
O Sebrae Goiás e a Prefeitura Municipal de Britânia realizam até a próxima quinta-feira (20) o projeto Trilha de Capacitação, que tem como objetivo qualificar os empresários para que possam vender seus produtos com melhor qualidade e eficácia, em especial durante o período do Carnaval 2025 do município. Cerca de 50 empreendedores participam da capacitação que teve no dia da sua abertura na terça-feira (18), com a palestra “Como ganhar dinheiro em Britânia”, ministrada pelo consultor do Sebrae Josimar Rafael.
Durante sua palestra, Josimar pontuou que o empreendedor precisa ter um olhar pelo prisma da solução e não mais do problema. “Busquei despertar as pessoas para as oportunidades que um novo comportamento frente aos desafios pode trazer para o negócio. Durante muito tempo, o empreendedor, quando está num ritmo de negócio, para de perceber os detalhes, as nuances que podem fazer a diferença”, comentou.

A ideia com a palestra, segundo o consultor, foi tirar o empreendedor desse olhar mais operacional para que eles possam pensar o futuro de maneira planejada. “É importante pensar lá na frente e não apenas na execução do negócio. Para executar a gente pode colocar outras pessoas, mas pensar o negócio precisa ser função do empreendedor. Então, a ideia foi estimular criatividade e inovação dentro dos negócios”, ressaltou o consultor ao lembrar que o Sebrae mostra o caminho, mas a mudança de qualquer empreendedor depende dele para colocar as ferramentas em prática.

A busca de conhecimento e novos olhares foi apontada pela empresária Rozilda Rocha da Silva como de extrema importância para o crescimento de uma empresa. “Trabalho com salgados, pizzas, pamonhas há 18 anos e já possuímos CNPJ há 12 anos. Enquanto pequena empreendedora, o Sebrae tem sido um grande parceiro nos meus negócios. Busco sempre participar das iniciativas que eles ofertam aqui, além dos cursos online que são disponibilizados na minha área no site da instituição. Não quero perder nada”, finalizou.
Atendimento e parcerias que o Sebrae sempre oferta aos empreendedores. A analista do Sebrae Lara Bianna, que atende o município de Britânia, disse que a ideia da capacitação é uma solicitação de apoio da Prefeita Maria do Disterro. “Atendemos prontamente com a Trilha de Capacitação entendendo que o interesse do município estava em total aderência com a missão do Sebrae de impulsionar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas”.
Com isso, segundo a analista, ficou entendido que as oficinas de empreendedorismo, atendimento ao cliente e vendas atenderiam aos empreendedores no primeiro momento para se prepararem para o Carnaval. “Será disponibilizado o Espaço do Empreendedor de Britânia para alavancar os empresários locais. O carnaval de Britânia é referência regional e atrai clientes de diversas localidades”, completou. Lara ressaltou ainda que, após o Carnaval, o Sebrae vai continuar com a capacitação dos empreendedores para Marketing Digital, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e outras atividades.

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Lenilton Macedo da Silva Leite, afirma que quando solicitaram essa capacitação do Sebrae foi com o objetivo de valorizar o empreendedorismo local. “São produtos com riqueza da nossa região. Teremos itens diferentes: milho, caldo, café da manhã, lanches à tarde, assim como doces. No Carnaval, teremos atrações durante o dia e a noite inteira com uma programação diversificada. Com o curso queremos ofertar o melhor para os turistas que vierem prestigiar a nossa festa”, finalizou.
O secretário de Administração, Comércio e Agronegócio, Cleosmar Alves Madeira, destaca essa parceria do Sebrae no curso de capacitação e falou que a gestão municipal deve implantar até o próximo mês a Sala do Empreendedor da cidade. O secretário destaca a necessidade de revitalizar o turismo local. “Por isso estamos trabalhando na qualificação dos empreendedores para ofertar serviço de qualidade para as pessoas que vêm nos visitar. E essa parceria com o Sebrae entra nessa questão da qualificação e da melhoria do atendimento desses empresários aqui do município”, afirmou.

Para Cleosmar, a implantação da Sala do Empreendedor vai potencializar esse objetivo. “O Sebrae é um parceiro que a gente quer manter por muito tempo e com certeza a gente vai fazer diversos cursos aqui para poder qualificar os nossos empreendedores e a nossa mão de obra local”, celebrou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn