A cidade de Cocalzinho de Goiás foi a segunda das 23 cidades que fazem parte da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás escolhida para receber a Caravana Empreender Com Você no último dia 23. E chegar ao município que está localizado entre as mais belas paisagens brasileiras, é encantador, seja por Brasília ou Goiânia, em um trajeto de cerca de 100 km, e culmina na deslumbrante vista do Salto Corumbá, uma cachoeira de 50 metros perfeita para uma parada. A cidade de 18 mil habitantes fica numa região rica em belezas naturais, por isso tem um ambiente natural propício para o ecoturismo e também forte ligação com o setor agropecuário.
O gerente regional Sérgio Monturil explicou que a escolha de Cocalzinho se deve ao histórico de sucesso da parceria do Sebrae Goiás com o município, mesmo ainda não tendo uma Sala do Empreendedor. “A atual gestão, através da Secretaria de Turismo, tem nos oferecido condições para levar nossas oportunidades à comunidade empreendedora local”, destacou.
Dono da agência de turismo “Cocal Ecotrilha”, Sizernandes Rodrigues foi um dos primeiros a chegar para participar do evento. “Já sou parceiro do Sebrae em muitas demandas. A instituição me ajudou na implementação da gestão de segurança com o Sebraetec e hoje ajuda muito no fortalecimento da nossa cidade como destino turístico”, disse. Ele aproveitou o evento para conhecer melhor as linhas de crédito oferecidas pela Goiás Fomento.
Sebastião Neto, secretário de Esporte, Turismo e Lazer de Cocalzinho, afirmou que o trabalho realizado junto à comunidade na valorização da vocação turística da cidade é fundamental. “O Sebrae é um grande parceiro, somos a porta de entrada para muitas belezas aqui na região e, como cidade turística, temos sempre que buscar melhorias, principalmente na área de hospedagem”, afirmou.
O prefeito Alessandro Barcelos prestigiou o evento e destacou que o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da região, que tem vocação no agronegócio e no turismo. “Para empreender não precisa ser milionário. O Sebrae dá realmente as mãos para nós, e a caravana vem selar essa parceria, é um “dia D” que representa todo o trabalho realizado”, disse.
E quem demonstrou muito orgulho em empreender foi a profissional da beleza Beatriz Oliver, dona do Studio de Beleza Bia Oliver. Ela foi à quadra de esportes da Escola Modelo para regularizar o pagamento do DAS e revelou que teve a vida transformada depois que deixou de trabalhar para outras pessoas. “O serviço é o mesmo, mas trabalhando para os outros o mérito é sempre de outras pessoas. Trabalhando pra mim, o mérito é meu, e isso não tem preço”, comemorou, destacando também a liberdade em administrar horários e finanças.
Palestras
O incentivo ao empreendedorismo jovem também teve lugar garantido na programação da caravana: 32 jovens assistiram à palestra “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, acalmando muitas mentes indecisas e preocupadas com o futuro, como a de Emilly Gabrielly. A jovem de 17 anos que está no 3º ano do Ensino Médio desabafou: “Esse período é muito difícil e gera muita ansiedade, a palestra me acalmou com o convite de voltar a ser criança questionando o que eu vou ser quando crescer”. A resposta que teve foi de querer ser publicitária. “Vou fazer publicidade, mas tudo bem se eu resolver fazer outra coisa, sou jovem”, completou, afirmando que também saiu com a visão de que independente da área, pode ser dona do próprio negócio.
Outra palestra, “Formalização do MEI” também foi realizada, e a palestra-show “Como Ser Mágico na Vida e nos Negócios” fechou a noite atraindo um público de 70 pessoas, que se divertiram com o show e participaram do sorteio de brindes. Ao todo, 153 pessoas foram atendidas pelos consultores e analistas do Sebrae e pelos parceiros Goiás Fomento e Secretaria da Retomada.
A analista do Sebrae, Rita Queiroz, avaliou de maneira muito positiva a realização do evento na cidade de Cocalzinho de Goiás. “Nosso papel é oferecer nossos serviços sempre por meio de parcerias, e vimos o empenho do governo do estado e principalmente da prefeitura, que mobilizou várias secretarias, principalmente a de Turismo, Esporte e Lazer para contribuir na montagem e divulgação do evento. O resultado percebemos na adesão dos empreendedores, que têm vontade de melhorar suas atividades e muitas vezes não sabem como”, afirmou.
Rostos como o de Rita de Cássia Alvarez, artesã, e de sua mãe, Alda Fernandez, que confecciona peças de crochê, comprovam isso. Desde 2018 Rita trabalha com reaproveitamento de tecidos para a criação e produção de bolsas, e ao saber da caravana não perdeu tempo para levar a mãe a fazer o registro no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “Mesmo sendo artesã desde jovem, mamãe nunca tinha tirado sua carteira de artesã, então hoje eu a trouxe”, comemorou.
Explicou ainda que por meio do documento portas se abrem, inclusive para participação em oficinas, cursos de artesanato e exposições em feiras. “Através do Sebrae participei de muitos eventos, e isso ampliou meus horizontes”, relatou. Segundo ela, o desafio é fazer com que outras pessoas da região também busquem profissionalização. “Minha mãe é prova de que nunca é tarde”, completou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn