O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou nesta quarta-feira (4) do Encontro Anual de Gestores – Desafios e Perspectivas 2024, promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Ele ministrou uma palestra que explicou como o Sebrae pode atuar no fomento ao empreendedorismo e no desenvolvimento socioeconômico dos municípios goianos para gestores municipais, prefeitos atuais e recém-eleitos. O tema foi “Cidades e Territórios Empreendedores”, e o diretor pode não só falar dos programas como dar exemplos de casos de sucesso.
Antônio Carlos falou sobre a importância dos pequenos negócios para os municípios e apresentou números que mostraram a relevância socioeconômica das micro e pequenas empresas (MPE) para os municípios, para o estado e para o país. No Brasil, são 20 milhões de MPE, o que significa 90% das empresas ativas. Em Goiás, os pequenos negócios são ainda mais significativos. Microempreendedor Individual (MEI) e MPE somam 94% das empresas ativas no estado, e nos municípios a média é bem similar aos números do estado. Em Goiás as micro e pequenas empresas representam 790 mil empreendimentos.
De janeiro a setembro de 2024, 59 mil novos empregos foram gerados pelos pequenos negócios, o que significa 67% do total gerado em terras goianas. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), as MPE são responsáveis por 38% da soma de todos os bens e serviços finais produzidos em Goiás, o que significa que os pequenos empreendimentos têm uma participação importante no bem-estar e no desenvolvimento social das localidades. “São os pequenos negócios que promovem o desenvolvimento local e o Sebrae tem o propósito de intensificar o empreendedorismo, que por sua vez gera emprego, renda e mais qualidade de vida para a população”, enfatizou o diretor superintendente.
O compromisso do Sebrae, conforme explicou Antônio Carlos, é estar presente com ações, projetos e programas nos 246 municípios do estado e, por meio de parcerias, atuar em todos os segmentos, como comércio, serviços, agronegócios e indústria. O desafio, segundo o diretor superintendente, é implementar políticas públicas que promovam um ambiente cada vez mais favorável aos pequenos negócios, reduzir a dependência econômica de programas dos governos, fixar a população no município, gerar impacto social e alinhar tudo isso com uma agenda sustentável.
Com a demanda das gestões municipais, a instituição amplia o atendimento que, atualmente, é feito por oito regionais (Central, Metropolitana, Centro-Leste, Entorno DF e Nordeste, Norte, Nordeste, Sudoeste e Sul), com 12 agências e 130 salas do empreendedor. “Nós temos uma estrutura pronta e apta para ajudar ainda mais os pequenos empreendedores, graças à nossa articulação de desenvolvimento local, uma gestão municipal comprometida, governo estadual com políticas públicas e governo federal que possa contribuir na esfera federal. Não tem como dar errado”, complementou.
Outro dado importante sobre a economia do estado é que, de 2019 a 2023, Goiás apresentou o quinto maior rendimento médio real dos donos de negócios no país, e cresceu 34% nesse período. Antônio Carlos cita parcerias com secretarias de estado, como a da Retomada, de Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio, além do Sistema Fieg/Sesi, Sistema Fecomércio Sesc/Senac e Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg Senar), Goiás Turismo e Universidade Federal de Goiás (UFG). “Conseguimos apoiar os municípios de acordo com a vocação econômica de cada um, com projetos e programas como o Cidades e Territórios Empreendedores, que promovem agendas econômicas, capacitação de atores, projetos e ações que mostram para os cidadãos que os municípios goianos são os melhores lugares para se viver”, ressalta o diretor superintendente.
O Programa Cidade Empreendedora trabalha com 10 eixos temáticos que contam com a integração de políticas públicas e ações de empreendedorismo. São eles Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização/Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, e Inovação e Sustentabilidade.
O Programa Território Empreendedor possui uma metodologia criada pelo Sebrae Nacional que visa apoiar as lideranças de cada território para colocar em prática a agenda de ações que foi planejada pelos participantes do Projeto LIDER. O programa propõe três fases: a primeira se chama “Nosso Território”, que é um processo de levantar informações e dados de determinada região para, a partir daí, pensar o processo de desenvolvimento. Na segunda fase, chamada “Conexões e Oportunidades”, os municípios que não passaram pelo Projeto LIDER têm a oportunidade de aplicá-lo para a formação de lideranças e a elaboração da agenda. A terceira etapa é chamada de “Transformação”, na qual são implementadas as ações.
O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, e a secretária municipal de Desenvolvimento de Itaberaí, Cintia Faria, deram depoimentos de como o Sebrae participa ativamente de ações e programas que fomentam o desenvolvimento. “O apoio do Sebrae aos pequenos negócios e ao turismo em Cavalcante é muito importante para nós. Não fazemos nada sozinhos e aprendi como membro do Projeto LIDER que os gestores precisam participar”, disse. A secretária, por sua vez, contou sobre o caso de sucesso do município, que participa do Cidade Empreendedora e trabalha com o credenciamento de MEI para compras públicas, com apoio do Sebrae. “Estamos contratando artistas locais para eventos no município e em breve vamos ampliar o edital para termos a participação de profissionais de outras áreas, como pintores, eletricistas, entre outros”.
O Sebrae Goiás está com um estande para atendimento durante o evento que acontece até quinta-feira (5). Vários gestores, secretários e vice-prefeitos visitaram o local e foram recebidos pelo diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto e pelo gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo. Entre eles estão a vice-prefeita recém-eleita de Goiânia, Coronel Cláudia e os prefeitos de Jaraguá, Anhanguera, Água Fria de Goiás, Pontalina, Acreúna e Itaberaí.
Abertura oficial – A cerimônia de abertura aconteceu pela manhã, com a presença do governador do estado, Ronaldo Caiado; do vice-governador, Daniel Vilela; com o presidente da Federação dos Municípios Goianos (FGM), Haroldo Naves, que também é prefeito de Campos Verdes; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios Joaquim de Castro; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Marcos Borges; do deputado estadual presidente da Comissão Municipalista, Lineu Olímpio; de representantes da Caixa Econômica Federal, entre outras lideranças políticas do estado e de diversos municípios. Representantes das Federações Municipais do Paraná e da Paraíba e da Confederação Nacional dos Municípios liderada pelo Rio Grande do Sul também marcaram presença.
Durante a fala, o governador ressaltou a presença do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e disse que ele é atualmente uma das maiores referências do estado quando se trata de inclusão social. “O trabalho que ele, com sua equipe do Sebrae, em conjunto com secretarias de estado, como a da Retomada, de Desenvolvimento Social, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Secretaria de Indústria e Comércio e Goiás Turismo, tem realizado uma gestão que só amplia e fortalece o desenvolvimento socioeconômico dos municípios goianos”.
Caiado recebeu, ao fim da abertura oficial do evento, uma homenagem com o Prêmio Destaque Municipalista, concedido pela atuação do governador na implementação de Políticas Públicas. O vice, Daniel Vilela, recebeu o Prêmio Íris Rezende, de honra ao mérito, entregues durante a solenidade do Encontro Anual de Gestores. Eles agradeceram as homenagens e Caiado disse que não existe governo sem a parceria dos prefeitos dos municípios e falou sobre vários programas sociais implementados durante sua gestão.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn