Campeão Olímpico, Dante Amaral foi o palestrante desta quarta-feira (18) da Feira do Empreendedor Sebrae em Ceres. Medalha de ouro com o Brasil no vôlei de quadra em Atenas 2004, ele ministrou a palestra com o tema “Liderança que Joga” no Centro Cultural da cidade. Ele demonstrou que o trabalho em equipe é muito importante, e que a liderança precisa ser estimulada para que os times possam se desenvolver plenamente.
Ele lembrou que seu primeiro esporte foi a natação, e que o interesse pelo vôlei veio aos 14 anos, no colégio. Cinco anos depois, surgiu a primeira oportunidade na seleção brasileira. Em quatro participações nos Jogos Olímpicos, conquistou três medalhas: uma de ouro e duas de prata. Também ganhou três títulos do Campeonato Mundial. O ponteiro tem passagens pelos vôleis italiano, grego, russo e japonês, além de ter se destacado em clubes do Brasil. Um pouco dessa trajetória foi compartilhada com o público presente, sempre fazendo alusão ao mundo empresarial. Aí vem a questão da equipe. “Precisa confiar em seu companheiro, que pode contar com ele e vice-versa”, disse. Nessa situação, segundo ele, o jogador ganha um jogo, mas quem ganha um campeonato é a equipe.
Para Dante, empreender é similar com a busca do alto desempenho no esporte, pois exige esforço, começar do zero, trabalhar muito, ter foco, não desistir dos sonhos, acreditar no potencial e não desistir até alcançar os objetivos.
Em Ceres, além da palestra com Dante Amaral e do especialista em comportamento humano Júlio Cesar França Franco (na terça-feira, 17), a Feira do Empreendedor também contou com exposição de produtos e serviços. No município, foram 20 empresas expositoras e outras cerca de 500 pessoas passaram pelas capacitações oferecidas pelo Sebrae Goiás.
Umas das marcas presentes foi a Cooperfamiliar, uma cooperativa de Ceres constituída em 2006 e que abrange os municípios de Ceres, Rialma, Rianápolis, Carmo do Rio Verde, Nova Glória, Ipiranga de Goiás, Goianésia, Itaberaí, Santa Isabel e Uruana. Atualmente conta com 74 cooperados, com atuação na produção agropecuária, comercialização, agroindustrialização, habitação e assistência técnica, de natureza civil agrícola e pecuária com regime de economia familiar.
Gestora financeira e administrativa da cooperativa, Lorrane Pollyanna Silva afirmou que a participação na feira é uma forma de fortalecer a atuação dos cooperados no mercado. “O Sebrae é um parceiro muito importante da cooperativa, sempre presente desde a fundação. Nos ajudou na criação do selo da Coopervale e agora nos dando suporte da criação de um sonho antigo da cooperativa, que é a criação de um mercado para os produtores, oferecendo ideias e suporte”, exemplificou.
Durante a Feira, a Cooperfamiliar, por meio da Coopervale – Alimentos do Campo colocou em exposição produtos dos cooperados da região, como frutas, hortaliças, ovos, banha suína, queijos, farinhas, polvilho, doces e carne.
A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Goiás e tem a missão de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócios, oferecer capacitações para quem já tem ou pretende abrir a própria empresa e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação dos empreendimentos. “Tivemos empresas que nunca participaram de uma feira de negócios como essa. Tivemos relatos de empresários com mais de 20 anos de mercado que tiveram uma visibilidade nunca tida antes. Então, nosso objetivo foi alcançado, o de tornar essas empresas conhecidas pela população local”, comemorou a gerente da regional Norte do Sebrae Goiás, Rubya Karla. “Os nossos empresários tiveram a oportunidade de interagir uns com os outros e trocar conhecimento”, acrescentou.
Analista do Sebrae Goiás, José Neto explicou que a feira é “uma forma de se comunicar com o cliente e mostrar o que as empresas tem de inovador”. “Foi um sucesso, tanto em público como em volume de negócios. Entre os serviços, tivemos atendimento no estande do Sebrae, como o oferecimento das nossas soluções como o Sebraetec, Sebrae na Sua Empresa e Sebrae Brasil Mais Produtivo”, destacou. “A Feira teve um forte impacto em toda a sociedade para programar uma nova forma de fazer negocio dentro do município de Ceres e Vale do São Patrício”, completou.
Wellington Inácio, secretário de Desenvolvimento Econômico, ficou satisfeito com os resultados do evento no município. “Fomos surpreendidos positivamente com a Feira do Empreendedor. A gente vê no brilho dos olhos da comunidade a satisfação com sua realização. A gente espera que seja realizada mais vezes para fomentar os negócios, empreender e gerar oportunidades para nossos empresários”, disse.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Lucas Moraes – (62) 98494-9320
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn