Aragarças tem feito história na Sala do Empreendedor, que foi reaberta no final do ano passado. No ano de 2024, foram registrados 483 atendimentos divididos em três períodos distintos da procura do microempreendedor pelo espaço.
Segundo o atendente da sala Ilson Santos, a maior procura é no princípio do ano. “O começo de ano é tumultuado devido à declaração de Imposto de Renda. Os empreendedores nos procuram em busca de informação para saber como fazer a declaração. Também somos bastante requisitados para a retirada de boleto para o pagamento do Simples e na busca de parcelamento de dívidas”, afirma.
O atendente explica ainda que antes da reabertura da sala, os empreendedores buscavam o Sebrae de Barra do Garças (MT) para serem atendidos. “Hoje temos o atendimento aqui na nossa cidade nos aproximando mais dos empreendedores locais. Eles têm nos procurados para tirar vários tipos de dúvidas como emissão de notas e troca de CNAE”, diz.
Ilson destaca também que quer se especializar para atender cada vez melhor os empreendedores locais. “Eu pretendo fazer uma atualização no Sebrae para aperfeiçoar ainda mais o meu atendimento com os empreendedores. Buscamos atender muito bem as pessoas e tem surtido um efeito muito positivo na cidade”.
O secretário da Indústria e Comércio de Aragarças, Manuel Nizan, explicou que quando a atual gestão do prefeito assumiu em 2021, ele e o secretário na época buscaram o Sebrae para implantar a sala. “Fomos à Goiânia para viabilizar a vinda da Sala do Empreendedor para a cidade. Fizemos essa parceria que foi muito importante para sanar as dúvidas dos empreendedores locais. Acabou que essa iniciativa não deu continuidade em 2022 com a mudança de secretariado”, conta.
Em 2023, Manuel retorna como secretário e voltou a contatar o Sebrae no final do mesmo ano para reativar a sala. “Quando assumi a pasta estava com 1,3 mil MEI abertos e hoje estamos com mais de 4 mil MEI com atendimento de excelência na Sala do Empreendedor. Antes não estávamos bem classificados no Sebrae e hoje já estamos com a indicação para sermos uma sala ouro em atendimento”, comemora.
Além dos atendimentos de dúvidas dos empreendedores, o secretário afirma que a cada dois meses realizam cursos de qualificação para os empresários. “Conseguimos trazer mais de oito cursos e oficinas para Aragarças”, diz. Os projetos são para ampliar ainda mais a iniciativa com o agendamento de novas qualificações para a cidade. “Essa parceria do município com o Sebrae é muito interessante”, finalizou.
E quem agradece o espaço são os empreendedores que reconhecem o atendimento de excelência, como é o caso de Elenilto Siqueira da Silva, da CT Produções e Eventos. “Tinha algumas dúvidas sobre o meu MEI e fui muito bem atendido e assistido. Me informaram tudo que precisa. O Ilson está sempre pronto para ajudar e resolveu os problemas que tinha. Sou cantor e uso minha empresa para vender show e dar nota. Tudo top de linha de primeira qualidade”, disse o empreendedor.
Opinião compartilhada por João Soares, que tirou seu CNPJ de MEI como vendedor. “Minha empresa tem de três para quatro anos e busquei a Sala do Empreendedor para regularizar a situação e negociar minha dívida. O atendimento foi 100% excelente. Além de orientar a melhor forma para atender minha demanda, o atendente explica muito bem para a gente e tira todas as minhas dúvidas”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn