ASN GO Atualização
Compartilhe

A batalha dos brechós

Por meio da Batalha de Vitrines criada pelo Sebrae Goiás participantes criam vitrines com matérias simples e reutilizáveis
Por Adrianne Vitoreli e Renato Feitosa
ASN GO Atualização
Compartilhe
Participantes da Batalha de Vitrines no Shopping Gallo (Foto Divino Batista)

Estudos na área de vitrinismo comprovam que cerca de 70% da motivação de compras de um cliente parte de uma vitrine criativa e que transmite ao consumidor conceitos e conforto visual. Em vista disso, o Shopping Gallo, localizado na Região da 44, em Goiânia, foi parceiro do Sebrae na Batalha de Vitrines. Desta vez a iniciativa foi direcionada para o grupo de brechós que fazem parte de uma capacitação do Sebrae para o segmento. A ação integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora e capacita alunos, empresários, designers, profissionais de moda, colaboradores e potenciais empreendedores em como utilizar na prática as vitrines como chamarizes para as vendas.

O consultor do Sebrae que ministrou a capacitação, Christian Schindler Kawaminami, explica que no varejo a concorrência é grande e é necessário estimular o empreendedor a entender a importância da comunicação visual e qual o impacto sobre as pessoas. “A intenção é que eles percebam como uma comunicação assertiva, baseada em técnicas, criatividades e conceitos podem agregar valor não só ao produto, mas à loja. E mais, quando se trabalha no varejo, a vitrine é um dos maiores ativos da empresa – ela fala com os transeuntes, chamando-os para dentro, dizendo-lhes o que podem esperar, provocando-os com o que podem comprar”, explica.

Para o consultor, a Batalha de Vitrines incentiva os empreendedores a aplicarem o aprendizado, e os participantes ficam entusiasmados com o despertar desse olhar técnico e buscam outros conhecimentos na área. “O Sebrae possui, por exemplo, cursos e capacitações em vitrinismo, comunicação, design e marketing para que os lojistas possam se destacar no segmento, modelar seus negócios e se posicionar com diferenciais no mercado”, diz. Ele ressalta ainda que, quando o empresário posiciona apenas o produto, o concorrente também faz isso. E assim ele perde a chance não só de vender mais produtos, como também vender uma experiência.

Christian Schindler Kawaminami: importância da comunicação visual (Foto Divino Batista)

A colaboradora de um brechó, Elaine Gonçalves Melo, que participou da capacitação, disse que aprendeu muito com a dinâmica e que todo conhecimento é um investimento para os negócios. “Foi uma experiência que vai ficar na memória porque estimulou a gente a criar, e com toda certeza vou colocar em prática”, afirmou.

Thaís Moreira Alves, coordenadora do Encontro de Brechós (evento que reúne cerca de cem brechós em encontros quinzenais na capital goiana), contou que atualmente 80 deles participam de uma série de capacitações voltadas a empreendedores do ramo da moda sustentável: a Trilhas Brechós. A iniciativa é inédita e tem como objetivo melhorar a performance do segmento. “E despertar nossos olhares para a importância da apresentação das vitrines, a ter um processo criativo foi incrível. Apreendemos a trabalhar com materiais simples, reutilizáveis, que é o nosso trabalho”, avalia.

Capacitar os lojistas para vitrines cada vez mais criativas é um dos objetivos do Shopping Gallo, o parceiro da vez na Batalha de Vitrines. De acordo com o gerente de Marketing, Emanuel Assis Cardoso dos Santos, cada lojista que conseguir diferenciar a vitrine com técnicas adequadas vai converter isso em vendas. Ele enfatiza que quem participa de eventos que trazem aprendizados como esses amplia o olhar e percebe detalhes que vão fazer a diferença no resultado dos negócios.

Batalha também em Planaltina

Parceiros e as representantes das lojas premiadas em Planaltina (Foto Renato Feitosa)

No sábado a Batalha de Vitrines também aconteceu em Planaltina, cidade no Entorno do DF que fica a 240 km de Goiânia e 58 km de Brasília, desta vez envolvendo diretamente empresas do Premier Shopping e da Galeria Central, parceiras do Sebrae na iniciativa. O diferencial da ação foi oferecer premiações em dinheiro para as melhores vitrines. Oito lojas participaram e foram avaliadas.

Duas empresas tiveram a melhor pontuação, 42 pontos, alcançando empate técnico, e dividiram um prêmio no valor de R$ 750 cada uma: Gotinha de Luxo, do Premier Shopping, representada por Leocadia Nascimento de Souza, e Maine Coon, da Galeria Central, representada por Mayra dos Santos Pereira. Em segundo lugar, com o prêmio de R$ 500, ficou o Magazine da Economia, do Premier Shopping, representado por Bianca Gama da Silva, que obteve 40,5 pontos.

A competição teve início com oficinas que proporcionaram aprendizado e capacitação às empresas participantes. No sábado, foi feita a avaliação das empresas que alcançaram os melhores resultados. Os critérios de avaliação foram estabelecidos levando em consideração a criatividade, a beleza estética e o equilíbrio de cores e materiais das vitrines. Os jurados atribuíram uma pontuação de 0 a 5 para cada critério.

Além da premiação, todas as empresas participantes receberam capacitação do Sebrae, o que contribuiu para o aprendizado e conhecimento de todos os envolvidos. A Batalha de Vitrines foi um momento especial para o empreendedorismo na cidade de Planaltina, proporcionando oportunidades de crescimento e valorização das empresas locais.

Luiz Roberto Vieira Costa, diretor do Premier Shopping e da Galeria Central, ressaltou a importância do apoio e incentivo do Sebrae para a economia local e a parceria entre os agentes envolvidos no evento. Ele destacou o grande anseio de poder realizar outros cursos em parceria com a instituição e a expectativa de aproveitar todo o potencial que o Sebrae tem a oferecer para os empreendedores planaltinenses.

Charles Dumaresq, analista do Sebrae Goiás, enfatizou a união das empresas participantes. Ele ressaltou a atuação do Sebrae na cidade por meio de qualificações e parcerias com entidades locais, como a CDL e a Associação Comercial. Charles também lembrou da importância da Sala do Empreendedor, que oferece orientações para formalização e capacitações e destacou que ações futuras estão previstas para capacitar não apenas os lojistas da Galeria Central e do Premier Shopping, mas todos os comerciantes de Planaltina.

O evento contou também com a presença de Marcelo Henrique Pereira Pinto, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Planaltina de Goiás (Aciapla), Keila Rejane Rocha Rosal, representante da CDL, e Antônio de Pádua Vieira, jornalista.

Saiba aqui como fazer de sua vitrine um verdadeiro diferencial de vendas.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • capacitação
  • Encontro de Brechós
  • Goiânia
  • moda
  • Planaltina
  • Planaltina de Goiás
  • Shopping Gallo