O Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Sebrae Goiás, promoveu na tarde desta quinta-feira (22), o workshop “Perspectiva da Infraestrutura de Goiás: Explorando o Futuro do Desenvolvimento do Estado”. O objetivo do encontro foi apresentar e discutir o tema com foco na sustentabilidade do crescimento regional.
O presidente em exercício da Fieg e vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, André Luiz Baptista Lins Rocha, ressaltou a relevância da discussão diante dos desafios que o estado ainda possui na área da infraestrutura. Entretanto, relembrou os investimentos realizados no setor, ainda na década de 90, o que é considerado por ele um diferencial importante, porque aqueles investimentos atraíram as primeiras empresas para Goiás.
Ao se referir aos desafios, André Luiz apontou a conservação e ampliação do patrimônio, que são as estradas, fornecimento de água, saneamento e energia, entre outros pontos, a fim de gerar investimentos e aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano de Goiás (IDH). “Os investimentos são importantes para manter o patrimônio além de conservar, duplicar estradas e levar água aos 246 municípios”, sublinhou.
Por sua vez, o organizador do evento junto com o Sebrae Goiás, presidente do Coinfra, Célio Eustáquio de Moura, salientou a importância do encontro como instrumento relevante para proporcionar suporte necessário às empresas goianas. “O Sebrae é sempre um parceiro de primeira hora para a realização de eventos de relevância para o setor produtivo e para a sociedade”, frisou. Ele assinalou que Goiás é destaque no desenvolvimento de diversos setores, com cenário promissor.
Representando a diretoria executiva do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa, gerente da Unidade de Soluções, em sua fala de abertura ressaltou a importância do workshop por entender que abordar a questão da infraestrutura representa que a atenção esteja voltada para o crescimento e o desenvolvimento. “Goiás tem se destacado de várias formas no cenário nacional no crescimento de produção agrícola e na geração de empregos, e na educação já conquistou o primeiro lugar no Ideb”, afirmou. “A promoção de um evento em que o estado se reúne para tratar de assuntos que são caros na questão da logística, da infraestrutura, é de fundamental importância”, disse.
Victor apontou ainda que neste ano 134 mil novas empresas foram abertas no estado. “E é aí que o Sebrae entra muito forte, porque desse total 110 mil são micro e pequenas empresas. Quando a gente pensa nisso, sabe que 62% dos empregos gerados no estado vêm dessas empresas de pequeno porte. Além disso, elas geram 30% do nosso PIB”, complementou.
O gerente assinalou que, para o Sebrae, faz muito sentido estar em um evento como esse. “Pois essa logística vai apoiar e suportar essas empresas, que estão nascendo, e os novos empregos gerados, garantindo esse volume de recursos para apoiar nosso estado. O Sebrae é um braço forte, um parceiro forte em uma ação de um estado tão pujante como Goiás”, concluiu.
Já a gestora da parceria entre Sebrae e Fieg, Fernanda Freitas, explicou que o workshop é uma das iniciativas do convênio, que visa fortalecer a indústria de Goiás, principalmente, as micro e pequenas empresas. “Esse evento vai difundir o conhecimento e a informação. É muito importante para todos os envolvidos, por estarem presentes e adquirirem esse conhecimento, porque envolve toda uma cadeia. Cada um tem a sua parte e compromisso para o crescimento econômico e desenvolvimento do nosso estado”, sublinhou.
Fernanda ainda ressaltou que a parceria, que representa a indústria, está ajudando e contribuindo para impulsionar as indústrias do estado, principalmente, as micro e pequenas. “Ao apoiar eventos como esse de infraestrutura, o Sebrae Goiás estreita laços com outras instituições e atores do setor, como governos, indústrias, e associações comerciais. Essas parcerias são essenciais para a implementação de projetos que possam beneficiar diretamente os empreendedores locais”, completou.
O encontro teve espaço no auditório João Bênnio, da Casa da Indústria, e reuniu os atores dos eixos ligados à infraestrutura do estado, como: o secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra), Pedro Sales; Ricardo Soavinski, presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago); Francisco Júnior, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego); e Wendel Garcia, vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Participaram, ainda, representantes de diversas entidades com interesses convergentes à temática do workshop.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn