
A quarta edição do Chapada Week teve início no sábado (8), Dia Internacional da Mulher, e seguirá até o dia 31 de março. A abertura foi realizada na cidade de Alto Paraíso de Goiás. O evento, que já se tornou um marco para o turismo da Chapada dos Veadeiros, reúne empreendedores, empresários e representantes do setor público para fomentar o turismo regional por meio de promoções e experiências diferenciadas para quem deseja explorar as belezas da Chapada dos Veadeiros durante a baixa temporada. O evento conta com o apoio do Sebrae Goiás, parceiro na estruturação e na promoção do turismo regional.
Em comparação ao ano anterior, o número de participantes cresceu. Em 2024, cerca de 52 estabelecimentos aderiram à iniciativa, enquanto neste ano mais de 80 já estão inscritos. Além disso, a Associação dos Terapeutas Veadeiros passou a integrar o evento, o que soma mais de 20 terapeutas ao grupo de participantes e amplia o impacto da programação. Guias turísticos e empresas do setor também aderiram, o que eleva o total de envolvidos para aproximadamente 120 participantes.
Com descontos que chegam a 50%, o evento abrange os cinco municípios da região (São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Cavalcante e Teresina de Goiás) e reforça uma mensagem importante: o período das águas é um bom momento para visitar a Chapada dos Veadeiros. As cachoeiras estão em seu auge e a natureza se apresenta de forma exuberante, o que proporciona uma experiência única aos visitantes.
Além do crescimento no número de participantes, o Chapada Week também fortalece parcerias. Além do Sebrae Goiás, outro destaque é a parceria com a Inframérica, administradora do Aeroporto de Brasília, considerada essencial para a estratégia de promoção do destino. Desde janeiro, a Chapada dos Veadeiros passou a ser divulgada nos totens do aeroporto, o que amplia a visibilidade junto a turistas nacionais e internacionais.
O gerente regional do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, reafirmou o apoio da instituição ao Chapada Week, por todo o seu conceito e benefícios que traz para os empreendedores. “É uma ação muito válida e que tende a consolidar cada vez mais o turismo na Chapada dos Veadeiros, não só no período de alta temporada, nos meses de férias, mas também em períodos intermediários. O evento é algo muito válido e a Associação Veadeiros, os empreendedores da Chapada dos Veadeiros, estão de parabéns pela participação e pela constância nessa iniciativa”, disse.
O presidente da Associação Veadeiros, Lauro Juargeaitis, ressaltou a importância da governança e do fortalecimento das parcerias para o desenvolvimento do turismo na região. “O Chapada Week vem complementar esses dez anos de associação, agora com a quarta realização, e sempre com o apoio do Sebrae. Podemos dizer ainda que temos mais um projeto, que é o Rota Viva Veadeiros, também com apoio do Sebrae. São dez anos de parceria. Quarto ano de Chapada Week e agora, neste ano, mais uma entrega que será o Rota Viva Veadeiros, voltado para saúde e bem-estar”.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes do setor, como o prefeito de Alto Paraíso, Marcus Rinco; o prefeito de Colinas do Sul, Onofre Aparecido Paulista; secretários municipais; o gerente regional do Sebrae Entorno DF e Nordeste Goiano, Cléber Chagas; e a dramaturga, cineasta e presidente da Liga das Mulheres da Chapada, Cleuza Brandão.
“O Chapada Week é uma iniciativa muito importante para fortalecer o turismo regional, promovendo não apenas os atrativos naturais, mas também a cultura e os serviços da Chapada dos Veadeiros. O apoio do Sebrae tem sido fundamental nesse processo, contribuindo para a qualificação dos empreendedores e o desenvolvimento sustentável do turismo na região”, destacou o secretário de Turismo de São João da Aliança, Gelson Martins dos Santos.
A presidente da Liga das Mulheres da Chapada, Cleuza Brandão, ponderou que a parceria com instituições como o Sebrae sempre fez parte da atuação da entidade. “Em 2019, fundei a Liga das Mulheres da Chapada, que busca reunir mulheres empresárias para promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Eventos como o Chapada Week reforçam a importância da união entre os municípios. Isolados, somos apenas cidades; juntos, nos tornamos visíveis para o Brasil e o mundo”.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso, Aguinaldo Araújo, enfatizou a importância da governança turística como um dos principais fatores que consolidam o município como referência no turismo estadual e nacional. Ele destacou a parceria entre a Secretaria de Turismo, a Associação Veadeiros e o Sebrae em construção coletiva de projetos.
“Entre inúmeros projetos que a gente desenvolve juntos, eu gostaria de chamar a atenção para a Rota Viva Veadeiros, que será a primeira rota de turismo, de saúde e bem-estar do Brasil. É uma rota que vem sendo pensada, construída e formatada a três mãos, com Poder Público e Iniciativa Privada e Sebrae”, comentou o secretário. Ele ainda destaca que isso tem também ajudado a prefeitura a construir uma política municipal de turismo baseada em diagnósticos, na visão do turista e na visão do empresário. “Quando a gente fala, por exemplo, de uma rota de saúde, bem-estar, nós estamos pensando fora da caixinha. Nós estamos ofertando um produto que, além de inédito, é algo disruptivo, não só na região, como em todo o estado de Goiás”, disse.

A participação ativa do Sebrae Goiás, das associações locais e de empresários demonstra que a união entre setores público, privado e terceiro setor é essencial para a valorização da região. O evento se fortalece e amplia suas conexões, além de consolidar a Chapada dos Veadeiros como um destino estratégico no turismo estadual, nacional e internacional.
Mais informações no site: https://chapadaweek.com.br/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn