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Chocolateria de São Luís de Montes Belos aposta em produtos artesanais e recheios diferenciados para a Páscoa

Thiago Soares, da Sothi Chocolateria, destaca a consultoria de gestão financeira que fez com o Sebrae Goiás e acredita que seu faturamento irá aumentar em 200% nessa época do ano
Por Carla Gomes, de São Luís
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O chef Thiago Caetano Soares lidera a Sothi Chocolateria (Fotos Carla Gomes e Divulgação)

Chocolate ao leite com avelã e amêndoas, tudo feito na casa. A pasta de avelã é artesanal, as amêndoas são tostadas e salgadas manualmente. Chocolate branco com creme de maracujá feito da própria fruta. Chocolate amargo de 70% com um recheio de 55% cacau de chocolate. Fora os dois sabores sugeridos pelos clientes, que são os ovos de pistache e de chocolate ao leite com camada de brigadeiro e nhá benta.

São cinco sabores de ovos de páscoa artesanal e com a marca do chef Thiago Caetano Soares, da Sothi Chocolateria, em São Luís de Montes Belos, no Oeste Goiano. Com o tema Laços, a Páscoa na Sothi é uma explosão de sabores aliada a todo o cuidado com a embalagem do produto que é um lenço que pode ser utilizado posteriormente.

O empreendimento foi criado há três e está com sua loja física há pouco mais de um ano. Thiago, proprietário da loja, comemora essa época do ano devido ao aumento do faturamento. “Começamos como delivery e resolvi abrir meu espaço físico aqui na Avenida Aporé. Nessa época de Quaresma, crescimento de fluxo de pessoas na loja é de 30% e acredito que o meu faturamento vai aumentar em 200% com a venda dos ovos, se comparado ao meu dia a dia”, disse.

Estratégias

Para atender à demanda, nesta semana a loja abrirá todos os dias. “De segunda a sábado no horário comercial. E, no domingo, vou abrir até o meio-dia para aqueles clientes que deixam para comprar seu ovo de Páscoa na última hora”.

O empreendedor destaca que logo que passou a ter uma loja física percebeu a diferença para seu empreendimento. “Tem toda a questão de pessoas, trabalhar com o funcionário. Aumenta tudo, a produção, os custos. Você acaba que tem que triplicar ou quadruplicar o seu status de vendas para obter algum retorno”, afirmou.

E foi nesse momento que Thiago buscou o Sebrae. “Depois que eu abri a loja física, passou alguns meses, uns seis meses, que veio um pessoal apresentar o Sebrae. Então adquiri uma consultoria de planejamento financeiro”, comentou. Segundo o empreendedor, o consultor o ajudou a fazer planilhas de venda, de compras e de gastos da loja. “Até então era tudo misturado, minhas contas pessoais e as contas da loja. Estava bem bagunçado. Hoje eu consigo visualizar e separar essas contas. O consultor do Sebrae fez uma pesquisa, olhou a loja inteira e ajudou com a capacitação dos funcionários. Foi muito boa essa consultoria”, avaliou.

O tema da Páscoa 2025 na Sothi Chocolateria alia os sabores ao cuidado com as embalagens

Apesar de todo investimento para montar a loja física, o chef Thiago acredita que é um valor que tem um retorno e vale a pena. “Aqui foi tudo pensado do jeito que eu gosto de fazer as coisas. Reformamos a loja todinha. Foi tudo a gente que fez e, para quem gosta de cozinhar assim como eu, é ótimo que você tenha um espaço para trabalhar, em vez de ficar trabalhando em casa. Você tem o seu espaço físico, a sua loja, acaba que você adquire muito mais clientes”, explicou.

Como tudo começou

Thiago lembra que seu primeiro empreendimento foi uma lotérica, em 2012. “Fiz faculdade de direito, entrei em uma licitação e consegui uma casa lotérica pra mim. Foi sem muito planejamento, mas foi um empreendimento muito bom pra mim. Foi aí que eu comecei a empreender mesmo, abri minha primeira empresa. Eu fiquei 10 anos com essa casa lotérica e nesse período sempre tive o hobby de cozinhar”, destacou.

Quando decidiu vender o empreendimento, Thiago investiu no seu hobby e criou a Sothi Chocolateria em 2022. “Eu comecei trabalhando em casa, em delivery mesmo. Fazia bombons, para casamento, para aniversário, eventos. Trabalhava com bombons e doces e vi que estava dando certo. Resolvi me aperfeiçoar fazendo cursos profissionalizantes e fui para São Paulo e Minas Gerais me especializar. Depois disso resolvi abrir a loja física”, lembrou.

A Sothi Chocalateria é um empreendimento que partiu do sonho de um chef que viu na gastronomia uma forma de expressar os “Laços” que um alimento pensado e preparado com todo o cuidado pode gerar entre as pessoas.

Instagram: @sothichocolateria

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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