Bem-Estar, na Chapada dos Veadeiros, Rota das Cervejarias Artesanais, Cafeterias, Hamburguerias e Pit Dogs em Goiânia”, citou. O analista ressaltou que a instituição investe na capacitação dos empreendedores, no acesso a mercado por meio de missões técnicas nacionais e internacionais e que a inovação não precisa ser tão ‘cyber’, mas que precisa ser pensada e planejada para o sucesso dos empreendimentos turísticos.

O analista João Luiz Prestes falou sobre indicação geográfica e importância de qualificar as regiões turísticas (Foto Edmar Wellington)

O painel foi mediado pela professora doutora em Turismo e do quadro da Goiás Turismo, Giovana Tavares, Thales de Oliveira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia, Sandra Mendez, consultora, empresária e colíder do grupo Mulheres do Brasil, e dos paulistas Alex Vilela, empreendedor periférico, e Edilene Loiola, CEO da SouLog.

Veja a lista dos TOP 10 que irão a São Paulo com todas as despesas pagas, em novembro, na Expo Favela Innovation Brasil 2024:

  • Maicon Escultor (artes plásticas)
  • Exodus (moda)
  • Ilê Arquitetura (arquitetura acessível)
  • MV Serviços Express (transporte Pet)
  • Ginga funk (dança)
  • Pretas de Barro (doces)
  • Bruna Kethlem Beauty (beleza)
  • Área 51 (moda urbana)
  • Hello Art (jogos pedagógicos)
  • Arte com Amor (artesanato)

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • escultor
  • Expo Favela
  • Goiânia
  • Regional Central