ASN GO Atualização
Compartilhe

Batalha de Vitrines aperfeiçoa habilidades de lojistas para atrair clientes

Capacitação do Sebrae estimula a criação de vitrines criativas e inovadoras que impactam na decisão de compra dos clientes
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

A página no site do Sebrae ‘Dicas para uma vitrine campeã de vendas’ revela que a vitrine é a motivação para até 70% das vendas de uma loja, pois ela consegue transmitir a identidade visual, os valores e o estilo da empresa, de forma criativa e atraente, além de influenciar diretamente na decisão de compra do cliente.

Para não ficar fora de moda, o Sebrae Goiás, por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, estabeleceu uma parceria com o Shopping Estação Goiânia – Centro Universitário Estácio de Goiás para promover a Batalha de Vitrines, uma oficina onde os participantes aprendem, na prática, como criar o design de vitrines que encantam e engajam clientes.

-

O consultor Beto Silva dá explicações para que os participantes encarem um verdadeiro desafio de criação. Divididos em três grupos e orientados pelo consultor do Sebrae Goiás Carlos Alberto Souza e Silva (Beto Silva), os participantes ‘encaram’ um verdadeiro desafio de criação. “Com momentos visuais, detalhes inesperados, escala, materiais, iluminação, narrativa e uso de tecnologia ou tratamento de materiais simples, os grupos devem montar, a partir de um conjunto de peças, iguais para todos, a vitrine mais atraente e coerente com os materiais propostos naquele momento”, explicou o consultor.

Em três horas de duração são trabalhados os conceitos de vitrinismo de uma forma lúdica. “A ideia é mostrar aos alunos que é possível construir uma boa vitrine com poucos recursos e que ela fique atrativa, que consiga despertar no público a vontade de comprar”, analisa. O consultor lembra que a vitrine é um vendedor silencioso que pode vender muito, se bem elaborada, ou não vender se não tiver requisitos que agreguem valor aos produtos. Para ele, são conhecimentos que os participantes vão poder aplicar no curso de Design de Moda, nos locais de trabalho e como potenciais empreendedores.

Cada integrante participa ativamente durante todo o período da capacitação

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda da Estácio, Ana Carolina Santana, a Batalha das Vitrines é uma capacitação importante porque trabalha várias competências com os alunos e fundamentos que vão desde a exposição atraente dos produtos até a captação do cliente para que, assim que ele adentre a loja, o trabalho facilite a venda e a fidelização. “Eles vão precisar entender de cor, composição de ritmo, de peças, de equilíbrio, texturas e combinar todos esses elementos de forma que traga conforto visual para quem passe pela vitrine, mesmo sem intenção inicial de compra”, ressalta.

Os critérios de avaliação da batalha são: conceito artístico (como o tema é apresentado), a criatividade na aplicação do tema (como são utilizados os recursos disponíveis na construção da vitrine); o uso de uma peça de roupa e uma peça secreta (como são utilizados os itens obrigatórios) e o impacto visual da vitrine (impressão geral que causada ao público). Durante uma hora e meia cada grupo interage e estabelece a forma de trabalho em equipe, e as vitrines foram tomando forma. Ao final, cada grupo apresenta o conceito e o resultado da criatividade e aplicação das técnicas.

Ana Carolina Santana, da Estácio, e Beatriz Dorneles, do Sebrae: melhoria no desempenho pessoal e profissional

A banca avaliadora, que foi formada por Ana Carolina, Beto Silva e pela analista e gestora da Regional Central do Programa Nacional de Educação Empreendedora, Beatriz Dorneles, deu o feedback para os grupos e elegeram a vitrine que cumpriu os critérios e apresentou melhor impacto. “A Batalha de Vitrines é uma oportunidade que os alunos têm de vivenciar o trabalho em equipe, expandir a criatividade e melhorar o desempenho pessoal e profissional que, com certeza, será colocado na prática profissional e empreendedora”, avalia.

Para Ana Carolina, a prática permite que os estudantes saiam da faculdade com um desenho de negócio, com técnicas de planejamento para que, ao criar o próprio negócio, ele já nasça saudável. “Com a Batalha das Vitrines com o apoio do Sebrae Goiás, os alunos têm a oportunidade de ter contato também com noções de um negócio sustentável e já saem com uma sementinha do conceito de empreendedorismo”, diz.

Time trabalha duro para mostrar sua capacidade de criar além do óbvio e conquistar clientes

Confira a agenda da Batalha de Vitrines e inscreva-se.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Batalha de Vitrines
  • Estação da Moda
  • Estácio
  • Estácio de Sá
  • Goiânia
  • shopping
  • Shopping Estação Moda
  • vitrine
  • vitrines