A Black Friday 2025, que este ano cai no dia 28 de novembro, promete ser a mais lucrativa da história do e-commerce brasileiro. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o faturamento deve atingir R$ 13,34 bilhões, um crescimento expressivo de 43% em relação ao ano anterior. Consolidada como uma das datas mais importantes para o varejo nacional, ela movimenta não apenas grandes redes, mas também pequenos negócios e consumidores em busca de vantagens reais.

Mas em meio à avalanche de ofertas, como o pequeno empresário pode evitar decisões impulsivas e transformar essa data em um investimento, seja na venda ou na compra de produtos ou serviços? Para os empreendedores, é necessário traçar uma estratégia com antecedência antes do desconto e usar dados de vendas anteriores para identificar os itens com maior potencial de giro. Como os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos, é necessária uma comunicação de promoção transparente e sem “descontos de fachada” para evitar a perda de credibilidade do negócio.
Como a demanda aumenta muito não só no dia 28, as empresas precisam preparar o estoque e a logística para evitar falhas e atrasos na entrega, o que também compromete a reputação da marca. Os marketplaces, as redes sociais e o WhatsApp podem alcançar clientes com menos investimento em mídia, mas deve ser feito com conhecimento para que mesmo o pouco a ser investido consiga chegar até o público que se queira alcançar. Para fidelizar ainda mais o cliente, ofereça uma experiência de compra com kits personalizados, brindes, embalagens especiais podem agregar valor.
Consumidores
Já a principal dica para os consumidores é comprar com consciência. Pesquisar sempre antes de comprar e comparar preços e valores do produto ou serviço antes da Black Friday ajudam a não cair em ciladas. Para evitar compras por impulso, faça uma lista do que realmente precisa e não ultrapasse o que definiu de gastos para essa data. Descontos muito altos, desconfie e verifique se a reputação de onde pretende fazer a compra.
As lojas com política clara de troca e devolução garantem maior segurança em caso de arrependimento ou problemas com o produto. Para quem pode gastar, a Black Friday pode ser um bom momento para antecipar alguns presentes de Natal.
Expansão digital
Segundo estudos do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, o Centro-Oeste se posicionou nos primeiros trimestres deste ano entre as regiões com maior crescimento na movimentação de mercadorias, com destaque para Goiás, que lidera em crescimento (202%). Isso reflete o avanço do consumo on-line e abre espaço para que empreendedores locais se destaquem com soluções ágeis e personalizadas.
Se você é empreendedor goiano, o Sebrae está de portas abertas em oito Regionais para ajudar com capacitações, consultorias e ferramentas digitais não só para campanhas da Black Friday, mas para a gestão financeira, de marketing, precificação, e-commerce e muito mais. Com planejamento, análise e foco em valor real, os empreendedores podem transformar essa sexta-feira em um dia de negócios inteligentes, aumento de giro de mercadoria, de visibilidade para a marca e, consequentemente, mais clientela e lucro.
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