O mercado da moda está em crescimento. Há uma previsão de que ele alcance uma receita total de US$ 1,34 trilhão em 2023, e o Brasil ocupa o 11º lugar entre as maiores receitas previstas para o segmento no mundo. Em Goiás, o cenário também é de crescimento. Em 2020, a indústria do vestuário faturou R$ 4 bilhões, e em 2021 foram R$ 4,9 bilhões, com expectativa de continuar crescendo.
Em vista deste cenário, o Sebrae está lançando durante a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que vai de 29/08 a 02/09, o Caderno de Tendências da Moda, produzido sob encomenda pela empresa Knowtec (Dot). O objetivo, segundo a analista do Sebrae e coordenadora do estudo Polyanna Marques Cardoso, é divulgar as principais tendências e oportunidades do mercado de moda.
“Em geral, as tendências mostram um rumo que um determinado mercado vai seguir. Elas mostram os reflexos nos contextos culturais, sociais, econômicos, entre outros, influenciando o comportamento do consumidor. Por isso, é importante que os empreendedores saibam o que o mercado traz de inovação e se antecipem, buscando as melhores estratégias para se posicionar”, destaca.
Temas
Primeiramente, o caderno traz uma explanação geral sobre o cenário da moda no mundo, Brasil e em Goiás. Posteriormente, são apresentadas as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda, conforme explica a analista.
Polyanna aponta ainda que na sequência são apresentadas as principais tendências do mercado de moda e como o empreendedor pode aproveitar cada uma delas, oportunidades e modelos de negócio que estão em alta e oportunidades para moda via e-commerce. Para finalizar, o material mostra dois exemplos de marcas inovadoras goianas: Thear e Naya Violeta.
Comportamento do consumidor
A analista relata ainda as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda para compreender melhor o cenário:
- Preocupação com a redução dos impactos ambientais
- Valorização da mão de obra
- Consumo em espaços físicos e digitais
- Forte conexão com as marcas
- Uso de vestimentas e acessórios como formas de expressão e autenticidade
- Priorização financeira
Já as principais tendências do mercado de moda apresentadas, de acordo com ela, são:
- Fortalecimento dos nichos de mercado (geográficos, demográficos, por afinidade, comportamento)
- Roupas em face da natureza extrema (roupas térmicas para temperaturas mais altas e mais baixas)
- Inteligência artificial
- Nostalgia e cultura do conforto e nutrição digital (conteúdo consumido)
Pensando nisso, o caderno apresenta algumas oportunidades e modelo de negócio que estão em alta, como, por exemplo, o mercado de segunda mão; a moda plus size adulta e infantil; o vestuário e acessórios para pets; roupas sem gênero; franquias de moda e ainda o fashion delivery (também chamado de “malinha”).
Entrega do material
A coordenadora do estudo conta que os clientes do Sebrae receberão em primeira mão o caderno via e-mail marketing, e a publicação também estará liberada para o público geral na Loja Virtual do Sebrae.
“Além disso, os clientes que forem ao Amarê via caravanas receberão um exemplar impresso para já irem degustando as novidades do mundo da moda e entrando no clima do Amarê”, revela.
Baixe o Caderno de Tendências clicando aqui>
Saiba mais sobre a Amarê Fashion e o segmento de moda clicando aqui>
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn