O Sebrae Goiás participou nesta terça-feira (1) do Encontro de Boas Práticas Sindicais da Fecomércio Goiás. A ação é prevista pelo convênio entre as instituições com foco no fortalecimento dos sindicatos para desenvolverem as empresas da sua base. A programação contou com palestra e apresentação de cases de sindicatos filiados à federação, além da presença remota de Mateus Dornelas, da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Anfitrião do evento, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, ressaltou a importância do encontro e do projeto da gestão, com foco no fortalecimento dos sindicatos. Na ocasião, salientou o papel político da entidade e a relevância para o fortalecimento institucional. “O sindicato precisa ser forte, o que é possível com avanços políticos”, assinalou.
Marcelo prosseguiu ao enunciar que 80% das ações da federação são discutidas a nível político. “É uma atuação para melhorar as empresas e para o fortalecimento do sistema, para que o sindicato seja mais representativo”, disse. Por fim, o presidente da Fecomércio reforçou a importância do apoio do Sebrae para a realização do encontro.
Vera Lúcia Elias de Oliveira, analista do Sebrae, explicou que o convênio é voltado para realização de ações com foco no fortalecimento dos sindicatos, a partir do apoio ao desenvolvimento dos sindicatos, por meio de práticas de gestão de excelência. “A atuação do Sebrae nesse contexto é do apoio a boas práticas, à medida que estas são reconhecidas”, esclareceu.
O uso da tecnologia
Para tanto, Vera assinala que a CNC criou uma plataforma, denominada Atena, que disponibiliza modelos e ferramentas voltados à gestão de excelência. No ambiente digital, existe um repositório, no qual os sindicatos são estimulados a colocar suas boas práticas, para que sejam compartilhadas com os outros filiados. “O compartilhamento é a melhor forma de aumentar o aprendizado. Assim, o desempenho caminha para uma boa performance”, afirma.
Sandra Mendez, consultora do Sebrae, abordou o tema “Estratégias Digitais e Tendências”, em que pontuou a aplicação e contribuição das tecnologias no planejamento estratégico e no digital, além das ferramentas para capacitação da equipe e no atendimento aos filiados. “A minha intenção foi esclarecer um pouco como se processa e quais são as facilidades que a gente pode ter quando isso se aplica à tecnologia, além da automação de processos”, afirmou.
A consultora assinalou as diversas situações em que a tecnologia passou a ser aplicada como instrumento para dar visibilidade a empresas, serviços e produtos, e a forma com a qual a barreira de resistência foi rompida durante a pandemia. “As pessoas precisaram fazer uso das ferramentas disponíveis, como aplicativos para compra de alimentos e remédios”, disse.
Sandra ainda tratou do uso de inteligência artificial (IA) e Machine Learning, além da Realidade Aumentada, sem deixar de tratar da importância da segurança, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o fato de que a tecnologia está cada vez mais acessível. Como tendências para o próximo ano, a consultora ressaltou o uso de portais como canais de educação e informação para o público dos sindicatos.
Compartilhamento de informações
Irma Fernandes, vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção do Estado de Goiás (Sindimaco), ressaltou a importância de poder compartilhar os resultados. “Quando você convive com pessoas de sucesso, que conseguem fazer as coisas acontecerem, percebe que também consegue. É muito bom você estar próximo dessas pessoas”, assinalou. “Ao compartilharmos as práticas, se percebo que outro presidente está fazendo algo que estou deixando de fazer, posso trazer isso, se fizer sentido para mim, para dentro do meu sindicato”, ressaltou.
Em sua apresentação com o tema “Metodologia de Gestão do Sindimaco em Três Pilares”, Irma ressaltou a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) como principal agenda de trabalho do sindicato.
Outro ponto fundamental mencionado foi a consultoria do Sebrae na atualização do planejamento estratégico, em 2019, além da avaliação do sindicato, inserida na plataforma Atenas, como entidade organizada e estruturada em processos de atendimento, marketing e serviços ao lojista, assim como em relação ao time do Sindimaco.
Aproximação com o empresário
Com a adoção da realização de eventos junto aos comerciantes de combustível no interior do estado, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Goiás (Sindiposto-Go), Márcio Andrade, compartilhou sua experiência com a realização do Sindiposto Itinerante. A iniciativa leva serviços e palestras sobre o segmento. Para tanto, o estado foi dividido em seis regionais.
Segundo Márcio, a prática começou assim que assumiu a entidade. Contudo, por causa da pandemia, só voltou a ser mais intensa em 2024. “O número de associados era baixo e havia distanciamento”, explicou.
Para alcançar os empresários, a estratégia foi levar os serviços de consultoria jurídica, comercial e ambiental, além de palestras de relevância aos empresários sobre o segmento, voltadas à gestão e melhoria no atendimento. Assim, também são oferecidos treinamentos para proprietários, gerência e para os frentistas, que estão na ponta junto aos consumidores. “Com isso, aumentou o número de filiados, pois criamos valor para eles”, afirmou.
Repensar e replanejar
Por sua vez, Ricardo Rodrigues, presidente do Sindicato do Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur-Go), compartilhou a vivência junto aos representados, com as dificuldades enfrentadas e relacionamentos construídos no decorrer da jornada com a palestra “Sindtur: Respeito e Pesquisa, a Chave do Sucesso”.
Ricardo relembrou que, ao assumir o sindicato, além de não haver filiados, o saldo chegava a ser negativo. “Após levantar a situação de dívidas nas três esferas (município, estado e união), o próximo passo foi visitar os empresários para conhecer as cidades”, contou.
O presidente do Sindtur disse que começou a construir um relacionamento de respeito a partir de visitas aos sindicatos laborais em que teve oportunidade de criar empatia. “Em seis anos, conquistei o respeito mútuo em que o compromisso foi de que aquilo que se negociava, não voltava atrás”, contou. Já a pesquisa foi importante porque, por meio dela, foi possível identificar o que era adotado no país e adaptar às condições das empresas goianas, para que surtisse efeitos, “principalmente, os sentidos no bolso dos empresários”, completou.
Comércio Exterior
Já Marcelo Gomes, coordenador da Fecomex (Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio) pontuou de que forma os sindicatos podem ser apoiados pela instituição. Em sua fala na “Fecomex: Projetando as Entidades no Comércio Exterior”, Marcelo enunciou as ações voltadas ao comércio exterior, oportunidades comerciais, rodadas de negócios internacionais, além de missões internacionais e consultoria em comércio exterior.
Marcelo compartilhou ainda os resultados positivos alcançados no atendimento de mais de 1.200 pessoas em eventos e ações, além de valores negociados que já alcançaram R$ 5,65 bilhões este ano, superando o volume de 2023.
Por fim, Marcelo ressaltou, entre as ações da instituição, a realização da 2ª Expo Fecomércio, que será realizada de 17 a 29 de outubro, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento é em parceria com o Sebrae Goiás, e contará com um Pavilhão Internacional, com 30 embaixadas e empresas de comércio exterior.
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