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Atendimento presencial no Sebrae fortalece ações junto a empreendedores e complementa canais digitais

Múltiplos canais proporcionam soluções amplas e integrais para as necessidades do usuário
Por Izabela Carvalho, Aparecida de Goiânia
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No Sebrae, o atendimento ao empreendedor não é limitado a um único canal. A fim de facilitar o acesso aos produtos e serviços, disponíveis para potenciais empresários, microempreendedores individuais (MEI), empresários de micro e pequenas empresas, produtores rurais e artesãos, a instituição aposta em uma estratégia “omnichannel” (canais múltiplos) que integra o digital e o presencial. “O ambiente on-line amplia o acesso à informação, e o contato humano presencial aprofunda o relacionamento e torna as soluções mais assertivas”, explica a gerente da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira.

Segundo ela, embora os canais on-line sejam de mais fácil acesso, o atendimento presencial permite entender mais profundamente o contexto do empreendedor, suas dores e necessidades, algo que o digital ainda não capta com tanta empatia. “Consultores e analistas do Sebrae conseguem traduzir as orientações digitais em planos de ação práticos, adaptados à realidade do negócio. Esse contato humano fortalece o vínculo de confiança com o Sebrae, gerando maior engajamento e adesão a programas. Por exemplo, o empresário faz um curso on-line sobre fluxo de caixa e, ao visitar o ponto de atendimento, recebe uma orientação presencial que dará dicas de como aplicar o que aprendeu”, detalha a gerente.

A gerente da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, explica que ambiente on-line amplia o acesso à informação, e o contato humano presencial aprofunda o relacionamento (Foto: Edmar Wellington)

Camila destaca também que o atendimento omnichannel, no qual o histórico do cliente é compartilhado entre os canais, permite que quem inicia um contato digital possa continuar o atendimento presencialmente sem perder informações. A instituição vem investindo em sistemas integrados (CRM Sebrae) e rotas híbridas, para que o cliente tenha uma experiência fluida.

A modalidade de atendimento sem necessitar de agendamento prévio também é um diferencial importante do Sebrae, porque amplia o acesso e reduz barreiras para o empreendedor. “No entanto, ele também exige gestão ativa da demanda e estratégias de fluidez operacional para garantir que a experiência seja positiva”, destaca.

Todo o processo no Sebrae é coordenado e organizado, com triagem presencial rápida em que um colaborador de recepção realiza uma breve conversa para identificar o tipo de demanda, seja ela dúvida simples, atendimento técnico, consultoria ou curso. E depois partindo para um atendimento segmentado por temas de interesse, contando com sinalização visual e gestão de senhas no painel, para manter o fluxo organizado. A gerente ressalta que enquanto aguarda, o empreendedor pode tomar um cafezinho e ter a oportunidade de se conectar com outros empreendedores, aprendendo de forma prática a fazer networking.

O atendimento presencial é gratuito, por ordem de chegada e tem como temas Planejamento Empresarial, Finanças, Marketing e Vendas, Atendimento ao MEI e Orientação Contábil e Fiscal. A duração poderá ser de até uma hora. A retirada de senhas ocorre até as 17h. Após este horário, casos específicos serão analisados individualmente. De acordo com Camila, esses temas não foram escolhidos ao acaso. Eles representam as principais demandas, lacunas de gestão e oportunidades de impacto identificadas entre micro e pequenos empreendedores. Planejamento é o ponto de partida de todo negócio; Finanças são o maior gargalo dos pequenos negócios; Marketing e Vendas aborda a ponte entre o produto e o cliente; Contabilidade é a base da regularidade e da gestão legal; e MEI é a porta de entrada para o empreendedorismo formal. “Esses temas são os fundamentos universais da gestão empreendedora, cobrindo as maiores dores do público atendido pelo Sebrae. Juntos, eles compõem uma trilha lógica de maturidade empresarial do início, MEI e planejamento até a consolidação, com finanças, contabilidade e marketing e vendas”, assinala a gerente.

O Sebrae Goiás aposta em uma estratégia “omnichannel” (canais múltiplos) que integra o atendimento digital e o presencial (Foto: Silvio Simões)

Além de todo o arsenal de vantagens diante das principais dúvidas dos empreendedores, o atendimento presencial representa otimização de tempo para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, no período de uma hora, sem restrição na qualidade de atendimento, ou seja, o cliente pode ir às agências e escritórios regionais do Sebrae quantas vezes forem necessárias e pode aproveitar o horário de almoço, porque os atendimentos ocorrem sem interrupção, e ainda com facilidade de estacionamento e de acesso para os clientes que estão em capacitação. O atendimento prevê ainda a impressão de documentos como ficha técnica dos produtos e serviços do Sebrae; guia DAS MEI, Nota Fiscal, certidões e outros.

Instituições financeiras

Como uma das importantes questões na jornada empreendedora é o crédito, o Sebrae também conta com instituições financeiras parceiras de fomento ao crédito participam das orientações. Confira algumas delas:

  • Banco do Brasil: como parte da parceria com o Sebrae para facilitar acesso a crédito e oferecer produtos alinhados às micro e pequenas empresas.
  • Caixa Econômica Federal: parceria para linhas de crédito com condições especiais para pequenos negócios, em conjunto com o Sebrae e o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe).
  • GoiásFomento: agência de fomento com atuação no estado, colaborando com o Sebrae no acesso ao crédito para micro e pequenas empresas.
  • Sicoob (cooperativa de crédito): acordo com o Sebrae para ampliar o volume de crédito via Fampe.

Quarta de Crédito

Semanalmente o Sebrae tem um dia especial destinado a atendimentos, a “Quarta de Crédito”, um serviço recorrente, na sede da instituição, em Goiânia (Regional Central), que oferece orientação financeira e suporte para que pequenos negócios tenham acesso a crédito. Nessas ocasiões, empreendedores podem obter informações sobre linhas de financiamento, negociar dívidas e receber auxílio de especialistas e parceiros financeiros para organizar a saúde financeira de suas empresas. Nas Regionais do interior, o atendimento geralmente ocorre presencialmente nas agências e escritórios do Sebrae e, em alguns casos, pode ser agendado pelo telefone ou WhatsApp.

  • Ocorre toda quarta-feira nas unidades do Sebrae que oferecem o serviço, como em Goiânia.
  • Agendamento: é possível agendar o atendimento gratuitamente ligando ou mandando mensagem de WhatsApp para o número 0800 570 0800.
  • O Sebrae também apoia o empresário na sua dificuldade de conseguir um avalista por meio do Fundo de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Fampe), em que oferece garantia complementar, facilitando que empreendedores vulneráveis a barreiras de garantia obtenham financiamento.

“Essas parcerias e esse apoio permitem que as micro e pequenas empresas acessam linhas de crédito com condições diferenciadas, sejam taxas, prazos ou carências, graças à mediação do Sebrae e à atuação dos bancos e cooperativas, além de garantir um crédito consciente, onde o empreendedor tem ainda mais chances de atingir seus objetivos de crescimento ou saneamento financeiro”, complementa Camila.

Polos nos municípios

O Sebrae atua nos 246 municípios de Goiás e tem escritório fixo em 12 Municípios: Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Posse, Porangatu, Goianésia, São Luís dos Montes Belos, Catalão, Jataí, Rio Verde e Caldas Novas. Além disso também atua em 148 Salas do Empreendedor espalhadas pelo estado, mantidas em parceria com o poder público. Todos os escritórios e pontos de atendimento estão preparados para atender o empreendedor.

Fale com o Sebrae: https://www.sebraego.com.br/fale-com-o-sebrae/

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INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

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