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Capacitação leva empresa de eletrificação de Mara Rosa a superar a crise e crescer

Nascido no período de pandemia, negócio enfrentou sérias dificuldades, mas deu a volta por cima com consultorias e assessoria do Sebrae
Por Pedro Gomes, de Porangatu
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Profissionalização da gestão na empresa Energil permitiu ao negócio sobreviver e crescer (Fotos Divulgação)

Segundo levantamento do Sebrae Nacional de 2013, cerca de 20% das empresas que são abertas no país vão à falência já no primeiro ano de funcionamento. Esta estatística é sem dúvida um sinal de alerta para os empreendedores que estão iniciando um negócio, pois as decisões tomadas no presente vão definir os resultados a curto, médio e longo prazos. Por isso, as ações, principalmente relacionadas à gestão do empreendimento, devem ser assertivas já de início, ou do contrário o negócio certamente não irá prosperar. E o eletricista e climatizador Gilbson José Bueno, de Mara Rosa, poderia ter engrossado essas estatísticas caso não tivesse buscado capacitação e assessoria junto ao Sebrae.

Ele é proprietário da Energil Soluções em Eletrificação e Climatização, empresa que está há menos de três anos no mercado e que nasceu em meio ao período da pandemia. Devido à falta de experiência, não havia nenhum tipo de gestão eficaz, principalmente no que diz respeito a recursos humanos e finanças. “No início foi tudo muito difícil. A empresa operava de forma amadora, tudo na informalidade, e não havia aquela rotina administrativa, não tínhamos perspectiva de crescimento, numa realidade muito limitada”, explica.

Na época Gilbson trabalhava sozinho e, pela falta de conhecimento, o medo de investir era grande, e ele sequer sabia fazer uma proposta técnica, o que acabava com a chance de pleitear um grande projeto. “Meu negócio estava voltado apenas à prestação de mão de obra, a gente focava só na execução. A falta de estrutura era outro grande obstáculo, pois as instalações da empresa na época eram bastante precárias, não tínhamos nem uma cadeira no local de atendimento para receber de forma digna os clientes”, lembra o empreendedor.

A falta de planejamento parecia levar a empresa de Gilbson Bueno a um futuro incerto, onde o mais provável era ter o mesmo destino dos 20% de empreendimentos que ficaram pelo meio do caminho. Porém, Gilbson fez contato com o Sebrae, e tudo mudou.

“Foi a partir das experiências e orientações que tivemos do Sebrae que conseguimos consolidar os negócios. Até hoje me lembro dos primeiros cursos que eu e a minha esposa fizemos, naquela época eu não me atentava para questões fundamentais como estratégias, fazer gestão e avaliar os resultados que estava conseguindo alcançar. O Sebrae foi e ainda é muito importante para nós em todo esse processo. Participamos de palestras e de consultorias financeira, comercial e de gestão. Tudo o que fizemos com apoio da instituição só agregou ainda mais valores ao formato que já executávamos, que era o operacional”, diz.

Com o passar do tempo, de posse das ferramentas e colocando em prática todo conhecimento adquirido, a empresa se tornou um negócio rentável. “Nossa mente expandiu. O Sebrae sempre nos deu um suporte muito grande, pois todas as vezes que a gente precisava tirar alguma dúvida com os consultores era só ligar, e o atendimento era preciso e rápido. Devagarinho a empresa foi crescendo. Hoje podemos afirmar que a Energil cumpre seu papel socioeconômico, pois temos oito funcionários, todos devidamente contratados como determina a CLT, com carteira assinada, e temos servidores de nível técnico, como eletrotécnico e técnico em segurança no trabalho, e todos recebem salários, bônus e gratificações pelos resultados apresentados, pois fazemos uma gestão humanizada, que também foi ensinado pelo Sebrae, ou seja, ter uma visão de gerenciamento 360 graus, onde todos têm vez e voz”, explica.

Gilbson José Bueno com uma de suas equipes em campo

Plano de desenvolvimento

No fim do ano, Gilbson Bueno alcançou outra grande vitória no mercado no qual trabalha. A empresa dele foi uma das 24 instituições que participaram do Plano de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) dos municípios de Mara Rosa e Amaralina, na Região Norte de Goiás.

Esse é um projeto coordenado pela Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Mara Rosa (Aciamar) em parceria com o Sebrae e com apoio da mineradora Hochschild Mining visando à capacitação e qualificação de empresas da região, tornando-as aptas a prestar serviços ou fornecer produtos para os grandes empreendimentos que estão instalados ou que estão se instalando no norte goiano, como, por exemplo as grandes mineradoras. E a parceria com a Hochschild já rendeu uma nova capacitação junto ao Sebrae: uma consultoria financeira de 40 horas para aprimorar ainda mais a gestão da empresa.

“Foi uma mudança muito grande mesmo. Antes a gente trabalhava e tinha que usar o recurso que entrava na mesma semana. Hoje temos uma visão diferenciada do nosso empreendimento. A empresa está se fortalecendo a cada dia e se consolidando, pois tudo que aprendemos até aqui estamos aplicando e investindo muito na estrutura. Já estamos iniciando um setor de comercialização dos produtos, a fim de agregar mais valores. Dessa forma estamos proporcionando mais conforto, segurança e uma vida melhor para os nossos familiares”, finaliza o empresário.

SERVIÇO

Energil Soluções em Eletrificação e Climatização

Av. Goiânia, Qd. 18, Lt. 2B, Setor Novo Horizonte, Mara Rosa

Contatos: [email protected] | (62) 98537-0163

Instagram: www.instagram.com/energil_

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98205-6362 | Whatsapp (62) 98527-0246

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