
A cidade de Iaciara, no Nordeste Goiano, recebeu nesta terça-feira (14) mais uma edição da Caravana “Empreender com Você”, promovida pelo Sebrae Goiás em parceria com instituições locais e regionais. O evento reuniu empreendedores, potenciais empresários e parceiros em um dia de atividades voltadas à capacitação, orientação e incentivo aos pequenos negócios. Durante a ação, o Sebrae ofereceu gratuitamente serviços de consultoria nas áreas de finanças, precificação, fluxo de caixa, indicadores, marketing e vendas, além de orientações para formalização de microempreendedores individuais (MEI).
O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cleber Chagas, destacou a grande participação dos empreendedores locais. “Percebemos uma atenção muito especial por parte dos empresários. Hoje vimos a presença de muitos empreendedores e de diversas pessoas em busca de informações. Nossa atuação em Iaciara tem se consolidado a cada dia, com o fortalecimento da Sala do Empreendedor e uma presença cada vez mais marcante do Sebrae, por meio de capacitações e consultorias. Tudo isso é resultado do engajamento dos empreendedores. Percebo que estamos em constante evolução nesse sentido e o grande resultado é justamente esse: a crescente participação dos empreendedores e, consequentemente, uma presença mais forte do Sebrae.”, disse.

Marcos André, analista do Sebrae, ressaltou o engajamento dos participantes e o impacto positivo da mobilização. “A cidade de Iaciara foi surpreendente. Tivemos uma boa adesão do público, atendimentos que geraram ótimos resultados e formalizações de MEI. Também tivemos uma grata surpresa com o Sebraetec, com adesão de 90%. Isso mostra que a cidade entendeu a oportunidade e o valor dos produtos do Sebrae”, afirmou.

A programação contou ainda com atendimentos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), que ofereceu assessoria jurídica e orientações sociais, e da Secretaria Municipal de Saúde, que realizou aferição de pressão arterial e testes rápidos de hepatite B, HIV e sífilis. O prefeito Waguinha de Delza destacou a importância da parceria do município com o Sebrae. “Desde quando a gente assumiu, procuramos trazer a instituição para Iaciara porque entendemos que isso fortalece o comércio local, traz capacitação e ensina as pessoas a empreender. Essa parceria é fundamental para o crescimento do nosso município”, afirmou o gestor.

O secretário de Administração do município, Lindomar José de Oliveira, complementou ressaltando o projeto de ampliação da Sala do Empreendedor. “A caravana é muito importante, porque várias pessoas foram atendidas. Nosso objetivo é centralizar todos os serviços na Sala do Empreendedor para facilitar a abertura de empresas, reunindo Secretaria do Ambiente, SEFAZ, CDL e Corpo de Bombeiros em um único espaço”, explicou.
Durante a noite, a psicóloga e consultora Rita Martins conduziu a palestra “Empreendedorismo e Inovação para Negócios”, abordando o olhar do empreendedor sobre a cidade e o entorno. “Quando a gente fala de empreender, estamos falando de um sentimento constante de fazer a diferença. Todo sonho é movido por esse desejo de transformar”, destacou a palestrante.

A empreendedora Vanessa de Almeida Sousa, proprietária da loja Lírios e exemplo de sucesso local, compartilhou sua trajetória inspiradora. “O Sebrae foi um divisor de águas na minha vida. Antes eu via minha empresa de uma forma, e depois dos cursos, como o Empretec, tudo mudou. Hoje eu penso em crescer e sei que é possível, porque o Sebrae nos dá as ferramentas para isso”, afirmou.
Representando o setor rural, Elias Neto, coordenador regional do Senar, ressaltou a relevância da iniciativa também para os produtores. “Muitas vezes as pessoas não enxergam o produtor rural como uma empresa, mas toda propriedade é uma empresa. Essa ação é fundamental para alavancar ainda mais os produtores de Iaciara e da região”, disse. Durante o evento, a comerciante participante da caravana elogiou o atendimento. “O atendimento do Sebrae foi muito bom. Eu estava com dificuldade em divulgar meu trabalho, mas as orientações abriram uma nova visão. Espero que melhore bastante daqui para frente”, relatou.
Com o apoio da Prefeitura de Iaciara, Secretarias Municipais, Sicredi e FAEG/Senar, a caravana encerrou o dia reforçando seu compromisso de fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
