
O município de Caldas Novas, no Sul Goiano, foi palco de um importante Encontro Regional Temático promovido pelo Sebrae Goiás na quinta-feira (12). O evento aconteceu como parte das ações estratégicas do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa da instituição que visa transformar a economia dos municípios a partir do fortalecimento da gestão pública e da promoção do empreendedorismo.
Com o tema “Lei Municipal de Turismo e Governança”, o evento reuniu autoridades, empresários, representantes do trade turístico e lideranças locais. O encontro possibilitou a discussão de diretrizes que impulsionem o desenvolvimento econômico sustentável a partir do turismo e da articulação entre poder público e sociedade civil.

De acordo com o coordenador do projeto, Charles Dumaresq, os municípios respiram o turismo, seja como atividade principal ou complementar à sua economia, como é o caso de Caldas Novas, que tem as águas termais, enquanto outros enxergam na atividade uma oportunidade estratégica para diversificação econômica e geração de renda. “O objetivo do Sebrae com o Cidade Empreendedora é apoiar todos, independentemente do grau de maturidade turística, para que avancem em planejamento, organização e governança”, destacou.
A turismóloga Vanessa Leal, que é consultora em desenvolvimento turístico há 19 anos, ministrou uma palestra sobre Governança com o objetivo de instruir as autoridades a participarem de forma estratégica na construção, execução e acompanhamento da Lei Municipal de Turismo, o que contribui para o avanço regional. “A Lei Municipal de Turismo deve estar integrada a um plano de ação que envolva os diversos atores locais. Por isso, é preciso ouvir, planejar e agir com responsabilidade, pensando sempre no impacto a longo prazo”, destacou.
A especialista ainda reforçou que turismo não se faz sozinho que quando os setores público, privado e a comunidade caminham juntos, é possível estruturá-lo de forma mais eficiente e sustentável.

Na oportunidade, o secretário municipal de Turismo de Caldas Novas, Leandro Garcia, ressaltou a importância do Plano Municipal de Turismo como instrumento fundamental para o ordenamento e o crescimento sustentável do setor.
Segundo ele, o plano não apenas organiza as ações e investimentos, mas também fortalece a identidade turística da cidade e contribui para atrair novos públicos e parcerias. “Caldas Novas tem vocação natural para o turismo, mas é com planejamento e participação coletiva que transformamos esse potencial em desenvolvimento real para o município e toda a região”, destacou.
O encontro também promoveu conexões importantes entre lideranças do setor público, abriu espaço para escuta ativa, sugestões e construção coletiva de ideias entre representantes de Caldas Novas e outros municípios da região, Morrinhos, Catalão, Ipameri, Três Ranchos, Campo Alegre e Rio Quente.
Sobre o Programa Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, ao levar estratégias de empreendedorismo para a administração pública. Organizado em biênios, o programa é dividido em dez eixos de atuação: gestão municipal, lideranças, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Sul | Caldas Novas: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn