
A última reunião ordinária da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), realizada na quarta-feira (14), foi marcada pela inauguração de um Ponto de Atendimento Presencial (PAP) do Sebrae Goiás. O serviço prestado promete transformar o dia a dia de milhares de micro e pequenos empresários anapolinos.
A cerimônia foi acompanhada por membros da diretoria da Acia, representantes de instituições parceiras, empresários locais e imprensa. O PAP tem a proposta de oferecer orientação direta e prática a quem está começando ou quer fortalecer sua empresa, especialmente os Microempreendedores Individuais (MEI), que hoje representam quase 30 mil dos 57 mil CNPJ ativos na cidade.

Camila Moreira, gerente da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, destacou a importância do momento. “Estamos muito felizes nesse retorno. Acreditamos que essa junção das duas instituições é poderosa para os nossos empresários”, afirmou. Para ela, o novo espaço permitirá que o Sebrae atue de forma ainda mais próxima da comunidade empresarial de Anápolis, especialmente de quem antes via o acesso aos serviços como um obstáculo. “É o momento da gente poder pegar na mão mesmo do empresário, ensinar para ele, começar certo”, completou.

O presidente da Acia, Luiz Ledra, reforçou a relevância da parceria. Em suas palavras, o PAP é um passo importante na qualificação do ecossistema empresarial local. “A dor do menor é a mesma dor do maior. A gente vai tentar direcionar essas empresas para ter mais êxito nas suas forças”, pontuou. Ele ainda destacou que o ponto de atendimento será fundamental para conectar os empreendedores aos programas do Sebrae, como o Empretec e o Sebraetec, com foco em capacitação e inovação.
A localização do PAP foi outro ponto elogiado por empresários e representantes institucionais. Situado na sede da Acia, em área central da cidade, o novo ponto facilita o acesso de quem mais precisa. “Às vezes, o empresário está naquela dor, sem saber o que fazer com a gestão. Precisou da gente, precisou da Acia, precisou do Sebrae, precisou de um apoio: conte com a Acia, conte com o Sebrae”, disse Ledra.

Durante o evento, Sérgio Monturil, gerente regional do Sebrae, trouxe dados que reforçam a estratégia da escolha do local. Segundo ele, só no centro de Anápolis existem mais de 6 mil empresas. “A presença física do PAP facilita o acesso e potencializa nosso alcance a mais de 20 mil negócios”, explicou. Monturil também reforçou que o Sebrae tem soluções personalizadas para cada etapa da jornada empreendedora, desde a formalização até a maturidade dos negócios.
A atuação do novo PAP será ampla. O espaço vai oferecer serviços como abertura e baixa de empresas, emissão de notas fiscais, alterações cadastrais, orientações sobre crédito, consultorias e capacitações em áreas como finanças, marketing, atendimento, planejamento e até mesmo uso de inteligência artificial nos negócios. Tudo isso com uma equipe treinada e preparada para oferecer atendimento de qualidade. Robson Tolentino, responsável pelas ações do Sebrae em Anápolis, seguirá na articulação estratégica da unidade.

Participações e Mês do MEI
Camila Moreira também aproveitou para divulgar a programação especial que o Sebrae realiza durante o Mês do MEI. As atividades incluem oficinas, cursos, palestras e consultorias com temas voltados à realidade dos microempreendedores. “Procurem o Sebrae e se capacitem, que esse mês está especial para o micro e pequeno empresário”, reforçou a gerente.
A inauguração do PAP em Anápolis também é fruto de um esforço conjunto entre várias instituições. Além do Sebrae e da Acia, a articulação conta com apoio do Sinduscon, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e de outras entidades locais comprometidas com o desenvolvimento econômico da cidade.
A estrutura do novo ponto foi pensada para ser acolhedora e eficiente. Mais do que um balcão de atendimento, o PAP se apresenta como um centro de soluções empresariais, no qual quem empreende pode tirar dúvidas, receber orientações e encontrar caminhos reais para enfrentar os desafios do mercado. Para muitos, trata-se de um canal direto de escuta e apoio. Em um cenário ainda desafiador para boa parte dos negócios locais, ter onde buscar ajuda, orientação e formação pode ser decisivo. É a concretização de uma parceria que entende, acolhe e caminha ao lado de quem empreende.
O PAP da Acia já está em funcionamento. Empresários interessados podem procurar o local durante o horário comercial e aproveitar a estrutura para dar novos passos nos seus negócios. Os atendimentos presenciais do PAP na ACIA já estão disponíveis e os serviços podem ser consultados diretamente na sede da entidade, no centro de Anápolis.
SERVIÇO:
Endereço da ACIA: Rua Manoel D’Abadia, nº 335, centro. Anápolis.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn